Manutenção da Bike

Regule e ajuste sua bicicleta
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Manutenção da Bike

Post by Orlando Neto »

Bora alastrar nossas boas, ou não, maneiras e manias de cuidar do que mais importante pra nós, nossa bicicleta!
Zozão
Membro
Posts: 313
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:36

Re: Manutenção da Bike

Post by Zozão »

EU TIVE QUE TROCAR MEU MOVIMENTO CENTRAL ESSA SEMANA, ESTAVA COM UNS 6000KM RODADOS......EU QUE NAO CUIDEI DIREITO OU É NESTA FAIXA MESMO??
Image
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Manutenção da Bike

Post by Doido43 »

Acho que vc não cuidou direito...

Quando foi a ultima revisão dele?
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Zozão
Membro
Posts: 313
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:36

Re: Manutenção da Bike

Post by Zozão »

tinha que ter feito revisão??...rs
Image
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Manutenção da Bike

Post by Doido43 »

Ta explicado....AHUASHASUASHASUSAHASUAH

5.000 ~ 6.000km é o tempo (em média) que dura uma corrente...

Um central desses, acho que dura mais de 10.000. Acho.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Manutenção da Bike

Post by kinbold »

Movimento central num tem muito o que fazer a não ser limpar. Se vc não fizer nenhuma revisão dura isso mesmo, se limpar de vez em quando dura uns 10k.

Mas pelo trabalho e dificuldade de limpar.... as vezes é mais barato um novo mesmo....
Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Manutenção da Bike

Post by Lenine »

Se eu comprasse as ferramentas necessárias para retirar e colocar pedivela e se eu aprendesse a fazer isso bem, seria viável trocar de pedivela a cada tipo de rolê que eu fizesse? Tipo, num rolê de subida usar compacto e num Band 100k usar o normal?

Precisaria trocar corrente pra isso?
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Manutenção da Bike

Post by bruno_h2 »

Ao invés de fazer isso acho melhor usar um pedivela intermediário entre o compacto 50/34 e o tradicional 53/39 que é o tal de pro compact, 52/36... No seu caso seria só comprar as coroas e trocar, já que acho que o seu pedivela já é compacto e por isso a furação é 110 bcd...
DESORDEM E REGRESSO
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Manutenção da Bike

Post by Lenine »

Uma vez fiz mais ou menos essa pergunta lá no fórum dos paus no cu e acho que só um cara me respondeu isso de trocar coroas mais falou que não era fácil encontrá-las.
Sabe onde encontro e quais procurar Bruno?
Rafael
Membro
Posts: 33
Joined: Sat 20 Apr 2013 22:19

Re: Manutenção da Bike

Post by Rafael »

Oque devo trocar na minha bike para botar um compacto?
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Manutenção da Bike

Post by kinbold »

tbm acho mais facil (e mais barato) trocar só as coroas. Pode manter a corrente do mesmo tamanho.

Em bike shop vc acha fácil, eu olhei uma na Ciclo Caravelle uma vez, o cara tinha de tudo quanto era tipo.
Image
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Manutenção da Bike

Post by edduds »

Bruno.

Já considerou fazer isso com o cassete? Muito mais fácil de trocar. E respondendo à sua pergunta, não precisa mexer em corrente em nenhum dos dois casos.

Minha relação é 50x34 vs 11x28, não sinto falta de marchas na Band, por exemplo, mas para andar em lugares muito planos - como a ciclovia da pinheiros, os buracos do cassete ficam evidentes porque a alteração de inclinação é pequena, estão o giro pode ficar muito alto ou muito baixo dependendo do pulo.

Ficar com uma relação que não atenda as "pontas" também pode não ser o melhor dos mundos, e 50x11 é mais rápido que 53x12...

Eu deixaria 53(ou 52) x 39 e teria dois cassetes: 12x25 para plano e 11x28 para morros.

Vou finalizar com a pior frase de todos os tempos: Essa é minha humilde opinião. Ou o famoso IMHO.
PQP! É claro que é a minha opinião!!! Ou seria sua opinião que estou colocando aqui? E por que humilde se o cara já coloca um acrônimo que é coisa de gente metida à besta?

E já peço desculpas, porra, se alguém aqui usa. Para de mimimi.
(acho que o final do post começou a ficar meio violento, vou reportar)
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Manutenção da Bike

Post by kinbold »

na minha humilde opinião, vou dizer o mesmo que digo quando vejo alguém bravo:

- Enfia um maracujá no reto pra ver se acalma!

agora é ban....certeza.

Eu uso 34x50 e 11-25. Futuramente penso em usar 36x50.
Last edited by kinbold on Thu 25 Apr 2013 14:27, edited 1 time in total.
Image
Klhada
Membro
Posts: 812
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:21

Re: Manutenção da Bike

Post by Klhada »

porra, como assim quebrou o mov. central? E como assim corrente dura 6000km?? :o

a minha corrente dura menos de 2000 :(

qto ao movimento central, apesar de falarem que não é recomendado, dá pra tirar uma proteção plástica da peça, a tampinha do rolamento e ver o estado dele por dentro. Como é só um rolamento, se estiver sem graxa ou com graxa ruim é só limpar e trocar, sem precisar tirar os rolamentos nem nada. Fica bão. Mas o único movimento central que eu já abri foi esse GXP, pq ele segura MUITO o pedivela. Fico arrastando peso a toa.

De resto, sobre o pedivela, melhor trocar o cassete mesmo; Se for na pegada do Edduds, com uma diferença não muito absurda de tamanho, dá pra se virar com a mesmo corrente; Eu montaria a corrente com o cassete maior, e tiraria um link da medida da shimano. Assim ainda ia funcionar bem, mas com o cassete menor não ia ficar com tanta folga a corrente.

PS: pô, dei uma advertência pro Kinbold, mas não aparece embaixo do nome dele :( Cadê o dono da bagaça pra ensinar como faz??? :lol:

PS2: uia, posso editar a msg dos outros. Melhor do que advertência :twisted:
Image
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Manutenção da Bike

Post by kinbold »

kkk isso que eu ia falar,

do que vale a advertencia se num posso mostrá-la pra ninguem?
Image
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Manutenção da Bike

Post by Doido43 »

Klhada wrote:porra, como assim quebrou o mov. central? E como assim corrente dura 6000km?? :o

a minha corrente dura menos de 2000 :(

qto ao movimento central, apesar de falarem que não é recomendado, dá pra tirar uma proteção plástica da peça, a tampinha do rolamento e ver o estado dele por dentro. Como é só um rolamento, se estiver sem graxa ou com graxa ruim é só limpar e trocar, sem precisar tirar os rolamentos nem nada. Fica bão. Mas o único movimento central que eu já abri foi esse GXP, pq ele segura MUITO o pedivela. Fico arrastando peso a toa.

De resto, sobre o pedivela, melhor trocar o cassete mesmo; Se for na pegada do Edduds, com uma diferença não muito absurda de tamanho, dá pra se virar com a mesmo corrente; Eu montaria a corrente com o cassete maior, e tiraria um link da medida da shimano. Assim ainda ia funcionar bem, mas com o cassete menor não ia ficar com tanta folga a corrente.

PS: pô, dei uma advertência pro Kinbold, mas não aparece embaixo do nome dele :( Cadê o dono da bagaça pra ensinar como faz??? :lol:

PS2: uia, posso editar a msg dos outros. Melhor do que advertência :twisted:
Sua corrente dura pouco pq vc é ogro...aí não conta.
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Zozão
Membro
Posts: 313
Joined: Sat 20 Apr 2013 11:36

Re: Manutenção da Bike

Post by Zozão »

Klhada wrote:porra, como assim quebrou o mov. central? E como assim corrente dura 6000km?? :o

a minha corrente dura menos de 2000 :(

qto ao movimento central, apesar de falarem que não é recomendado, dá pra tirar uma proteção plástica da peça, a tampinha do rolamento e ver o estado dele por dentro. Como é só um rolamento, se estiver sem graxa ou com graxa ruim é só limpar e trocar, sem precisar tirar os rolamentos nem nada. Fica bão. Mas o único movimento central que eu já abri foi esse GXP, pq ele segura MUITO o pedivela. Fico arrastando peso a toa.

De resto, sobre o pedivela, melhor trocar o cassete mesmo; Se for na pegada do Edduds, com uma diferença não muito absurda de tamanho, dá pra se virar com a mesmo corrente; Eu montaria a corrente com o cassete maior, e tiraria um link da medida da shimano. Assim ainda ia funcionar bem, mas com o cassete menor não ia ficar com tanta folga a corrente.

PS: pô, dei uma advertência pro Kinbold, mas não aparece embaixo do nome dele :( Cadê o dono da bagaça pra ensinar como faz??? :lol:

PS2: uia, posso editar a msg dos outros. Melhor do que advertência :twisted:

franga eu nao disse que quebrei o movimento central, só troquei ...o rolamento parecia um vomito de paçoca
Image
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Manutenção da Bike

Post by Lenine »

Na Band sinto falta de umas 3 marchas mais pesadas e no Jaraguá sinto falta de umas 4 mais leves. Tá fácil.
Acho que vou "ograr" e trocar o compacto pelo 53x39 e ser feliz... na Band e Ciclovara.
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Manutenção da Bike

Post by edduds »

Lenine, qual é sua relação atual?

Estou falando das engrenagens da bike ok? Não precisa abrir sua vida pessoal para a gente.

(Mas se quiser... gosto de vinho argentino ou chileno, qualquer uva)
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Manutenção da Bike

Post by Lenine »

Noivado eterno... sai pra lá triatleta... aqui é curinthia.

Compacto com 11x25
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Manutenção da Bike

Post by edduds »

Tenho um Truvativ GXP 53x39 lá em casa, quer testar?
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Manutenção da Bike

Post by bruno_h2 »

Se vc quiser mesmo colocar um pdv tradicional eu tenho o 105 que eu usava antes na bike aqui e mando junto um central 105... Posso falar que para percursos relativamente planos tradicional 53/39 com k7 12/25 é a ideal, quase sem buracos... E eu ia de boa até o hh e também andava na rio acima sem sofrer absurdamente...
DESORDEM E REGRESSO
Lenine
Membro
Posts: 579
Joined: Sat 20 Apr 2013 10:35

Re: Manutenção da Bike

Post by Lenine »

Edduds, esse pedivela seria interessante, porque o 53x39 que tenho em casa é um 2200 cansado, bem cansado, com os dentes bem pontudos já.
Quanto sairia essa bagaça? Porque vai que gosto e não posso pagar, ai fode.

Bruno, o cassete 105 que você falou acho que ia ser pior pra mim, pois vai ficar na mesma nas leves e perder potência nas pesadas, porém o pedivela acho que seria interessante também. Como está. Meia vida? Precinho camarada pra truta corinthiano?
bruno_h2
Membro
Posts: 876
Joined: Mon 22 Apr 2013 12:25

Re: Manutenção da Bike

Post by bruno_h2 »

Na verdade o que eu tenho é um pedivela também, um 105 que estava na caad e quando troquei pelo compacto mantive o mesmo k7 que já estava na bike, um 12/25... O que falei para vc é que caso vc mude para pdv tradicional o k7 tem que ser 12/25 pois aí não ficam buracos consideráveis na relação...
DESORDEM E REGRESSO
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Manutenção da Bike

Post by kinbold »

Pra mim o item mais importante pra manutenção da bike é cerveja...

Durante uma revisão completa vai umas 6 pelo menos...
Image
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Orlando Neto »

E o curso pro pessoal, quando vai rolar Kinbold?
Valeu!
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Manutenção da Bike

Post by edduds »

Quando me convidaram para fazer parte dessa turminha do barulho aqui, que apronta altas confusões, me disseram que ia ter pedal até um tal quiosque lá em Mairiporã, e que lá tem uma vista linda.

Confere?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Manutenção da Bike

Post by Papillon »

acho que o k7 do Cleber é 12-25, recomendo fortemente um 11-28.

Se usasse Sram ia na cara de pau para um 12-30.

hoje to com 50-34 e 12-29 embora tenha feito um mix já que o original é 13-29, a 29 é leve pra cacete e quase nunca uso mas as vezes tipo no jaraguá ou no suru usei.

na outra bike com 650c vai ficar 53-39 e 11-28.

já pra arregaçar logo é pra pegar 52-42-30 e 12-26
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Manutenção da Bike

Post by kinbold »

Orlando Neto wrote:E o curso pro pessoal, quando vai rolar Kinbold?
Valeu!
:roll: to meio sem tempo ultimamente, mas podemos tentar encaixar um pedal+manutenção das bikes.
Image
Orlando Neto
Membro
Posts: 769
Joined: Sat 20 Apr 2013 12:36
Location: SP

Re: Manutenção da Bike

Post by Orlando Neto »

Dia com 30 horas já!
Post Reply