Acabei de chegar da quitanda

Muito cuidado com esses resultados, cobaias eram todos sedentários, será que o resultado seria o mesmo com atletas treinados?raulfragoso wrote:Efeitos do suco de beterraba na performance de exercícios de endurance
Já vi um outro estudo que usava ciclistas treinados. Acho que foi o primeiro, de universidade inglesa ou australiana, não lembro direito. Diziam que funcionava.PH wrote:Muito cuidado com esses resultados, cobaias eram todos sedentários, será que o resultado seria o mesmo com atletas treinados?raulfragoso wrote:Efeitos do suco de beterraba na performance de exercícios de endurance
Aliás, me admira o grupo da groselha nao ter superado o grupo da beterraba haha, imagina, meio litro de groselha o cara vira no Saci Pererê.
Pra mim, a diferença que importa é que meu sangue nunca vai engrossar a ponto de infartar por ter comido muita beterraba!!!!elgleidson wrote:O objetivo real da pergunta é: se a beterraba (ou qualquer outro hortifruti) tivesse um efeito de aumentar o desempenho, seja por qualquer fator, qual seria a diferença entre consumir a beterraba e usar uma substância dopante?
Sim. Eles são a UCI!!!!elgleidson wrote:Até onde entendo do passaporte, ele serve para evitar que um sujeito que normalmente/naturalmente/geneticamente tem um hematócrito de 40%, do nada pule pra 50%. Ou mesmo um sujeito que naturalmente/geneticamente possui um hematócrito de 51% seja penalizado por doping. Se o cara sempre teve este nível, então não podem acusá-lo de estar se dopando só porque o hematócrito dele está acima de 50%. Vão fazer o que, proibí-lo de competir por culpa da genética? kkkkkkkkkk
elgleidson wrote:Mas voltando à pergunta da beterraba: qual é a diferença entre se dopar com EPO e usar alguma fruta/verdura/legume que daria o mesmo efeito? Por que o EPO é considerado doping e a fruta/verdura/legume não? Só porque um é sintético e o outro é natural e algo natural não pode te prejudicar, legalize já, legalize já?![]()
Eu entendo por doping o uso de qualquer substância que te dê vantagem(s) competitiva(s) que tu não teria naturalmente ou através de treino. Mas neste sentido a beterraba também te daria uma vantagem que tu não conseguiria consegue apenas com treino ou te daria um ganho maior do que apenas o treino. Então por que ela não é considerada doping e o EPO, que faz a mesma coisa (dar vantagem competitiva), é considerado doping?
Não sei se estão entendendo onde estou querendo chegar.
Então se não tivesse risco à saúde, estaria tudo liberado? Então o objetivo é evitar que os atletas prejudiquem a própria saúde? Nossa, tocante! Praticamente uma mãe para todos hein!Marcelo Marino wrote:elgleidson wrote:Mas voltando à pergunta da beterraba: qual é a diferença entre se dopar com EPO e usar alguma fruta/verdura/legume que daria o mesmo efeito? Por que o EPO é considerado doping e a fruta/verdura/legume não? Só porque um é sintético e o outro é natural e algo natural não pode te prejudicar, legalize já, legalize já?![]()
Eu entendo por doping o uso de qualquer substância que te dê vantagem(s) competitiva(s) que tu não teria naturalmente ou através de treino. Mas neste sentido a beterraba também te daria uma vantagem que tu não conseguiria consegue apenas com treino ou te daria um ganho maior do que apenas o treino. Então por que ela não é considerada doping e o EPO, que faz a mesma coisa (dar vantagem competitiva), é considerado doping?
O seu entendimento está errado sobre o que é doping. Beterraba é uma alimento, ninguém vai proibir ninguém de se alimentar. Feijão, carne vermelha, qualquer coisa que tenha ferro, ácido fólico, Vitamina B12 ajuda a produzir mais hemácias.
Suplementos também proporcionam uma melhora de performance e não são proibidos.
Passar uma temporada em alta altitude também não é proibido.
É normal um atleta se alimentar, o que não é normal é precisar de injeções de um hormônio que o corpo produz ou de transfusões de sangue o tempo todo.
A Wada vai considerar doping alguma substância ou método que seja prejudicial a saúde do atleta e existe um abismo entre um suco de beterraba e uma injeção de EPO.
Se hidratar com isotônico é mais eficiente que com água, dessa forma se uma atleta ingerir isotônico e outro água o primeiro vai ter vantagem na sua performance, já que correr desidratado faz a performance cair muito. Pensando dessa forma que você diz o isotônico teria que ser doping.elgleidson wrote:Então se não tivesse risco à saúde, estaria tudo liberado? Então o objetivo é evitar que os atletas prejudiquem a própria saúde? Nossa, tocante! Praticamente uma mãe para todos hein!Marcelo Marino wrote:elgleidson wrote:Mas voltando à pergunta da beterraba: qual é a diferença entre se dopar com EPO e usar alguma fruta/verdura/legume que daria o mesmo efeito? Por que o EPO é considerado doping e a fruta/verdura/legume não? Só porque um é sintético e o outro é natural e algo natural não pode te prejudicar, legalize já, legalize já?![]()
O seu entendimento está errado sobre o que é doping. Beterraba é uma alimento, ninguém vai proibir ninguém de se alimentar. Feijão, carne vermelha, qualquer coisa que tenha ferro, ácido fólico, Vitamina B12 ajuda a produzir mais hemácias.
Suplementos também proporcionam uma melhora de performance e não são proibidos.
Passar uma temporada em alta altitude também não é proibido.
É normal um atleta se alimentar, o que não é normal é precisar de injeções de um hormônio que o corpo produz ou de transfusões de sangue o tempo todo.
A Wada vai considerar doping alguma substância ou método que seja prejudicial a saúde do atleta e existe um abismo entre um suco de beterraba e uma injeção de EPO.![]()
Posso entender de maneira errada mesmo, mas pra mim doping seria o uso de qualquer substância (natural ou artificial pouco importa) que dê uma vantagem competitiva que não é alcançada apenas com treino (ou com genética - o sujeito já nasceu assim, que culpa ele tem de ser mais forte/rápido/explosivo/escalar melhor/etc ?). É nisso que as agências anti-doping e as federações deveriam fazer, não ficar de babá:
- Não tome isso, pois prejudica a tua saúde!
- Não, isto aqui não prejudica não! Faz até bem!
- Ah é? Então tá liberado, pode tomar a vontade!
![]()
Neste ponto, eu considero a própria cafeína uma espécie de doping. Te dá um efeito que tu não conseguiria sem o uso dela (embora pra mim um expresso não dê diferença alguma por causa da quantidade de café que eu já consumo naturalmente no trabalho). Creatina também!
Comida normal, apesar de também te dar um efeito (pedalar por mais tempo por exemplo) que tu não conseguiria sem ela (pedalaria menos), não considero doping (óbvio que não é né) pois é meramente repor energias, não é te dar algum efeito extra além disso!