UCI aprova uso de freio a disco

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

UCI aprova uso de freio a disco

Post by rad »

A partir de 2016 vocês devem vender seus quadros e grupos obsoletos. :wigo2

http://www.bike-eu.com/Industry-retail- ... -1526294W/" target="_blank
Storopoli
Membro
Posts: 427
Joined: Fri 06 Feb 2015 14:08
Nome Verdadeiro:: Jose Eduardo
Location: São Paulo - SP

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Storopoli »

Vender!!!??? Eu vou comprar as Zipps e grupos Dura Ace que ficarem obsoletos pela metade do preço!!!!!
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by rad »

Tinha me esquecido das rodas, que não servirão mais. :vos2

Ou seja, é melhor se livrar da bike inteira.

Aguardo ansiosamente por estas peças de museu.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by tbortolotto »

Storopoli wrote:Vender!!!??? Eu vou comprar as Zipps e grupos Dura Ace que ficarem obsoletos pela metade do preço!!!!!
x2
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Liter »

Eu achava feio o visual de uma bike com roda 29, hoje é tão comum que o esquisito é ver uma 26 MTB. Sera que freio a disco em estrada vai fazer o mesmo com a minha cabeça :cipo5

Image
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by ProfClayton »

Storopoli wrote:Vender!!!??? Eu vou comprar as Zipps e grupos Dura Ace que ficarem obsoletos pela metade do preço!!!!!
X 3
Image
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by kinbold »

ProfClayton wrote:
Storopoli wrote:Vender!!!??? Eu vou comprar as Zipps e grupos Dura Ace que ficarem obsoletos pela metade do preço!!!!!
X 3
Com essa quantidade de procura vcs acreditam mesmo que haverá desconto?
Image
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Magnus »

kinbold wrote:
ProfClayton wrote:
Storopoli wrote:Vender!!!??? Eu vou comprar as Zipps e grupos Dura Ace que ficarem obsoletos pela metade do preço!!!!!
X 3
Com essa quantidade de procura vcs acreditam mesmo que haverá desconto?
A procura já existe, isso nunca acaba... :lance3

O que vai aumentar é a oferta... :merckx2
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Doido43 »

Não sei se a moda vai pegar... e se pegar, creio que por aqui vai demorar muuuuuuuito pra chegar. E se trouxerem de fora, blz, mas peças de reposição vai ser "facinho" de achar, igual peças Campagnolo.

hsaushasuaashasuahasuashsausha
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by rad »

Assim que a Shimano lançar o 105 e Tiagra, a moda pega.

A gama mais baixa deve ter freio mecanico, deixando o hidráulico para os Tops.
joaojuliomello
Membro
Posts: 1838
Joined: Tue 07 May 2013 00:43
Nome Verdadeiro:: Joao Julio Mello
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by joaojuliomello »

eu acho o visual de boa, o que me choca mais é na hora de usar, é muito estranho, o q vai ter de neguinho voando da bike pq travou as rodas não está no gibi.
Projeto novo de ciclismo! da um confere! http://sumare.cc" target="_blank

Image
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by portoga »

My two cents,

Imagino que o negócio vai ficar legal daqui a uns 3-5 anos, depois que, cumulativamente:

(i) Os fabricantes aprenderem onde reforçar e onde aliviar material nos quadros. Não sou engenheiro, mas como haverá mudança nos locais onde os quadros sofrem as forças das frenagem, parece-me natural que será necessário reforçar os quadros em alguns lugares e talvez ainda seja possível aliviar em outros;

(ii) Os fabricantes de rodas produzirem aros mais leves e, consequentemente, rodas mais leves. Afinal de contas, o aro de uma roda com freio à disco não será mais utilizado para frenagem. Nesse sentido, há rodas de MTB para freio à disco de 32 raios (ZTR Crest 29) com 1.585g o par;

(ii) A Shimano, Sram e Campagnolo lançarem a próxima geração de grupos com freio à disco disponível em toda linha, ou seja, desde os mais simples até o topo da gama.
Image
FIDA
Membro
Posts: 108
Joined: Tue 15 Oct 2013 00:37

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by FIDA »

Para mim, o defeito insuperável do freio à disco é para quem tem mais de um par de rodas.

O ajuste fino disco / pinça de freio nunca dá certo quando se troca de rodas. É aquela diferença de 0,05 mm de um cubo para e outro, e não tem jeito, é disco enroscando na pinça... A microregulagem é um saco...

E speedeiro é um bicho chato... Eu num guento aquele barulhinho de disco roçando na pastilha, ia jogar a bike no mato :D
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Marcelo Marino »

portoga wrote:My two cents,

Imagino que o negócio vai ficar legal daqui a uns 3-5 anos, depois que, cumulativamente:

(i) Os fabricantes aprenderem onde reforçar e onde aliviar material nos quadros. Não sou engenheiro, mas como haverá mudança nos locais onde os quadros sofrem as forças das frenagem, parece-me natural que será necessário reforçar os quadros em alguns lugares e talvez ainda seja possível aliviar em outros;

(ii) Os fabricantes de rodas produzirem aros mais leves e, consequentemente, rodas mais leves. Afinal de contas, o aro de uma roda com freio à disco não será mais utilizado para frenagem. Nesse sentido, há rodas de MTB para freio à disco de 32 raios (ZTR Crest 29) com 1.585g o par;

(ii) A Shimano, Sram e Campagnolo lançarem a próxima geração de grupos com freio à disco disponível em toda linha, ou seja, desde os mais simples até o topo da gama.

Eu penso que os dois primeiros itens já estão sendo atendidos já.

Acredito que ainda não pegou por dois motivos.

Esteticamente não agrada o ciclista de estrada, ainda mais com esses cocurutos nos manetes. Quando se disseminar no Pro Tour automaticamente vai passar a ser bonito para muita gente. Os fabricantes conseguiram trabalhar para que a UCI aprove. A partir desse momento os três grandes fabricantes de grupos vão ter mais motivos para incluir na sua linha de produtos, assim como os fabricantes de rodas e quadros.

Outro motivo é que a eficiência do freio a disco para o uso na estrada ainda não convenceu muita gente e inclusive coloca a segurança em risco. Em certas situações até é útil, mas na maior parte do tempo é meio duvidoso.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
elgleidson
Membro
Posts: 1167
Joined: Fri 07 Mar 2014 17:47
Nome Verdadeiro:: Gleidson

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by elgleidson »

Tirando descidas em tempo ruim, não vejo nenhuma necessidade de freios a disco. E sim, eu acho FEIO pra cacete!

Também acho um risco um freio desses. Imagina aquelas chegadas massivas e neguinho caindo ali no meio, como acontece. Aquele disco seria uma navalha a 60km/h!
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Liter »

FIDA nos freios da Shimano o pistão se ajusta ao disco, tanto que com o gasto da pastilha o pistão se aproxima do disco. È bem simples o ajuste e não existe essa de pegar.
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by russow »

não lembro se foi no pedal ou algum fórum gringo, mas já vi nego reclamando que pastilha de freio a disco gasta bem mais rápido do que freio tradicional.
Image
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by rad »

FIDA wrote:Para mim, o defeito insuperável do freio à disco é para quem tem mais de um par de rodas.

O ajuste fino disco / pinça de freio nunca dá certo quando se troca de rodas. É aquela diferença de 0,05 mm de um cubo para e outro, e não tem jeito, é disco enroscando na pinça... A microregulagem é um saco...
Mas isso já acontece com freio ferradura, dependendo do par de rodas.

Vários usuários do fórum tem rodas de carbono e outra de alumínio. O aro de carbono é mais largo, tem que soltar o cabo de aço, tem que trocar a sapata que também é de altura diferente, e talvez até ajustar o cambio traseiro.
Last edited by rad on Fri 27 Mar 2015 10:43, edited 1 time in total.
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Liter »

russow wrote:não lembro se foi no pedal ou algum fórum gringo, mas já vi nego reclamando que pastilha de freio a disco gasta bem mais rápido do que freio tradicional.
Sera? Existe pastilha metálica que dura muito e as organicas modulam melhor mas gastam mais rapido
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Magnus »

portoga wrote:(i) Os fabricantes aprenderem onde reforçar e onde aliviar material nos quadros. Não sou engenheiro, mas como haverá mudança nos locais onde os quadros sofrem as forças das frenagem, parece-me natural que será necessário reforçar os quadros em alguns lugares e talvez ainda seja possível aliviar em outros;
Participei ontem de um wokshop com os importadores da Focus no Brasil, o cara falou de uma tecnologia deles que coloca o sistema de freio a disco para dentro do quadro, entre a roda e o stay. Segundo ele, isso diminui a força no quadro.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Magnus »

joaojuliomello wrote:eu acho o visual de boa, o que me choca mais é na hora de usar, é muito estranho, o q vai ter de neguinho voando da bike pq travou as rodas não está no gibi.
Eu acho que não, João. Duvido muito que a bicicleta vá frear mais do que já freia hoje. Se eu apertar mesmo, travo as rodas, no nosso caso falta atrito com o solo e a coisa não melhora muito do que já é...

O que eu acho que muda, e é vantagem para o disco, é a modulação e acaba o aquecimento nos aros nas descidas longas. Pra quem usa full carbon vai ser uma vantagem e tanto, principalmente na chuva, quando é menor o aquecimento, mas a frenagem piora muito.

O chato disso é que eles devem parar o desenvolvimentos das ferraduras hidráulicas, que seriam uma bela alternativa.
Last edited by Magnus on Fri 27 Mar 2015 11:55, edited 1 time in total.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Cebo »

Tudo lindo e tudo legal, até descobrirem que, em um troca relâmpago de roda, meter o pneu no meio das sapatas é muito mais fácil do que meter o disco no meio da pinça.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Magnus »

Cebo wrote:Tudo lindo e tudo legal, até descobrirem que, em um troca relâmpago de roda, meter o pneu no meio das sapatas é muito mais fácil do que meter o disco no meio da pinça.
O Fair Play dá conta disso, o Pelotão só vai ter que esperar mais um pouco, hehe...
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by marcoaleite »

Cebo wrote:Tudo lindo e tudo legal, até descobrirem que, em um troca relâmpago de roda, meter o pneu no meio das sapatas é muito mais fácil do que meter o disco no meio da pinça.
Eu vim do mtb e tive algumas experiências. Na minha mtb havia situações que ao trocar o rotor ficava levemente pegando no caliper. E aí não tem o que fazer, tinha que parar, soltar os parafusos allen e reajustar. outra situação que passei com pegar no rotor, tive suspensões que ao sprintar em uma chegada ou subindo forte em pé, a flexão lateral do garfo fazia com que pegasse no rotor também. Não sei se isso aconteceria em uma bike de estrada.

Outro ponto, a frenagem na chuva não melhorava muito com o disco. O rotor se contaminado com sujeira, óleo que fica nas poças de água, perdia a eficiência, a pastilhas ficava impregnadas e diminuía o atrito. Não sei se melhoraram os materiais das pastilhas de uns 2 anos para cá, mas já passei apuros também com disco.

O ruim é que como todo fabricante, não vão fazer um esquema com preço legal e sendo tudo hidráulico. Podem ter certeza que os grupos mais básicos vão sair com aquelas porcarias de feios a disco à cabo, que eram piores do que usar v-brake.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Liter
Membro
Posts: 738
Joined: Sun 07 Dec 2014 20:59

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Liter »

Shimano vai deitar e rolar, Hidraulico da Sram é muito ruim e imagino que Campagnolo vai sofrer com falta de experiencia na área.

E como é feio o STI Hidraulico!

Image


Image
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Cebo »

A Campy desenvolveu um grupo hidráulico com a Ferrari e já vazaram as fotos dos testes.
























Image
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by russow »

Cebo wrote:A Campy desenvolveu um grupo hidráulico com a Ferrari e já vazaram as fotos dos testes.
mt atrasada essa Campy, varias equipes já tem trabalhado com Ferrari faz tempo e eles começam só agora...tsctsc :lance5
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by ftmonjardim »

russow wrote:
Cebo wrote:A Campy desenvolveu um grupo hidráulico com a Ferrari e já vazaram as fotos dos testes.
mt atrasada essa Campy, varias equipes já tem trabalhado com Ferrari faz tempo e eles começam só agora...tsctsc :lance5
hahahahah :conta1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Cebo »

ftmonjardim wrote:
russow wrote:
Cebo wrote:A Campy desenvolveu um grupo hidráulico com a Ferrari e já vazaram as fotos dos testes.
mt atrasada essa Campy, varias equipes já tem trabalhado com Ferrari faz tempo e eles começam só agora...tsctsc :lance5
hahahahah :conta1


A equipe toda, menos eu. :nibal2
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: UCI aprova uso de freio a disco

Post by Doido43 »

Já podem batizar esse grupo de "Campagnolo Meteor".
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Post Reply