Grupos Campagnolo

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Senhores, tópico inspirado em discussão no livrocara em que Zo tinha dúvidas entre um grupo de origem japonesa e outro Campy. :D

Hierarquia dos grupos Campy e suas principais diferenças:

Xenon: Grupo mais básico e simples com opções 9V e 10V, atualmente só vem em bikes montadas, por estar sendo descontinuado os cubos desse grupo são Mirage, os cabos Record e a corrente Veloce. Peso: 2.667g

Mirage: Grupo descontinuado, atualmente ainda são utilizados cambios dianteiros e cubos em bikes montadas.

Veloce: Atual grupo de entrada e que até 2010 era o terceiro da linha, 10V, opção de freio Skeleton peso 2454g

Centaur: De funcionamento idêntico ao Veloce tendo como única diferença a opção de pedivela e manetes revestidos em carbono, freio Skeleton peso 2403g
Daytona: É o grupo Centaur, seu nome foi mudado por conta dele pertencer a NASCAR nos EUA.

Athena: Grupo de 11V funcionamento idêntico ao Veloce, com opção de pedivela e manetes revestidos em carbono, freio Skeleton, corrente chorus peso 2168g

Chorus: Grupo de 11V com ultrashift, rolamentos no freio e ergopower, detalhe em carbono no cambio traseiro freio Skeleton peso 2096g

Record: Grupo de 11V corpo do cambio traseiro em carbono, cambio dianteiro revestido em carbono, 3 engrenagens do k7 em titânio, corrente record (elos vazados) peso 1976g

SuperRecord: Grupo de 11V cambio traseiro todo em carbono, opção de pedivela com eixo em titânio, 6 engrenagens do k7 em titânio, rolamentos do mov. central, freios e ergopower em cerâmica, peso 1875g


Avaliação pessoal:

A Campagnolo resolveu eliminar grupos intermediários aos poucos, em breve ou veloce ou centaur deixarão de existir, o veloce praticamente virou o xenon melhorado e o centaur é apenas o veloce com detalhes cosméticos como pino vermelho no ergopower, manete em carbono, o atual Athena é praticamente o Veloce da antiga geração com tudo em alumínio mais as opções em carbono.

Alguns foruns já postaram lista de componentes mostrando que muito de Chorus, Record e Super Record é compartilhado a exceção das partes em carbono que diferenciam um do outro, ou seja com funcionamento muito parecido.

próximo post:
Tecnologias Escape, QuickShift e Ultrashift.
Last edited by Papillon on Fri 24 May 2013 12:02, edited 1 time in total.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Os ergos "vintage" permitem a subida e descida de vários dentes em uma "dedada" só no manete, com o surgimento do grupo Xenon passaram a separar esse funcionamento e as tecnologias foram recebendo nomes "teteias":

Escape ES (marcado no ergo): no cambio dianteiro = 1 clique desce e 1 clique sobe, não tem posição intermediaria. Desce 3 de uma vez e sobe 1 de cada vez no traseiro.
Power Shift: novo nome para o Escape.
QuickShift QS (marcado no ergo): Uma versão menos limitada do Escape, no dianteiro entre 3 e 4 cliques tanto para subir como para descer (o chamado micro ajuste), desce 3 e sobe 2 de cada vez no traseiro, porém dependendo do ano isso muda o meu desce 5 e sobe 3 de cada vez.
Ultrashift Ultra (marcado no ergo): Versão de topo, que permite trocas múltiplas, desce 5 e sobe 3 de cada vez.


Quem manja vai complementando ai... Ainda tem os pedivela power-torque e ultra torque.
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Grupos Campagnolo

Post by Klhada »

fala direito, vai. Esse tópico começou pq vc, o Marco Leite e Campy Bitches em geral vieram falar que Campagnolo Veloce é melhor que o grupo 105 dos japas :geek:
Image
Aerotech tour
Membro
Posts: 1766
Joined: Sun 28 Apr 2013 19:20

Re: Grupos Campagnolo

Post by Aerotech tour »

Campagnolo rules
fbergo
Membro
Posts: 608
Joined: Wed 08 May 2013 16:55
Location: Campinas, SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by fbergo »

Já já descobrem que o Elpídio botou uma placa "Cliente que defende Campagnolo em redes sociais e fóruns na internet tem 5% de desconto" do lado do caixa.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by marcoaleite »

Klhada wrote:fala direito, vai. Esse tópico começou pq vc, o Marco Leite e Campy Bitches em geral vieram falar que Campagnolo Veloce é melhor que o grupo 105 dos japas :geek:
Mas é verdade, é melhor mesmo! :twisted:

Até Miche é melhor que 105, acabei de trocar minha corrente que durou 7.153 km, 0,65 mm de folga com esta quilometragem, medida com paquímetro! Rá! 8-) :lol:
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Grupos Campagnolo

Post by Voodoo »

Quando meu grupo Daytona (1998) acabar eu pego um novo e dou meu parecer. Isso deve ocorrer em 2027 mais ou menos.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Klhada wrote:fala direito, vai. Esse tópico começou pq vc, o Marco Leite e Campy Bitches em geral vieram falar que Campagnolo Veloce é melhor que o grupo 105 dos japas :geek:
Vamos deixar isso para outro tópico...mas o Marco não falou nada que nào seja absoluta verdade :mrgreen:

Depois queria colocar um topico sobre os grupos shimano e outro sobre sram.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Voodoo wrote:Quando meu grupo Daytona (1998) acabar eu pego um novo e dou meu parecer. Isso deve ocorrer em 2027 mais ou menos.
Voodoo, o seu sobe/desce quantas de cada vez? O Daytona foi renomeado Centaur nos EUA pois o nome Daytona é marca registrada da Nascar.
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Grupos Campagnolo

Post by Voodoo »

Papillon wrote:
Voodoo wrote:Quando meu grupo Daytona (1998) acabar eu pego um novo e dou meu parecer. Isso deve ocorrer em 2027 mais ou menos.
Voodoo, o seu sobe/desce quantas de cada vez? O Daytona foi renomeado Centaur nos EUA pois o nome Daytona é marca registrada da Nascar.
Em 2002 o nome Daytona desapareceu e assumiu de vez o nome Centaur.

Desce o cassete inteiro e sobe até 5 marchas no curso total da alavanca.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Coisa fina! Esse sistema após 2006 ficou exclusivo dos grupos Chorus para cima.
heringer
Membro
Posts: 628
Joined: Wed 22 May 2013 16:20
Location: Sao Paulo-SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by heringer »

ajuda:
Talvez eu coloque na bike nova Campy Chorus.
Qts km dura uma corrente dessa e quantas correntes posso usar antes de mudar o grupo?

Sei que a resposta depende de como utilizo, mal tempo, ogrosidade, etc, mas digamos que evito chuva e não pedalo ogrosamente como o Klhada. :lol:

valeu.

PS: agora só dependo do Papillon definir se vai levar meu quadro para eu me programar. :roll:
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

As de 10V duram pra mais de 5.000km e vão umas 2-3 para moer um k7.

Esse tal papillon é foda muito pusilâmine.mas creio que essa semana ele resolve se casa ou compra uma bicicleta...epa ele já é casado!
heringer
Membro
Posts: 628
Joined: Wed 22 May 2013 16:20
Location: Sao Paulo-SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by heringer »

caramba, tive que ir ao dicionário para saber o que é pusilânime.
Mas valeu...talvez eu fique eurostyle...exceto pelo selim que o specialized toupe eu só troco por outro...
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Grupos Campagnolo

Post by Klhada »

heringer wrote:caramba, tive que ir ao dicionário para saber o que é pusilânime.
Mas valeu...talvez eu fique eurostyle...exceto pelo selim que o specialized toupe eu só troco por outro...
comprou uma bike italiana?
Image
heringer
Membro
Posts: 628
Joined: Wed 22 May 2013 16:20
Location: Sao Paulo-SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by heringer »

Klhada wrote:
heringer wrote:caramba, tive que ir ao dicionário para saber o que é pusilânime.
Mas valeu...talvez eu fique eurostyle...exceto pelo selim que o specialized toupe eu só troco por outro...
comprou uma bike italiana?
estou trabalhando nisso...talvez tenha novidades em breve .:D
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Grupos Campagnolo

Post by Zo »

Campy lovers, vcs acham facilmente diferentes configurações de k7 sem ter que comprar na gringa? pagam caro por isso?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Grupos Campagnolo

Post by Papillon »

Ai que tá Zo, aqui são tão caras as coisas novas campy que praticamente é certeza de comprar la fora.

eu comprei o 13-29 lá no final com imposto e tudo saiu R$220,00, hoje sabendo comprar paga-se U$43 no 10V e U$98 no 11V sem impostos.
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Grupos Campagnolo

Post by Zo »

Quanto custa uma corrente 10v gigolô... op's, miche no elpidio?
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by marcoaleite »

Pode usar uma KMC também Zo. Na verdade, corrente é mais barata comprando de fora na maioria dos casos, cheguei a ver campy Veloce aqui por 220 na fast runner e lá fora por 70 reais.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by Marcelo Marino »

Zo wrote:Quanto custa uma corrente 10v gigolô... op's, miche no elpidio?
Eu já cheguei a pagar R$70,00 na KMC, enquanto a Campagnolo custava quase R$200,00. De uma hora para outra a KMC passou a custar muito mais caro, não sei porque. Na minha opinião a melhor opção é a Record por causa da durabilidade, mas aí tem que comprar lá fora.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Grupos Campagnolo

Post by gtavares »

Tenho o Chorus 11v e só tenho elogios. A ergonomia é MUITO boa, os freios são bem potentes e lindos (versões Skeleton). As pastilhas duram bastante, mesmo na chuva (fiz o Audax de 200 em Boituva, 95% debaixo de chuva, tirando outros pedais molhados e ainda tem bastante para rodar). As trocas são bem precisas e "anunciadas" mas de foram alguma são duras ou desconfortantes. A corrente 11v está durando muito bem...Sem falar que é lindo pra caramba... :D
heringer
Membro
Posts: 628
Joined: Wed 22 May 2013 16:20
Location: Sao Paulo-SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by heringer »

gtavares wrote:Tenho o Chorus 11v e só tenho elogios. A ergonomia é MUITO boa, os freios são bem potentes e lindos (versões Skeleton). As pastilhas duram bastante, mesmo na chuva (fiz o Audax de 200 em Boituva, 95% debaixo de chuva, tirando outros pedais molhados e ainda tem bastante para rodar). As trocas são bem precisas e "anunciadas" mas de foram alguma são duras ou desconfortantes. A corrente 11v está durando muito bem...Sem falar que é lindo pra caramba... :D
obrigado pelo depoimento.
se der certo meu esquema com uma italiana (quadro, viu?), talvez eu compre o Chorus 11v. Mas vai depender do dindin, senão vou usar o Force até ano que vem enquanto junto Dilmas.

By the way, usar grupo Campy com rodas Mavic vai contra o Euro Style? Ou porque Mavic é francesa escapa?
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Grupos Campagnolo

Post by Klhada »

heringer wrote:
gtavares wrote:Tenho o Chorus 11v e só tenho elogios. A ergonomia é MUITO boa, os freios são bem potentes e lindos (versões Skeleton). As pastilhas duram bastante, mesmo na chuva (fiz o Audax de 200 em Boituva, 95% debaixo de chuva, tirando outros pedais molhados e ainda tem bastante para rodar). As trocas são bem precisas e "anunciadas" mas de foram alguma são duras ou desconfortantes. A corrente 11v está durando muito bem...Sem falar que é lindo pra caramba... :D
obrigado pelo depoimento.
se der certo meu esquema com uma italiana (quadro, viu?), talvez eu compre o Chorus 11v. Mas vai depender do dindin, senão vou usar o Force até ano que vem enquanto junto Dilmas.

By the way, usar grupo Campy com rodas Mavic vai contra o Euro Style? Ou porque Mavic é francesa escapa?
euro style só pode usar roda Campagnolo Bora. Vai guardando mais dinheiro aí :lol:
Image
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Grupos Campagnolo

Post by bruno_h2 »

Mavic até passa na minha opinião, mas o ideal seriam as campy mesmo ou então fulcrum... fast forward (ffwd) pode ser também já que são holandesas... Agora easton, zipp, enve esqueça... :mrgreen:
DESORDEM E REGRESSO
Voodoo
Membro
Posts: 239
Joined: Wed 08 May 2013 14:52
Location: Curitiba, Capital da Província Paulista do Sul, aka Paraná.

Re: Grupos Campagnolo

Post by Voodoo »

Eu uso ITM. O fato de serem italianas ameniza a condição de roda de baixo custo. rs
gtavares
Membro
Posts: 620
Joined: Sun 12 May 2013 19:38

Re: Grupos Campagnolo

Post by gtavares »

A roda que eu uso é Campy Vento...Então tenho uma Bianchi, grupo e roda Campagnolo, mesa Deda e fita de guidão branca...

To dentro do Eurostyle... :lol:
Zo
Membro
Posts: 2428
Joined: Tue 23 Apr 2013 23:27

Re: Grupos Campagnolo

Post by Zo »

Próximo pedal que eu aparecer(daqui 20 dias) vou testar o campy de alguém... fiquem tranquilos, só um rolezinho de 50 metros.
heringer
Membro
Posts: 628
Joined: Wed 22 May 2013 16:20
Location: Sao Paulo-SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by heringer »

gtavares wrote:A roda que eu uso é Campy Vento...Então tenho uma Bianchi, grupo e roda Campagnolo, mesa Deda e fita de guidão branca...

To dentro do Eurostyle... :lol:
gtavares,
como voce tem mesa Deda, estou olhando para comprar uma porém diz que é 31.7mm, sendo que meu guidao é 31.8mm.

dá para usar? procurei no google e achei de tudo, desde gente falando que dá na mesma, até gente falando que não pode, etc...
"...vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal; honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial" Clube Atlético Mineiro, aka Galo Forte, Vingador
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Grupos Campagnolo

Post by marcoaleite »

Eu usei um tempo na minha outr bike a mesa Deda cm guidão comum e foi de boas. 0,1 mm em união parafusada não interfere em nada. ;)
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply