Page 1 of 1
Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Fri 25 Jul 2014 15:53
by kinbold
De 60 a 70% do pelotão no TdF ainda usam guidão de alumínio.
Segunda a reportagem acima, o peso e absorção de impacto são iguais. Os mecânicos preferem utilizar o alumínio devido a facilidade de visualizar problemas, como trincos e torções.
No carbono, a unica maneira eficiente de verificar se não houve avaria é através de ultrasom.
Alguém com experiência pra comentar o assunto?
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Fri 25 Jul 2014 16:11
by Enkidu
Kinbold, quando projetei minha bike eu pensei em guidão de carbono, mas me desfiz da ideia pelo mesmo motivo. Um guidão de carbono não dá aviso de que vai quebrar. Imagine tomando um tombo, vc vai ter que tirar a fita pra tentar ver se trincou/rachou...e mesmo assim não ter certeza.
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Fri 25 Jul 2014 16:13
by Papillon
tem lógica... eu montei em cima do guidão depois de cair pra ver se não tinha dano.
O amortecimento que dá nos pulsos é muito bom no carbono, continuo com o plástico!
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Sat 26 Jul 2014 01:13
by marcoaleite
Eu prefiro alumínio ainda, pelo preço e peso. Este argumento de verificar se tem avarias é verdade, o guidão de um colega de pedal aqui trincou bem próximo a mesa e ele só percebeu porque conversávamos sobre guidões e ao olhar para o dele viu um risquinho branco. Forçamos e vimos que era uma trinca.
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Sun 07 Dec 2014 16:02
by BR040
estou procurando um guidão para aliviar o peso da minha bike, pensei em:
colocar um guidão compacto que me parece ser mais leve e confortável nos seguintes materiais
- guidão de scandium - muito leve e preço baixo
- guidão de carbono - mais caro
- guidão de alumínio que seja muito leve ( o meu pesa aproximadamente 312 g )
peço aos colegas do fórum auxílio, estou receoso com o guidão de scandium, será que é seguro?
será que tem guidão de alumínio compacto leve próximo ao peso do guidão de carbono.
agradeço a ajuda, obrigado.
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Sun 07 Dec 2014 16:02
by BR040
desculpem postei duas vezes o mesmo texto
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Sun 07 Dec 2014 21:18
by elgleidson
BR040 wrote:estou procurando um guidão para aliviar o peso da minha bike, pensei em:
colocar um guidão compacto que me parece ser mais leve e confortável nos seguintes materiais
- guidão de scandium - muito leve e preço baixo
- guidão de carbono - mais caro
- guidão de alumínio que seja muito leve ( o meu pesa aproximadamente 312 g )
peço aos colegas do fórum auxílio, estou receoso com o guidão de scandium, será que é seguro?
será que tem guidão de alumínio compacto leve próximo ao peso do guidão de carbono.
agradeço a ajuda, obrigado.
Fazendo uma pesquisa por aí, um guidão de carbono pesa em torno de 180 - 200 g (alguns até mais que isso inclusive) e custam em torno de U$ 200 a U$ 250. Um bom guidão de alumínio tu acha por uns U$ 50 e pesando em torno de 250 - 280 g.
Exemplos:
3T Ergoterra:
Alumínio: 245 g - U$ 87 -
http://www.wiggle.co.uk/3t-ergoterra-pro-handlebar/
Carbono: 200 g - U$ 241 -
http://www.wiggle.co.uk/3t-ergoterra-team-handlebar/
3T Tornova:
Alumínio: 285 g - U$ 79 -
http://www.wiggle.co.uk/3t-tornova-pro-handlebar/
Carbono: 215 g - U$ 179 -
http://www.wiggle.co.uk/3t-tornova-pro-handlebar/
Pro PLT (meu guidão): alumínio - 265 g - U$ 44 -
http://www.wiggle.co.uk/pro-plt-2014-al ... handlebar/
Pro VIBE: carbono - 190 g - U$ 279 -
http://www.wiggle.co.uk/pro-vibe-carbon-road-handlebar/
Acha que vale a pena, com o risco levantado neste tópico e no vídeo da GCN, gastar umas 3x a 4x mais num guidão de carbono pra diminuir talvez nem 70 g (as vezes, nem 50 g)?
Se teu guidão pesa 312 g, tu iria diminuir umas 100 a 120 g pra um guidão de carbono. Eu sugiro pegar o dinheiro que gastaria e comprar um bom guidão de alumínio, que diminui umas 50 g pro teu guidão. Pegue a diferença e investa em câmeras e pneus melhores, que vão melhorar teu rendimento muito mais do que meros 70 g de diferença num guidão, além de talvez diminuir mais do que 100 g pros teus pneus e câmeras atuais.
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Sun 07 Dec 2014 22:33
by BR040
obrigado. sua sugestão é muito bem fundamentada, não compensa reduzir o peso para também reduzir a segurança.
vou procurar outras opções, agora pensei em trocar o pedal por um mais leve, tenho o objetivo de deixar a bike com menos de 8 quilogramas, tenho que reduzir aproximadamente 500g. ( já troquei as rodas )
mas e o guidão de scandium?
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Sun 07 Dec 2014 22:52
by elgleidson
BR040 wrote:obrigado. sua sugestão é muito bem fundamentada, não compensa reduzir o peso para também reduzir a segurança.
vou procurar outras opções, agora pensei em trocar o pedal por um mais leve, tenho o objetivo de deixar a bike com menos de 8 quilogramas, tenho que reduzir aproximadamente 500g. ( já troquei as rodas )
mas e o guidão de scandium?
Dependendo do que tu já tens em mãos, reduzir 500g pode sair MUITO caro! Eu sou bem CxB nestas coisas e acho que não vale muito a pena investir muito dinheiro pra diminuir um pouquinho de peso. Mais vale investir numa nutricionista (e dependendo também sai bem mais barato isso), aí tu pode diminuir o peso do conjunto em bem mais do que 500 g (dependendo do teu estado atual) e deixar o desempenho do conjunto muito melhor, além de ganhar mais saúde de brinde!
Que bike que tu tens, qual tamanho (top-tube)? Qual grupo, selim, guidão, mesa, pedivela (se for diferente do grupo), rodas e pneus?
Nunca ouvi falar de scandium. Se for tipo adamantium, aí é bom hein!

Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Mon 08 Dec 2014 10:07
by Magnus
Também acho que avanço e guidão não são os melhores lugares pra tirar peso, a diferença é muito pequena.
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Mon 08 Dec 2014 11:29
by PH
Tudo alumínio, em todas as bikes. Mais barato e manutenção mais simples. Diferença de peso como já falaram é pequena também, de conforto nem tenho idéia pois nunca usei de carbono, diria que carbono deve ser um pouco mais "suave". De qualquer maneira, quem amortece mais é o pneu não o guidão.
Tenho usado sempre mesas 3T team e guidões Ritchey WCS em todas as bikes, em média 120g na mesa e 240g no guidão (40cm), acho que está ótimo.
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Mon 08 Dec 2014 11:31
by Cebo
Mas os de carbono tem uma vantagem (que não sei até que ponto é vantagem). Eles podem ser feitos naqueles formatos super maneiros que deixam tudo Aero.
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Mon 08 Dec 2014 11:37
by PH
Verdade, bem lembrado. Alguns formatos realmente só são possíveis com fibra de carbono. Nunca senti muita falta de um formato diferente na bike de estrada, mas pra pista gostaria de ter um desses:

Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Mon 08 Dec 2014 15:31
by Tiger
Scandium é uma liga de alumínio. É óbvio que haverá diferença entre outras ligas (6061 ou 7075 por ex) ou para carbono, mas mais importante é a construção do guidão. Já pedalei com guidão de alumínio que parecia maria-mole, e com guidão de carbono que parecia uma rocha. Então haverá guidão de alumínio mais confortável que de carbono e vice-versa, é o tipo de construção que determinará.
Como o PH disse, quem amortece é o pneu e é lá onde é mais perceptível a sensação de conforto ou não. Tipos diferentes, calibragens diferentes influem mais que qualquer outro componente (desconsiderando geometria, é claro).
Acredito que até o tipo de fita e da luva utilizada sejam mais relevantes em relação ao conforto que o material do guidão.
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Mon 08 Dec 2014 18:20
by BR040
elgleidson wrote:BR040 wrote:obrigado. sua sugestão é muito bem fundamentada, não compensa reduzir o peso para também reduzir a segurança.
vou procurar outras opções, agora pensei em trocar o pedal por um mais leve, tenho o objetivo de deixar a bike com menos de 8 quilogramas, tenho que reduzir aproximadamente 500g. ( já troquei as rodas )
mas e o guidão de scandium?
Dependendo do que tu já tens em mãos, reduzir 500g pode sair MUITO caro! Eu sou bem CxB nestas coisas e acho que não vale muito a pena investir muito dinheiro pra diminuir um pouquinho de peso. Mais vale investir numa nutricionista (e dependendo também sai bem mais barato isso), aí tu pode diminuir o peso do conjunto em bem mais do que 500 g (dependendo do teu estado atual) e deixar o desempenho do conjunto muito melhor, além de ganhar mais saúde de brinde!
Que bike que tu tens, qual tamanho (top-tube)? Qual grupo, selim, guidão, mesa, pedivela (se for diferente do grupo), rodas e pneus?
Nunca ouvi falar de scandium. Se for tipo adamantium, aí é bom hein!

obrigado pelo auxílio, as informações da bike logo abaixo:
Trek madone 4.5 2012
tamanho 52
grupo shimano 105 compacto 50-34
selim spz romin gel
guidão bontrager race lite
mesa zoom 30 graus (não e´a original que era reta, e não suportei)
pedivela shimano 105
cassete 12-30 hyperglide ( dá para baixar o peso trocando pelo de titânio)
rodas Mavic Ksyrium Equipe S com blocagem de titânio
pneus continental Gatorskin 700x25 com fita anti-furo ( só uso 700x25 e pensando em tirar a fita pois acho que o pneu já vem com proteção)
o guidão de scandium que conheço é o Guidão Bear Bone SC Force
- Material: Scandium.
- Peso: 212 gr.
(procurei e encontrei um relato de acidente com guidão de scandium - preferindo agora um guidão de aluminio mais leve e forte)
já troquei as rodas bontrager e a blocagem original, conseguindo baixar 510 g, e me entusiasmou porque surtiu bom efeito, ou seja, fiquei menos cansado e subi melhor os vários morros aqui da região.
estou atualmente pesando 73,5 kg, para 1.73 m e 52 anos

Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Mon 08 Dec 2014 19:04
by Magnus
BR040, 500 gramas nas rodas faz diferença mesmo. Eu saí de um par que pesava quase 2,4 kg para um de 1,8 kg. A diferença é grande mesmo, mas tirar peso do guidão não surte tanto efeito assim. Primeiro porque não é uma parte móvel e depois porque vc não vai tirar meio quilo,...
Os guidões de alumínio mais tops são pouquíssima coisa mais pesados que os de carbono e bem mais baratos. Olha um exemplo:
http://www.merlincycles.com/deda-rhm02- ... 56317.html" target="_blank, esse guidão Deda pesa menos de 300 gramas e sai por uns 90,00 com frete e tudo. Mesmo que seja taxado pela Receita, não vai passar de 150 reais. São 100 gramas só mais que um Ritchey de carbono que sai por quase 900,00.
Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Tue 09 Dec 2014 00:51
by elgleidson
BR040 wrote:
obrigado pelo auxílio, as informações da bike logo abaixo:
Trek madone 4.5 2012
tamanho 52
grupo shimano 105 compacto 50-34
selim spz romin gel
guidão bontrager race lite
mesa zoom 30 graus (não e´a original que era reta, e não suportei)
pedivela shimano 105
cassete 12-30 hyperglide ( dá para baixar o peso trocando pelo de titânio)
rodas Mavic Ksyrium Equipe S com blocagem de titânio
pneus continental Gatorskin 700x25 com fita anti-furo ( só uso 700x25 e pensando em tirar a fita pois acho que o pneu já vem com proteção)
o guidão de scandium que conheço é o Guidão Bear Bone SC Force
- Material: Scandium.
- Peso: 212 gr.
(procurei e encontrei um relato de acidente com guidão de scandium - preferindo agora um guidão de aluminio mais leve e forte)
já troquei as rodas bontrager e a blocagem original, conseguindo baixar 510 g, e me entusiasmou porque surtiu bom efeito, ou seja, fiquei menos cansado e subi melhor os vários morros aqui da região.
estou atualmente pesando 73,5 kg, para 1.73 m e 52 anos

Bem, pra tu diminuir 500g como tu quer, tu teria que trocar bastante coisa. Mesa e guidão, juntos, talvez tu diminua 100g pro que tu tem hoje. Se trocar o grupo todo por um Ultegra, diminua mais umas 300g. No selim tu pode também ganhar umas 50g trocando pela versão Pro do Romin. Pneus tu também consegue um mais leve, ganhando umas 100g no par, mas perdendo em proteção anti-furos e durabilidade.
Porém tu vai gastar muito dinheiro pra isso e não vai sentir a diferença que sentiu nas mesmas 500g que tu tirou das rodas. Acho que tu se empolgou demais por ter sentido uma diferença de 500g no par de rodas. Nas rodas é algo bem perceptível, bem mais do que em qualquer outro lugar da bike. Se tu tivesse diminuído 500g em outras partes, mantendo o par de rodas anterior, tu não teria notado tanta diferença quanto nas rodas, pode ter certeza. Normalmente é o upgrade que mais vela a pena fazer. Há também a possibilidade de trocar novamente de rodas e ganhar mais algumas gramas, principalmente por rodas de carbono perfil baixo e tubulares.
Segundo relatos, um outro lugar que também é mais notável, embora nem perto tanto quanto nas rodas, é no pedivela. Mas por mais que tu gaste uma boa grana comprando um pedivela top como um Red, Dura-Ace ou Super Record, vai diminuir no máximo umas 250g pro teu atual. O teu atual, que é o mesmo que o meu, pesa cerca de 723g + uns 100g do central, enquanto que um Campy Super Record compacto de titânio pesa umas 600g com central, porém custa uns 650 euros (um Ultegra mecânico completo). Ou então apele de vez pra um Clavícula, de carbono, que pesa uns 450g com central e custa quase 1000 euros ou Cannondale SISL2, uns 500g e uns 1200 euros (um Ultegra DI2 completo).
Veja bem, não me interprete como sendo negativo e querendo te desempolgar. Sou apenas um "CxB weenie"

e estou apenas mostrando o outro lado da coisa que não seja apenas um consumismo por conta de poucas gramas que mal vão fazer diferença para nós mortais, que ganharíamos bem mais, e gastaríamos bem menos, com uma boa consulta num(a) nutricionista.
Lembre-se de uma coisa: o custo C pra diminuir X no peso da bike é inversamente proporcional ao peso atual Y da mesma (C = X / Y). Logo, tirar 500g de uma bike de 9kg sai bem mais barato do que tirar as mesmas 500g de uma bike de 8kg e muito mais barato do que tirar isso de uma bike de 7,5kg.

Re: Guidão de Alumínio ou Carbono?
Posted: Tue 09 Dec 2014 09:28
by Tiger
BR040 wrote:
estou atualmente pesando 73,5 kg, para 1.73 m e 52 anos

É lugar com a melhor relação CxB para tirar peso.
Como disseram, a diferença de 500g que vc sentiu é grande porque foi em partes moveis. Os melhores lugares para tirar peso são nas partes móveis, quanto mais extremo do raio, melhor.
Ex.: 1 Pneus/Câmaras - 2 Aros - 3 raios - 4 cubos
Se ainda quiser gastar mais um pouco, a ordem a ser verificada agora seria: 1 Sapatilhas - 2 Pedais - 3 Pedivela - 4 Cassete/Corrente. São os próximos locais, onde o menor peso será mais sensível.