Treinamento por Potência

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Lucinar
Membro
Nome Verdadeiro:: Lucinar Flores

Re: Treinamento por Potência

Post by Lucinar »

Pra add + números e comparativos, tenho uns dados aqui do Laboratório (de março 2014).

Ciclista 1 sub 30 89 kg 1,91 est Testes: 5seg 1385w 15,83w/kg; 1 min 548 w 6,27w/kg; (fez de firma pé, pois não conseguimos tirar o pedal da bike).
Ciclista 2- sub 30 77,7kg 1,77est Testes: 5 seg 1425w 17,45/kg; 1 min 539w 6,6w/kg;
Ciclista 3- sub 30 67,5kg 1,68 est Teste: 1 min 560w 8,3 w/kg;
Ciclista 4- Master A 79,7kg 1,83est Testes: 5seg 1778w 22,25w/kg; 1min 643w 8,08 w/kg;
Ciclista 5- Júnior 67,8kg 1,81 est Testes: 5seg 1376w 20,31w/kg; 1min 531w 7,84w/kg;

Meus melhores tbm no cicloergômetro do laboratório:
Final de março com 77,7kg Testes: 5seg 1533w 19,73w/kg; 1min 533w 6,79w/kg; 5 min320w 4,08w/kg e 20 min 255w 3,29w/kg

Att
http://app.strava.com/athletes/1154476" onclick="window.open(this.href);return false;
https://twitter.com/prof_lucinar" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
PH
Membro
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Post by PH »

Como é o teste de 5 segundos? Partindo parado?
Image
Lucinar
Membro

Post by Lucinar »

PH wrote:Como é o teste de 5 segundos? Partindo parado?
Isto msm.
O protocolo que fizemos consistiu de 5 sprints de 5 segundos com 2 a 3 min de intervalo entre cada sprint. Estes valores são a média dos 5 seg. O Rafael que tu conheces chegou a 1906 w de top no quarto segundo!

Não dá pra dizer que são "best" de cada um, mas pra termos parâmetros.

Pois até hj não consegui descobrir com exatidão como foram realizados os power profiles do Coggan (comprei o livro e os correios perderam). Mas creio que todos foram retirados de pedais (na estrada msm com PM) e extraiu-se os melhores valores de cada tempo.

Veja se uma hora apareça pra cá pra fazer uns testes :jens1

att
http://app.strava.com/athletes/1154476" onclick="window.open(this.href);return false;
Image
Landim
Membro
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Post by Landim »

Esses números são muito altos, são todos sprinters?
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Lucinar, o Coggan tem um protocolo para se determinar o power profile. Os meus tempos de 5 segundos são tudo determinados por sprints que fiz durante o teste. Eu não consigo postar imagem do livro daqui, o servidor está bloqueando, mas resumidamente seria:

- Depois de aquecer, 5 min até o limite, parindo de 20 mph e socando a bota com tudo nos últimos 45 segundos.
- 10 min recover Z2.
- 1 min no máximo partindo de 20 mph, podendo iniciar levantando do selim e depois sentar e terminar.
- 5 min recover Z2.
- Mais um tiro de 1 min.
- 5 min recover Z2.
- 15 segundos sprintando, partindo de uma velocidade baixa, torno de 15 mph e sprintar o mais forte que conseguir.
- 2 min recover Z2
- 15 segundo sprintando.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro

Post by PH »

Foi o que pensei também Landim, números bem altos para 5 segundos. Até não estranharia ter esses valores como pico de 1s se fosse na estrada, mas ainda assim seriam altos.
Mas pensando bem até pode fazer sentido. O ergômetro deve ser bem pesado, e provavelmente fixado no chão. Todo o resto está estático, sobram apenas os pedais para receberem a potência, totalmente concentrada.
Image
PH
Membro

Post by PH »

marcoaleite wrote:Lucinar, o Coggan tem um protocolo para se determinar o power profile. Os meus tempos de 5 segundos são tudo determinados por sprints que fiz durante o teste. Eu não consigo postar imagem do livro daqui, o servidor está bloqueando, mas resumidamente seria:

- Depois de aquecer, 5 min até o limite, parindo de 20 mph e socando a bota com tudo nos últimos 45 segundos.
- 10 min recover Z2.
- 1 min no máximo partindo de 20 mph, podendo iniciar levantando do selim e depois sentar e terminar.
- 5 min recover Z2.
- Mais um tiro de 1 min.
- 5 min recover Z2.
- 15 segundos sprintando, partindo de uma velocidade baixa, torno de 15 mph e sprintar o mais forte que conseguir.
- 2 min recover Z2
- 15 segundo sprintando.
Eu li esses protocolos do Coogan já várias vezes, mas vou falar a verdade eu tenho até medo de tentar. Todos eles tem essa cara de que vão te derrubar pra valer. Esse de cima, que é o protocolo pro power profile dos sprinters, já me quebraria nos primeiros 5 min. Tenho pra mim que nesse segundo intervalo de 1 min já ficaria com potência média próxima do intervalo de 5... é muita paulada. Talvez até faça numa semana que esteja descansado, mas não tenho muita esperança de tirar algo útil dai.
Image
Lucinar
Membro

Post by Lucinar »

Landim wrote:Esses números são muito altos, são todos sprinters?
Realmente eu tbm achei altos; Um é sprinter msm!! Os demais tem mais características de sprinters/embaladores/faz de td ou ótimo em nada!!
E ainda não consegui comparar com um PM no rolo fixo (por exemplo). O máximo que consegui foi pedir pra 2 dos garotos sprintar com uma bike com PT (não era deles, nem tamanho etc), os valores de pico ficaram próximos ~1300 a 1450 w;
Um dos pontos é o que o Paulo comentou: bike fixa, com carga alta;
Mas espero em breve conseguir comparar com dados de PMs- ano que vem é um dos meus objetivos o PM (estou no aguardo das novas tecnologia$$$).

Mais detalhes: 5 min de aquecimentos com 100 a 150w; Nestes testes o rpm médio fica em torno de 120 a 130 rpm; A carga utilizada no cicloergômetro foi de 12 a 15% da massa corporal= ~10,9 kp

Obrigado Marco. Realmente dureza pra determinar este power profile.
Aqui no lab são só os testes- chega aquece, acerta a carga e lenha. 5seg, 1 min e 5 min normalmente no msm dia; 20 min em outro.
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Também achei os valores altos e o que o Paulo falou faz sentido. Com tudo travado e estático, a potência é despejada totalmente nos pedais. O teste que eu fiz aqui na universidade em uma ergométrica não teria como testar um sprint, ela ia até 1000 W somente e fica solta. O dia que testei o vo2max, pedalando a 350 W a ergométrica começou a andar pela sala. rsrsrs

Os testes que eu fiz foram todos nos dias que fiz o teste de FTP, depois de rodar uns 20 min descansando parti para os tiros de 1 min e sprints. Eu nunca sai descansado para fazer só os 1 min e os sprints para ver se conseguiria valores mais altos, vamos ver se em breve eu crio coragem.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Gesink atacou no final hoje e nao aguentou.
Que tal 414w durante 28 minutos? Quanto será que ele pesa?
http://app.strava.com/activities/189405966#4446326800" target="_blank
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Não é muito mesmo. Já vi dado de corrida aqui no Brasil com nego metendo 380 watts em 20 minutos. E nem era atleta profissional.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

68kg, 6W/kg para 30 minutos só. Um amador bom consegue isso.

O tio mandava 6,7 W/kg...em 1 hora. :lance5
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Magnus
Membro
Nome Verdadeiro:: Magnus

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:68kg, 6W/kg para 30 minutos só. Um amador bom consegue isso.

No filme o "Dr." fala que ele já tinha passado dos 7 em outras épocas.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
binho
Membro
Nome Verdadeiro:: Fabio

Post by binho »

Os calculos do finalandes dizem que o Aru subiu com 5,98w/kg.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
PH
Membro

Post by PH »

Cebo wrote:Não é muito mesmo. Já vi dado de corrida aqui no Brasil com nego metendo 380 watts em 20 minutos. E nem era atleta profissional.
380W por 20 minutos foi o que o Garnero fez para ganhar o Brasileiro elite esse ano.
To imaginando que esse cara que voce viu fazer isso não era muito leve....
Image
PH
Membro

Post by PH »

Marcelo Marino wrote:68kg, 6W/kg para 30 minutos só. Um amador bom consegue isso.

Não acho que um amador vai mandar 6W/kg por 30 minutos, é muita coisa. Com 5 W/kg em 30 minutos você já está no top dos amadores, dai pra cima só profissionais disfarçados de amador mesmo...
Image
Marcelo Marino
Membro

Post by Marcelo Marino »

Estava pensando em uma amador que anda nas cabeças em provas europeias, quase um profissional mesmo, hehe.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro

Post by ftmonjardim »

O Cogan criou um power profile .
atleta world pro ftp máximo 6.4
domestic pro ftp máximo 5.87
CAT I ftp máximo 5.33
CAT II ftp máximo 4.80
CAT III ftp máximo 4.18
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro

Post by Cebo »

75kg e NP 20min: 384w. Isso dá 5,1w/kg pra 20 minutos. A diferença é grande, mas levando em conta que um cara é pro tour e o outro é um amador forte, não acho nada tão gritante.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
acunha
Membro
Nome Verdadeiro:: Anderson Cunha

Post by acunha »

Amador no Brasil ate 70kg com 340w pra 1h so acredito vendo o arquivo de potencia...

20min nao eh base pra comparacao, pode ter muito pico anaerobico no meio...

Pra quem pesa 80kg ou mais, ou tem mais de 40 anos, esquece esses numeros do Coogan :/
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Esse cara tem 355w de FTP. É o Ayra, conhecido da galera aqui. Tem os arquivos dele lá no TP.
PAF
Membro
Nome Verdadeiro:: Pedro

Post by PAF »

acunha wrote:Amador no Brasil ate 70kg com 340w pra 1h so acredito vendo o arquivo de potencia...

Pra quem pesa 80kg ou mais, ou tem mais de 40 anos, esquece esses numeros do Coogan :/
Tamo junto.
--
Image
PH
Membro

Post by PH »

PAF wrote:
acunha wrote:Amador no Brasil ate 70kg com 340w pra 1h so acredito vendo o arquivo de potencia...

Tamo junto.
Bom, meu melhor esse ano foi 322W nP pra 1h, mas furou um pneu com 58 minutos e cag** meu treino. De qualquer forma não ficaria muito melhor, isso com 72kg. http://www.strava.com/activities/171666757" target="_blank
O engraçado desse treino é que sai pra fazer 310, mas o 320 foi saindo naturalmente, só senti mesmo depois de 40 minutos mas ai ja tava vendo estrelas mesmo...

Fazer 340W não é tão distante não, na verdade era minha meta no começo do ano antes de ter que viajar e perder um monte de treino e ganhar peso, ano que vem com certeza eu vou fazer isso :jens1 :jens2 . Ou mais :wigo1
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

Logo depois dos Jogos, com a adrenalina na veia ainda eu fiz um 2x15 e consegui 292 e 286, me arrependi de não ter tocado mais 5 min depois até por estar sobrando perna. Agora depois do período de vagabundice eu consegui fazer 1 hora a 275 nP, mas meu melhor indice nP do ano foi em uma prova em maio onde fiz 302 nP em uma hora, mas eu estava chegando no peak da forma.
Minha meta ainda este ano é bater 300 aP pelo menos nos 20 min. Sonhar não paga né? rsrs
PH
Membro

Post by PH »

Consegue fazer os 20 minutos subindo?
Image
acunha
Membro

Post by acunha »

Cebo
Conheço bem o Ayra, gente fina...
Me manda um arquivo dele com 355w para 1h sem subidas, sem sprint... VI <1.05 preferencia prova de TT com dados reais do PM (nao estimado pelo strava)...
Sigo ele no Strava, nunca vi essa marca... sim, ele é forte pra kct rs rs...
Cebo wrote:Esse cara tem 355w de FTP. É o Ayra, conhecido da galera aqui. Tem os arquivos dele lá no TP.
Image
Cebo
Membro

Post by Cebo »

Hum.....não sei se tem essas coisas no Strava. Sei que ele usa o Training Peaks. Provavelmente esse FTP não saiu do teste de uma hora, mas sim dos protocolos normais.
Você sabe como funciona o TP?
acunha
Membro

Post by acunha »

Quando ele treina com powermeter, os dados de potencia saem direto do Garmin pro Strava... procure por treinos SEM "estimated power" pois indicam que estava COM powermeter...
Image
ProfClayton
Membro

Post by ProfClayton »

acunha wrote:Quando ele treina com powermeter, os dados de potencia saem direto do Garmin pro Strava... procure por treinos SEM "estimated power" pois indicam que estava COM powermeter...
Se não me engano o Ayra tá usando SRM... então praticamente todo treino está com PM...
Image
marcoaleite
Membro

Post by marcoaleite »

O Flavio não joga mais os treinos dele para o Strava, eu sei que ele está com SRM e joga somente no TP. No Strava estava gravando pelo celular quando acha conveniente. Eu vi o arquivo dele do Granfondo mas não me lembro as médias, mas o FTP estimado dele é de 350 W pelo que me disse.

Paulo, consigo nada... Subida de 20 min acho que só quando eu voltar para Sampa mesmo. Vou ter que bater lata por aqui mesmo. rsrs
Post Reply