Monitor cardíaco - problemas

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Monitor cardíaco - problemas

Post by elgleidson »

Pessoal, não sei se alguém já passou por este problema e conseguiu solucionar, mas já é a 2a. cinta cardíaca da Garmin que vai pro lixo!

Comprei um Edge 500 bundle (aquele que já vem com cinta cardíaca e sensor de velocidade e cadência) e depois de uns 6 meses de uso, a cinta cardíaca (premium) começou a dar problemas: estava bem tranquilo e ela marcava 200+ bpm, as vezes estava numa paulera e ela marcando 70 bpm, etc. Antes isso acontecia mais no começo ou no final do treino, depois começou a acontecer durante todo o treino, até que simplesmente parou de ler.
Troquei bateria seguindo as orientações da própria Garmin, lavava a cinta "toda semana" (praticamente só treinava sábado e domingo, então domingo eu lavava a cinta depois do treino, quando dava pra treinar no sábado e domingo). Acionei a garantia e acabaram me enviando uma outra cinta, com outro sensor. Tudo perfeito até que, mais ou menos 6 meses depois, os mesmíssimos problemas voltaram a acontecer. Desta vez não acionei a garantia, pois já tinha passado dela. Isso faz alguns meses, ou seja, a alguns meses estou "treinando às escuras", só no "feeling".

Já lavei de tudo que é jeito, com água fria, com água quente, com sabão neutro, com detergente, etc. Já usei até WD40 nos conectores, troquei novamente a bateria e nada, ele simplesmente morreu. Como eu achei muita coincidência o problema ter ocorrido mais ou menos com 6 meses de uso, comecei a desconfiar que o problema era com a porcaria da cinta mesmo. Tipo "falha de construção", errado desde a concepção. O que me reforçar isso na minha cabeça é o fato de que eu tinha até pouco mais de 1 ano atrás um Polar FT7, que eu usava a 4 anos e nunca apresentou qualquer problema com a cinta cardíaca. E olha que eu mal lavava e tal. Parou de funcionar porque eu estraguei o sensor por burrada minha mesmo e aí foi fora (isso foi antes de eu comprar o Garmin). Aí olhando na net, me deparo com muitos relatos de problemas com estas cintas da Garmin, em especial este site: http://www.runworks.com/2014/06/garmin- ... -failures/

Pelo jeito a porcaria da cinta cardíaca da Garmin é defeituosa na concepção mesmo. Não souberam como fazer uma cinta cardíaca, coisa que a Polar está a anos luz de distância, em minha opinião - excluindo o fato de não ser compatível com outros aparelho que não da própria Polar =(.

A questão então é a seguinte: alguém conhece alguma cinta cardíaca boa que seja ANT+? Garmin eu não compro mais nem a pau. Não vou gastar R$ 250,00 numa cinta "Premium" que vai durar 6 meses e só me trazer incomodação. Então estou pensando em comprar uma cinta "genérica", ANT+, e ser feliz :)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by marcoaleite »

Gleidson, comprei a Polar P08 e até agora tem funcionado a contento. Vez ou outra deu uma interferência, mas creio que foi pelo calor excessivo porque treinando a noite não deu pau ainda. O sensor Garmin encaixa certinho nesta cinta, plug and play.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by Leo Miau »

Já vi muitos relatos da fita premium da problema mesmo, parece que ela é mais frágil.

Eu tenho a cinta comum da garmim, que comprei já usada, uso ela a mais de um ano, e só apresentou problema uma vez, dai eu lavei e nunca mais. Acho que a cinta comum da garmim tem mais durabilidade.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by binho »

Aqui eu já perdi uma também, dessa mais nova que tem um tecido cinza. Tava usando uma chinesa de $10, mas arrebentou um conector quando desconectei o sensor.
Dizem que a melhor eh a da Woohoo, mas as da Polar sao bem boas tbm. Na verdade, qualquer uma que nao a da garmin. E nao precisa comprar o sensor nao, só a cinta é suficiente.
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
laertejr
Membro
Posts: 202
Joined: Fri 10 May 2013 00:45
Nome Verdadeiro:: Laerte
Location: Curitiba

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by laertejr »

Quando eu comecei a usar o monitor garmin ele funcionou bem por umas 3 ou 4 semanas e então parou de funcionar. Comprei novo, no ebay, e pesquisando verifiquei que a garmin possui garantia internacional. Entrei em contato com o suporte deles para saber como fazer caso precise de reparo ou substituição, eles me passaram o seguinte procedimento:

-Sempre após o uso, lave o monitor cardiaco por causa do suor;
-Quando ele parar de funcionar, remova a bateria e recoloque ou substitua por uma nova uns 10 minutos depois;
-Ligue o garmin e espere ele detectar automaticamente. Caso não detecte, faça o pareamento manual;

Segui esses procedimentos e foi detectada automaticamente. Faz quase 2 anos que eu uso e nunca mais incomodou.
Parece meio óbvio esses procedimentos, mas vai que da certo pra voce :conta1
Tentando pedalar :roll:
schmidt
Membro
Posts: 197
Joined: Tue 23 Jul 2013 15:12
Nome Verdadeiro:: Daniel
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by schmidt »

A minha deu uns picos da FC a um ano e meio atrás. Depois disso aprendi um macete que fez ela nunca mais dar problema.

É só molhar a cinta e o peito antes de pedalar, quando digo molhar a cinta é realmente enfiar ela debaixo da torneira e deixar molhar (principalmente na região dos eletrodos - parte brilhosa) até você ver que o tecido absorveu água.

Pelo que li, o principal problema é a eletricidade estática, o atrito entre a cinta e a camisa que são de poliéster e o atrito entre a camisa e o ar gera eletricidade estática que interfere nos eletrodos, molhando bem você melhora o contato do eletrodo com o corpo e ainda cria um condutor para a eletricidade estática se dispersar.
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by Magnus »

Schmidt, comigo aconteceu exatamente isso. É a única coisa que tenho para reclamar da cinta premium da Garmin. Melhor do que molhar com água é dar uma cuspinha nos sensores, a saliva mantem o corpo e o sensor úmidos por mais tempo até começar a suar e me parece dar um contato melhor. No inverno, apesar de mais nojento, é bem melhor do que meter a cinta molhada e gelada no peito, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by elgleidson »

laertejr wrote: -Sempre após o uso, lave o monitor cardiaco por causa do suor;
-Quando ele parar de funcionar, remova a bateria e recoloque ou substitua por uma nova uns 10 minutos depois;
-Ligue o garmin e espere ele detectar automaticamente. Caso não detecte, faça o pareamento manual;
Já fiz esses procedimentos e costumava lavar toda semana (a cada 2 treinos).
schmidt wrote: É só molhar a cinta e o peito antes de pedalar, quando digo molhar a cinta é realmente enfiar ela debaixo da torneira e deixar molhar (principalmente na região dos eletrodos - parte brilhosa) até você ver que o tecido absorveu água.
Eu uso gel, desses mesmos que aplicam quando fazemos os testes ergoespirométrico, e mesmo assim a cinta não funciona. É a porcaria desta cinta da Garmin, que pra mim foi só decepção e não quero nem ouvir falar dela, ainda mais custando os olhos da cara.
marcoaleite wrote:Gleidson, comprei a Polar P08 e até agora tem funcionado a contento. Vez ou outra deu uma interferência, mas creio que foi pelo calor excessivo porque treinando a noite não deu pau ainda. O sensor Garmin encaixa certinho nesta cinta, plug and play.
Vou ver se acho esta da Polar e uso o sensor da Garmin. Não creio que seja problema no sensor, pois custo a acreditar que 2 sensores foram pro pau com 6 meses de uso cada - uso bem de boa (2 vezes por semana).
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by elgleidson »

Bem, acabei de confirmar que não são os sensores que estão com problema e sim a própria cinta. Fui na Decathlon e peguei uma cinta com monitor ANT+ (http://www.decathlon.com.br/eletronicos ... ute_153535" target="_blank) pra testar. Meu Edge reconheceu e funcionou certinho. Aí resolvi usar o meu sensor no lugar, apenas usando a cinta desse aí, e também funcionou certinho. Ou seja, o problema está na cinta (tecido) mesmo.

Alguém sabe se tem como "ressussitá-las"? Tenho 3 cintas no total aqui: 2 Garmin "Premium" - 1 é das mais novas, com tecido cinza, e 1 Polar do meu antigo FT7 - consegui achar a cinta aqui. Porém com nenhuma delas funciona. Ele detecta o sensor, mas não mede nada. As vezes mede numa medida fixa de 72bpm ou 74bpm, mas morre logo em seguida. Será que "fervendo" elas resolveria e removeria algum sal que ficou no tecido e está causando isso?
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by kinbold »

Lava com sabão, a própria Garmin recomenda. Depois deixa secar a sombra.
Image
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by elgleidson »

kinbold wrote:Lava com sabão, a própria Garmin recomenda. Depois deixa secar a sombra.
Eu fiz com sabonete, durante o banho. Lavei as 3, fazendo bastante espuma. Ficou secando hoje na sombra e vento. Não surtiu efeito. Será que com água "fervendo" - não fervendo mesmo, pra não derreter o plástico, mas bem quente, não ajudaria? To pensando em deixá-las "em banho maria" numa panela no fogo. Talvez com algum produto junto, tipo vinagre, sei lá.
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by kinbold »

Pode parecer loucura, mas deixa de molho na água com sal.

Se o problema for na condutividade isso pode ajudar.
Image
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by ReinaldoBrisolla »

Usa agua com vinagre, ele é acido e, não muito forte, deixa de molho por algumas horas, se houver algo incrustado nos pontos do sensor sai, se ainda assim permanecer inerte tenta a formula da minha empregada: ela tira mancha de ferrugem da roupa com vinagre e sabao em po numa panela, deixa a agua quente e, mistura os 2 de olho, depois manda ver a roupa dentro, deixando de molho por um tempo, depois ela esfrega na mao, sai td.
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by binho »

Putz. Varias formulas novas pra tentar. Pena que eu ja cortei a cinta no meio pra pegar um dos sensores =(
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by Leo Miau »

Já li que tem que lavar com escova de roupa e detergente, e escovar com vontade mesmo. Eu faço isso com a minha quando ela começa com gracinhas, mas a minha não é a premium, mas não custa tentar.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
vladbarra
Membro
Posts: 647
Joined: Thu 13 Mar 2014 00:24
Nome Verdadeiro:: Vladimir
Location: Barra do Piraí- RJ

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by vladbarra »

putz... estou p a s s a d a a a a a a a a... Nunca lavei minha cinta cardíaca kkkkk vou até lavar pra ela ficar feliz!
" Cebo nas canelas, garoto Juca!"
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by raulfragoso »

Pô, eu jogo a minha na máquina de lavar a cada 2 semanas. Nunca deu problema.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by Magnus »

vladbarra wrote:putz... estou p a s s a d a a a a a a a a... Nunca lavei minha cinta cardíaca kkkkk vou até lavar pra ela ficar feliz!
Vlad, eu tomo banho com ela quando chego e uma vez por mês mando ver um WD40. Tá sempre limpinha, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Enkidu
Membro
Posts: 1425
Joined: Fri 02 Aug 2013 15:59
Nome Verdadeiro:: Marcelo

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by Enkidu »

Ano passado comprei um monitor da Speedo, baratinho, acho que não paguei nem 80R$. Usei umas 4 vezes. Ele deu umas falhadas, normal. Mas o pior problema era a neura de ficar olhando a p@%%@ do batimento, me tirava o tesão de pedalar.

Aí desencanei. E voltei a pedalar com prazer.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by elgleidson »

Pessoal, acho que consegui resolver meu problema.

Lavei as cintas com água quente e vinagre, deixei secar na sombra e vento e usei um "WD40" nos condutores e nada. Aí resolvi fazer um teste: cortar minha cinta da Polar no meio, entre os condudores, conforme dica no comentário #61 daqui: http://www.dcrainmaker.com/2010/08/solu ... pikes.html. Como eu já tava com a idéia de que as cintas iam pro lixo, não custava nada tentar. Cortei e deixei cerca de 1cm entre as pontas, para elas não se tocarem quando o sensor estiver preso na cinta. "Vesti" a cinta, liguei o Garmin, que reconheceu o sensor como sempre, e como passe de mágica, funcionou! Os batimentos estavam lá, lindos! :cipo5

Até fiz uns polechinelos pra ver se iria ler os batimentos aumentando e tudo ocorreu bem. Seguem fotos:

Cinta cortada "ao meio", entre os condutores:
Image

Como ficou com o sensor preso na cinta:
Image
Image

Garmin lendo os batimentos:
Image

Agora é só refazer o teste de LTHR :jens2 e começar a treinar de verdade novamente :conta1
schmidt
Membro
Posts: 197
Joined: Tue 23 Jul 2013 15:12
Nome Verdadeiro:: Daniel
Location: Rio de Janeiro - RJ

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by schmidt »

Nada melhor que uma gambiarra pra resolver um problema. Parabéns pela persistência!
Image
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by Leo Miau »

Já li muita coisa sobre resolver os problemas da fita, mas essa ao superou tudo que já tinha visto, e o melhor de tudo, funcionou... :liz1
100% de nada não é nada: É muito pouco.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by tbortolotto »

elgleidson wrote:Agora é só refazer o teste de LTHR ...
Tais pensando em fazer onde? BR? 401? Eu fiz os meus três na BMar Sul, mas obviamente não dá manter 30 min constante.
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by elgleidson »

tbortolotto wrote:Tais pensando em fazer onde? BR? 401? Eu fiz os meus três na BMar Sul, mas obviamente não dá manter 30 min constante.
To pensando no Rio Vermelho, pois aquele retão que tem lá é pouco movimentado e acho que dá pra fazer ida-e-volta em meia-hora, aí a única inconstância seria o retorno, mas acho que não chegaria a prejudicar o teste. Ou então faço no rolo mesmo. O problema lá seria que eu só poderia fazer fim de semana, já que a noite não rola e pegar a bike e andar no horário de pico (18hs), rola muito menos ainda.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by tbortolotto »

elgleidson wrote:
tbortolotto wrote:O problema lá seria que eu só poderia fazer fim de semana, já que a noite não rola e pegar a bike e andar no horário de pico (18hs), rola muito menos ainda.
Já rodei lá tarde da noite (coisa das 21h) e entre a Barra e o Rio Vermelho costuma ser tão deserto que chega a ficar perigoso pq é beeeem escuro/sem sinalização haha
FIDA
Membro
Posts: 108
Joined: Tue 15 Oct 2013 00:37

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by FIDA »

elgleidson wrote:Pessoal, acho que consegui resolver meu problema.

Lavei as cintas com água quente e vinagre, deixei secar na sombra e vento e usei um "WD40" nos condutores e nada. Aí resolvi fazer um teste: cortar minha cinta da Polar no meio, entre os condudores, conforme dica no comentário #61 daqui: http://www.dcrainmaker.com/2010/08/solu ... pikes.html. Como eu já tava com a idéia de que as cintas iam pro lixo, não custava nada tentar. Cortei e deixei cerca de 1cm entre as pontas, para elas não se tocarem quando o sensor estiver preso na cinta. "Vesti" a cinta, liguei o Garmin, que reconheceu o sensor como sempre, e como passe de mágica, funcionou! Os batimentos estavam lá, lindos! :cipo5

Até fiz uns polechinelos pra ver se iria ler os batimentos aumentando e tudo ocorreu bem. Seguem fotos:

Cinta cortada "ao meio", entre os condutores:
[ Imagem ]

Como ficou com o sensor preso na cinta:
[ Imagem ]
[ Imagem ]

Garmin lendo os batimentos:
[ Imagem ]

Agora é só refazer o teste de LTHR :jens2 e começar a treinar de verdade novamente :conta1
Rapaiz! não é que funcionou mesmo?? Eu estava jogando fora minha 2a cinta da garmin, vi seu post e meti tesoura na cinta. Funcionou 100%, ficou perfeita a marcação de BPM's denovo.

Valeu!!
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by marcoaleite »

Opa! Vou tacar-lhe o pau na minha cinta véia bichada aqui, vamos ver se vai funcionar também! :D
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
PH
Membro
Posts: 1088
Joined: Sun 04 Aug 2013 17:20
Nome Verdadeiro:: Paulo H

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by PH »

Nossa, guerrilha essa dica. Eu cheguei a abrir duas cintas daquelas antigas que não deixavam trocar a bateria , mas essa de fazer o swap dos sensores era novidade.
Image
binho
Membro
Posts: 1952
Joined: Sun 25 Aug 2013 18:43
Nome Verdadeiro:: Fabio

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by binho »

Eu perdi uma sem tentar isso =(
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: Monitor cardíaco - problemas

Post by elgleidson »

FIDA wrote: Rapaiz! não é que funcionou mesmo?? Eu estava jogando fora minha 2a cinta da garmin, vi seu post e meti tesoura na cinta. Funcionou 100%, ficou perfeita a marcação de BPM's denovo.

Valeu!!
Cinta Premium?
Post Reply