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Manutenção da Bike
Posted: Wed 24 Apr 2013 21:12
by Orlando Neto
Bora alastrar nossas boas, ou não, maneiras e manias de cuidar do que mais importante pra nós, nossa bicicleta!
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 10:08
by Zozão
EU TIVE QUE TROCAR MEU MOVIMENTO CENTRAL ESSA SEMANA, ESTAVA COM UNS 6000KM RODADOS......EU QUE NAO CUIDEI DIREITO OU É NESTA FAIXA MESMO??
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 10:26
by Doido43
Acho que vc não cuidou direito...
Quando foi a ultima revisão dele?
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 10:30
by Zozão
tinha que ter feito revisão??...rs
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 10:42
by Doido43
Ta explicado....AHUASHASUASHASUSAHASUAH
5.000 ~ 6.000km é o tempo (em média) que dura uma corrente...
Um central desses, acho que dura mais de 10.000. Acho.
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 11:13
by kinbold
Movimento central num tem muito o que fazer a não ser limpar. Se vc não fizer nenhuma revisão dura isso mesmo, se limpar de vez em quando dura uns 10k.
Mas pelo trabalho e dificuldade de limpar.... as vezes é mais barato um novo mesmo....
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 11:46
by Lenine
Se eu comprasse as ferramentas necessárias para retirar e colocar pedivela e se eu aprendesse a fazer isso bem, seria viável trocar de pedivela a cada tipo de rolê que eu fizesse? Tipo, num rolê de subida usar compacto e num Band 100k usar o normal?
Precisaria trocar corrente pra isso?
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 12:39
by bruno_h2
Ao invés de fazer isso acho melhor usar um pedivela intermediário entre o compacto 50/34 e o tradicional 53/39 que é o tal de pro compact, 52/36... No seu caso seria só comprar as coroas e trocar, já que acho que o seu pedivela já é compacto e por isso a furação é 110 bcd...
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 13:09
by Lenine
Uma vez fiz mais ou menos essa pergunta lá no fórum dos paus no cu e acho que só um cara me respondeu isso de trocar coroas mais falou que não era fácil encontrá-las.
Sabe onde encontro e quais procurar Bruno?
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 13:31
by Rafael
Oque devo trocar na minha bike para botar um compacto?
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 13:32
by kinbold
tbm acho mais facil (e mais barato) trocar só as coroas. Pode manter a corrente do mesmo tamanho.
Em bike shop vc acha fácil, eu olhei uma na Ciclo Caravelle uma vez, o cara tinha de tudo quanto era tipo.
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 13:33
by edduds
Bruno.
Já considerou fazer isso com o cassete? Muito mais fácil de trocar. E respondendo à sua pergunta, não precisa mexer em corrente em nenhum dos dois casos.
Minha relação é 50x34 vs 11x28, não sinto falta de marchas na Band, por exemplo, mas para andar em lugares muito planos - como a ciclovia da pinheiros, os buracos do cassete ficam evidentes porque a alteração de inclinação é pequena, estão o giro pode ficar muito alto ou muito baixo dependendo do pulo.
Ficar com uma relação que não atenda as "pontas" também pode não ser o melhor dos mundos, e 50x11 é mais rápido que 53x12...
Eu deixaria 53(ou 52) x 39 e teria dois cassetes: 12x25 para plano e 11x28 para morros.
Vou finalizar com a pior frase de todos os tempos: Essa é minha humilde opinião. Ou o famoso IMHO.
PQP! É claro que é a minha opinião!!! Ou seria sua opinião que estou colocando aqui? E por que humilde se o cara já coloca um acrônimo que é coisa de gente metida à besta?
E já peço desculpas, porra, se alguém aqui usa. Para de mimimi.
(acho que o final do post começou a ficar meio violento, vou reportar)
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 13:38
by kinbold
na minha humilde opinião, vou dizer o mesmo que digo quando vejo alguém bravo:
- Enfia um maracujá no reto pra ver se acalma!
agora é ban....certeza.
Eu uso 34x50 e 11-25. Futuramente penso em usar 36x50.
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 14:11
by Klhada
porra, como assim quebrou o mov. central? E como assim corrente dura 6000km??
a minha corrente dura menos de 2000
qto ao movimento central, apesar de falarem que não é recomendado, dá pra tirar uma proteção plástica da peça, a tampinha do rolamento e ver o estado dele por dentro. Como é só um rolamento, se estiver sem graxa ou com graxa ruim é só limpar e trocar, sem precisar tirar os rolamentos nem nada. Fica bão. Mas o único movimento central que eu já abri foi esse GXP, pq ele segura MUITO o pedivela. Fico arrastando peso a toa.
De resto, sobre o pedivela, melhor trocar o cassete mesmo; Se for na pegada do Edduds, com uma diferença não muito absurda de tamanho, dá pra se virar com a mesmo corrente; Eu montaria a corrente com o cassete maior, e tiraria um link da medida da shimano. Assim ainda ia funcionar bem, mas com o cassete menor não ia ficar com tanta folga a corrente.
PS: pô, dei uma advertência pro Kinbold, mas não aparece embaixo do nome dele

Cadê o dono da bagaça pra ensinar como faz???
PS2: uia, posso editar a msg dos outros. Melhor do que advertência

Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 14:19
by kinbold
kkk isso que eu ia falar,
do que vale a advertencia se num posso mostrá-la pra ninguem?
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 14:24
by Doido43
Klhada wrote:porra, como assim quebrou o mov. central? E como assim corrente dura 6000km??
a minha corrente dura menos de 2000
qto ao movimento central, apesar de falarem que não é recomendado, dá pra tirar uma proteção plástica da peça, a tampinha do rolamento e ver o estado dele por dentro. Como é só um rolamento, se estiver sem graxa ou com graxa ruim é só limpar e trocar, sem precisar tirar os rolamentos nem nada. Fica bão. Mas o único movimento central que eu já abri foi esse GXP, pq ele segura MUITO o pedivela. Fico arrastando peso a toa.
De resto, sobre o pedivela, melhor trocar o cassete mesmo; Se for na pegada do Edduds, com uma diferença não muito absurda de tamanho, dá pra se virar com a mesmo corrente; Eu montaria a corrente com o cassete maior, e tiraria um link da medida da shimano. Assim ainda ia funcionar bem, mas com o cassete menor não ia ficar com tanta folga a corrente.
PS: pô, dei uma advertência pro Kinbold, mas não aparece embaixo do nome dele

Cadê o dono da bagaça pra ensinar como faz???
PS2: uia, posso editar a msg dos outros. Melhor do que advertência

Sua corrente dura pouco pq vc é ogro...aí não conta.
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 14:43
by Zozão
Klhada wrote:porra, como assim quebrou o mov. central? E como assim corrente dura 6000km??
a minha corrente dura menos de 2000
qto ao movimento central, apesar de falarem que não é recomendado, dá pra tirar uma proteção plástica da peça, a tampinha do rolamento e ver o estado dele por dentro. Como é só um rolamento, se estiver sem graxa ou com graxa ruim é só limpar e trocar, sem precisar tirar os rolamentos nem nada. Fica bão. Mas o único movimento central que eu já abri foi esse GXP, pq ele segura MUITO o pedivela. Fico arrastando peso a toa.
De resto, sobre o pedivela, melhor trocar o cassete mesmo; Se for na pegada do Edduds, com uma diferença não muito absurda de tamanho, dá pra se virar com a mesmo corrente; Eu montaria a corrente com o cassete maior, e tiraria um link da medida da shimano. Assim ainda ia funcionar bem, mas com o cassete menor não ia ficar com tanta folga a corrente.
PS: pô, dei uma advertência pro Kinbold, mas não aparece embaixo do nome dele

Cadê o dono da bagaça pra ensinar como faz???
PS2: uia, posso editar a msg dos outros. Melhor do que advertência

franga eu nao disse que quebrei o movimento central, só troquei ...o rolamento parecia um vomito de paçoca
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 14:57
by Lenine
Na Band sinto falta de umas 3 marchas mais pesadas e no Jaraguá sinto falta de umas 4 mais leves. Tá fácil.
Acho que vou "ograr" e trocar o compacto pelo 53x39 e ser feliz... na Band e Ciclovara.
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 15:06
by edduds
Lenine, qual é sua relação atual?
Estou falando das engrenagens da bike ok? Não precisa abrir sua vida pessoal para a gente.
(Mas se quiser... gosto de vinho argentino ou chileno, qualquer uva)
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 15:12
by Lenine
Noivado eterno... sai pra lá triatleta... aqui é curinthia.
Compacto com 11x25
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 15:18
by edduds
Tenho um Truvativ GXP 53x39 lá em casa, quer testar?
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 15:26
by bruno_h2
Se vc quiser mesmo colocar um pdv tradicional eu tenho o 105 que eu usava antes na bike aqui e mando junto um central 105... Posso falar que para percursos relativamente planos tradicional 53/39 com k7 12/25 é a ideal, quase sem buracos... E eu ia de boa até o hh e também andava na rio acima sem sofrer absurdamente...
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 15:44
by Lenine
Edduds, esse pedivela seria interessante, porque o 53x39 que tenho em casa é um 2200 cansado, bem cansado, com os dentes bem pontudos já.
Quanto sairia essa bagaça? Porque vai que gosto e não posso pagar, ai fode.
Bruno, o cassete 105 que você falou acho que ia ser pior pra mim, pois vai ficar na mesma nas leves e perder potência nas pesadas, porém o pedivela acho que seria interessante também. Como está. Meia vida? Precinho camarada pra truta corinthiano?
Re: Manutenção da Bike
Posted: Thu 25 Apr 2013 17:29
by bruno_h2
Na verdade o que eu tenho é um pedivela também, um 105 que estava na caad e quando troquei pelo compacto mantive o mesmo k7 que já estava na bike, um 12/25... O que falei para vc é que caso vc mude para pdv tradicional o k7 tem que ser 12/25 pois aí não ficam buracos consideráveis na relação...
Re: Manutenção da Bike
Posted: Fri 26 Apr 2013 15:23
by kinbold
Pra mim o item mais importante pra manutenção da bike é cerveja...
Durante uma revisão completa vai umas 6 pelo menos...
Re: Manutenção da Bike
Posted: Fri 26 Apr 2013 16:08
by Orlando Neto
E o curso pro pessoal, quando vai rolar Kinbold?
Valeu!
Re: Manutenção da Bike
Posted: Fri 26 Apr 2013 16:35
by edduds
Quando me convidaram para fazer parte dessa turminha do barulho aqui, que apronta altas confusões, me disseram que ia ter pedal até um tal quiosque lá em Mairiporã, e que lá tem uma vista linda.
Confere?
Re: Manutenção da Bike
Posted: Fri 26 Apr 2013 16:57
by Papillon
acho que o k7 do Cleber é 12-25, recomendo fortemente um 11-28.
Se usasse Sram ia na cara de pau para um 12-30.
hoje to com 50-34 e 12-29 embora tenha feito um mix já que o original é 13-29, a 29 é leve pra cacete e quase nunca uso mas as vezes tipo no jaraguá ou no suru usei.
na outra bike com 650c vai ficar 53-39 e 11-28.
já pra arregaçar logo é pra pegar 52-42-30 e 12-26
Re: Manutenção da Bike
Posted: Fri 26 Apr 2013 17:11
by kinbold
Orlando Neto wrote:E o curso pro pessoal, quando vai rolar Kinbold?
Valeu!

to meio sem tempo ultimamente, mas podemos tentar encaixar um pedal+manutenção das bikes.
Re: Manutenção da Bike
Posted: Fri 26 Apr 2013 17:31
by Orlando Neto
Dia com 30 horas já!