Page 1 of 7
Review de Jogos por potência.
Posted: Mon 05 Jan 2015 10:15
by Cebo
Colegas, estou abrindo este tópico para discutir um assunto que vai mudar a cara do treinamento de ciclismo: os jogos por potência. O que mais promete é o Zwift (
http://zwift.com/" target="_blank) , que ainda está em desenvolvimento. Fiz o cadastro para ser testador mas não me escolheram, portanto vou postar uns links de quem já testou.
DCRainmaker -
http://www.dcrainmaker.com/2014/09/ultr ... ainer.html" target="_blank
VeloNews -
http://velonews.competitor.com/2014/10/ ... ide_347962" target="_blank
O maneiro desse é que os gráficos são bonitos e usa o celular no guidão para fazer curvas e tal. A potência pode ser virtual ou real (quero ver como eles vão controlar os mentirosos no jogo).
Outra opção é o Tour de Giro (
http://www.tourdegiro.com/" target="_blank) . Esse estou jogando em casa e tem 14 dias free. Dá pra jogar online mas por enquanto estou testando os bots. O jogo permite que você suba arquivos GPX de lugares reais, o que é um negócio bem bacana. Ainda não testei esse recurso, mas já subi um GPX e testo isso em breve pra ver qual é.
Os gráfico são bem fracos, mas nada que prejudique a diversão. A jogabilidade é nula, você não controla a direção do ciclista e nem onde ele se posiciona no pelotão. Antes de começar, você escolhe quantos bots quer e qual a potência deles. Comecei com 55 bots variando entre 280 e 340 watts e foi bastante divertido, já que fiz força durante uma hora e mal vi o tempo passar.
Existem vários tipos de personalidades dos bots. Uns são rodeiros que atacam no final da corrida, outros sobem forte. Tem também passistas e ajudantes (você pede ajuda pelo teclado). A corrida já começa na porrada e você tem que correr pra ponta do pelotão logo de cara, se não depois vai ter que buscar os grupos que se formam na frente. Fiz isso na segunda corrida e simplesmente espanei. KKKKKK
Uma coisa que notei é que formam-se vários grupinhos em vez de um grande pelotão. Pra resolver isso, vou tentar colocar a potência máxima e mínima dos bots mais próximas para os mais fracos aguentarem de roda. E por falar nisso, o vácuo é bem bacana. Quanto mais rápido, mais ele te puxa (tem um medidor de quantos watts você está economizando).
A sim, este jogo também funciona online, mas ainda não tive tempo de testar isso. Existem corridas pré-marcadas e até tours com vários dias seguidos de prova. Existe também a possibilidade de fazer equipes e até o uniforme pode ser editado. Enfim, minha conclusão é que existe muita margem para ladrão, mas mesmo assim é bem divertido brincar.
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Mon 05 Jan 2015 12:01
by portoga
A perspectiva de treinar indoor de forma menos maçante com esses jogos reforça meu sonho de consumo no Wahoo Kickr!
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Mon 05 Jan 2015 12:51
by Cebo
Sim, acredito que em breve esse tipo de equipamento (ou ao menos um PM ANT+), vai tornar quase que obrigatório. Com eles, apostar corridinha online vai ficar bem mais realista e divertido.
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Mon 05 Jan 2015 13:40
by raulfragoso
Recomendo muito a leitura desse (extenso!) review de vários apps/games para treino indoor:
http://www.dcrainmaker.com/2014/11/wint ... depth.html" target="_blank
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Mon 05 Jan 2015 17:47
by marcoaleite
Legal hein Cebo! Vou ficar de olho nas novidades aqui. Será a volta dos tempos no videogame? kkkkkkk
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Mon 05 Jan 2015 18:07
by Cebo
marcoaleite wrote:Legal hein Cebo! Vou ficar de olho nas novidades aqui. Será a volta dos tempos no videogame? kkkkkkk
KKKK, eu acho que sim, Marco. Ia começar a fazer base essa semana mas acho que vou ficar uns 15 dias brincando de joguinho. Gerei mais TSS do que nem traino do Trainer Road e nem me toquei disso. Depois coloco aqui o arquivo que subi pro GC.
E o legal é que parece mais com uma pedalada mesmo. Tipo, os bots aceleram e você tem que ir atrás pra não perder a roda. Não é aquela coisa de 3 minutos on, 3 minutos off.
O que eu quero ver MESMO é o tal do Zwift, mas desconfio que meu computador não vai suportar o jogo.

Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Mon 05 Jan 2015 23:33
by marcoaleite
Se eu conseguir testar o Zwift eu aviso aqui. Meu desktop deve rodar tranquilo, aí é armar o esquema de guerra aqui no quarto-escritório e taca-lhe o pau!

Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Wed 07 Jan 2015 12:25
by Cebo
Resultado da brincadeira de ontem. Vale lembrar que meu FTP calculado no jogo está em torno de 264 watts, o que bate com os números obtidos no TR utilizando a curva do Kurt Road Machine. Aquela linha marcada no gráfico de potência está exatamente em 264 watts. Ou seja: passei boa parte do tempo girando em FTP, SST e Vo2.

Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Wed 07 Jan 2015 16:32
by Cebo
Alias, cabei de ver no Face que o Jens Voigt tá treinando no Zwift. kkkkkkk
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Fri 23 Jan 2015 21:49
by raulfragoso
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Fri 23 Jan 2015 22:08
by Cebo
Aeeeeeeeee!
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Fri 23 Jan 2015 22:29
by Magnus
Eu estou na fila, pelo email que recebi, eles estão aceitando "owners of Kinetic Rock and Roll and Road Machine trainers", os próximos são os donos de CycleOps Fluid2.

Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Fri 23 Jan 2015 22:35
by raulfragoso
Pois é, fiquei surpreso por ter sido aceito, no survey que mandaram semana passada eu informei que tenho um CycleOps SuperMagneto Pro, que NÃO está na lista de rolos oficialmente suportados.
Se eu pegar gosto por essa bagaça, estou seriamente pensando em vender meu CycleOps e comprar um Wahoo Kickr, assim também já resolvo o problema de ter um PM para usar no rolo. O foda é o preço, mil obamas ...
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Fri 23 Jan 2015 22:50
by Magnus
raulfragoso wrote:Pois é, fiquei surpreso por ter sido aceito, no survey que mandaram semana passada eu informei que tenho um CycleOps SuperMagneto Pro, que NÃO está na lista de rolos oficialmente suportados.
Se eu pegar gosto por essa bagaça, estou seriamente pensando em vender meu CycleOps e comprar um Wahoo Kickr, assim também já resolvo o problema de ter um PM para usar no rolo. O foda é o preço, mil obamas ...
É, eu recebi esse email dia 15 de janeiro, eles falavam que já estavam trabalhando no suporte ao CycleOps, pelo jeito já estavam avançados. Esse Wahoo é bem bacana mesmo!
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Sat 24 Jan 2015 00:06
by raulfragoso
Instalei aqui mas não pude jogar ainda, a CEO da casa me mataria se eu começasse a pedalar no rolo a essa hora da noite
Segue alguns screenshots. Na primeira tela de configuração dá para ter um nível básico de customização do player, acho que a idéia é ir abrindo mais opções de acessórios conforme se vai "passando de fases", ou podem já estar pensando num esquema "in app purchase"

Escureci o tom da pele, e também selecionei algums acessórios para equipar meu jogador. É básico, mas funciona legal. Se tivesse uma pança ali, até que ficaria bem parecido comigo
Depois vai pra tela onde faz o pareamento do PM e demais sensores:
Estranhamente não é perguntado qual o modelo do meu rolo, mas pode ser que tenha sido ignorado por eu ter pareado um PM real.
Em seguida, ele mostra uma lista com jogadores possivelmente próximos a mim (como se fosse num servidor de jogos multi-player mesmo, a fim de reduzir a latência). Também tenho a opção de pedalar numa sala aberta, que eu selecionei apenas pra ver como é o ambiente do jogo:
Por fim, vai pra tela onde supostamente a chinela começa a cantar:
Note que ainda não aparece a bandeira do Brasil ao lado do meu nome. Isso aconteceu porque eu ainda não havia terminado de configurar meu perfil, que deve ser feito através do site do Zwift:
Bom, é isso. Amanhã eu boto para testar de verdade. Vou tentar filmar aqui para compartilhar com vocês depois. Quem sabe não esbarro o Voigt por lá e deixo ele comendo poeira num ataque surpresa (#SQN rsrsrsrsrs)

Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Mon 26 Jan 2015 16:46
by Landim
Cara que negócio bacana, e eu perdendo tempo me matando em 2x20'.
Preciso usar o sensor de velocidade? Ou tem como configurar meu cassete/Coroa para ele calcular a velocidade?
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 09:16
by Landim
Oia ai, recebi o convite pro BETA do Zwift!!!
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 09:19
by Cebo
Po, só eu que não recebo.....kkkkkk vou mandar outro pedido.
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 11:25
by marcoaleite
Recebi também Cebo. Se continuar a chuva vou tentar testar hoje.
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 11:32
by raulfragoso
Também não testei aqui de verdade ainda, prefiro sempre ir pra rua

Mas se chover à tarde, vou montar o rolo e testar aqui também.
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 11:52
by Magnus
Cês são muito besta!!!!! Eu teria testado 5 minutos depois de receber o convite, hehe.... tô na fissura pra experimentar isso...
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 12:53
by Landim
Recebi as 3:15am mah. E ainda tenho que arrumar o diabo do sensor de velocidade...
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 13:31
by PH
Eu ainda não entendi como isso funciona. Eu entendo perfeitamento como um simulado funciona para uma pessoa, mas colocar várias pessoas usando dispositivos diferentes não me parece correto. O controle é feito só pela potência, ou pelo W/kg? Nesse ultimo caso o sujeito pode simplesmente dize que pesa 50 kg e arrebentar todo mundo...
Enfim, ainda acho legal pra usar solo, mas em multiplayer nao me convenceu.
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 13:37
by Cebo
Tem muita margem pra roubar mesmo, PH. Não sei como será o controle contra ladrão (se é que vai ter um). De uma forma ou de outra, no Tour de Giro acabei trocando o modelo do rolo para baixar meu FTP só pro jogo ficar legal.
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 13:56
by raulfragoso
Pelo que entendi até agora só funciona com potência mesmo, então não tem muito como "roubar" (a menos que se use um PM descalibrado).
Mas é aquela história, se for ficar ligando muito para o que os outros fazem para tirar vantagem (como é com aquele mimimi todo no Strava), a diversão acaba. O lance é usar como ferramenta de treino e também se divertir, sem ficar paranóico com os eventuais imbecis que preferem tirar mais watts de uma ferramenta virtual do que das próprias pernas

Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 14:03
by PH
Com certeza, é um jogo e não uma corrida de verdade. Como jogo aparentemente cumpre o papel e deve ser divertido mesmo, independente de aparecer um cabrito com 10W/kg morro acima.
Mas como simulador aparentemente deixa a desejar, visto que falta um pouco de nivelamento dos equipamentos dos participantes.
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 14:18
by Cebo
A proposta é a "gamização". O texto do DC fala bastante nisso.
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Tue 27 Jan 2015 17:58
by Magnus
Acho que o mais bacana é reunir galera conhecida, vc pode montar uma corrida "privada", só com convidados?
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Wed 28 Jan 2015 07:54
by marcoaleite
Ontem não deu para testar, acabei indo para a estrada. Hoje a noite instalo e testo, comecei a ficar curioso demais! kkkk
Re: Review de Jogos por potência.
Posted: Wed 28 Jan 2015 08:52
by Landim
Tb não tive tempo. Mas já instalei, só falta sincronizar as coisas e ver qual é.