Estalos na central

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Estalos na central

Post by Wanderson Mata »

Bom dia amigos
Estou precisando de um auxílio
À algumas semanas tenho estalos vindo do lado esquerdo do movimento central, quando forço mais com a esquerda, a principio, devido a marcas no rolamento, e pela pancada que levei na Copa Rio de Janeiro, suspeitei que essa era a causa, providenciei a troca dos rolamentos do movimento central, porém, persiste os estalos.
Já desmontei e limpei os pedais, a peça plástica do Look Kéo estava apertando e passando direto, apliquei uma gota de loctite para travar a rosca, mas, continua o problema.
Tirando movimento central, pedivela, o que pode causar estalos só de um lado, e dependendo do jeito da pedalada, ele para?
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Estalos na central

Post by Papillon »

rosca inglesa ou press fit?

O meu já to acostumando com o maldito nhec nhec.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Estalos na central

Post by Wanderson Mata »

BB30
Vou pegar o período da noite de hoje só pra isso, vou testar com um pedal de plataforma, para ver se o pedal não morreu :(
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Estalos na central

Post by Papillon »

o meu é BB86 press fit, experimentei trocar o pedal e não adiantou nada continuaram os nhec nhec.

phpBB [media]


phpBB [media]


o meu faz exatamente esse barulho:
phpBB [media]


as soluções propostas sempre são desmontar, limpar e remontar e aparentemente não funcionam em todos os casos.
Os shimano falam pra por graxa.
Os campagnolo falam pra por veda rosca (no meu foi dinheiro jogado fora).
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Estalos na central

Post by Wanderson Mata »

O meu barulho ocorre de acordo com a forma de pedalar
ARuzik
Membro
Posts: 86
Joined: Wed 07 Aug 2013 21:51

Re: Estalos na central

Post by ARuzik »

Wanderson, quando a bike esta no rolo (fixo) o barulho continua?
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Estalos na central

Post by Wanderson Mata »

Tô sem rolo :(
Vou ver se tenho um pedal plataforma simples em casa para fazer um teste, para saber se o problema é no Look Kéo
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Estalos na central

Post by Wanderson Mata »

Atualizando
Agora a noite, desmontei tudo, refiz o procedimento de montagem e realizei dois testes.
1º -Montei o pedivela e usei o Kéo classic, andei cerca de 3km, não ouvi um barulho sequer, até metade do trajeto, após, voltou ao que era.
2°-Montei desta vez usando loctite na rosca do parafuso que prende o braça esquerdo ao eixo, usei o mesmo pedal que não aparentava problemas, desta vez, no mesmo trajeto de 3km, o barulho foi eliminado em +ou- 90%.
Algo me diz que o problema é justamente nesta fixação do braço com o eixo que deve estar folgando.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Estalos na central

Post by brunocarlo »

Pois eh, o meu central começou a estalar ontem, o outro foi assim.. estalando, estalando e pronto, acabou a brincadeira.

Mas o nhec nhec.. o desgraça,, tb sofro com isto, e não consigo acostumar de jeito nenhum.
Bruno Carlo
Meu Strava
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Estalos na central

Post by Wanderson Mata »

Eu estou 2 semanas sem treinar direito, e nos últimos 3 dias a chuva tá osso.
E o medo de o problema ser sério não deixa a gente abster.
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Estalos na central

Post by Wanderson Mata »

Papillon wrote:o meu é BB86 press fit, experimentei trocar o pedal e não adiantou nada continuaram os nhec nhec.



as soluções propostas sempre são desmontar, limpar e remontar e aparentemente não funcionam em todos os casos.
Os shimano falam pra por graxa.
Os campagnolo falam pra por veda rosca (no meu foi dinheiro jogado fora).
Ainda não testei em treino, mas parece que resolveu, se sim, vou comprar trava rosca próprio e tacar em todos os parafusos como no vídeo da GCN.
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Estalos na central

Post by kinbold »

Se for só um estalo em uma posição específica é bem provável que seja o pedal mesmo.

Tire o pedal, limpe bem a rosca da pdv e do pedal, passa graxa (sim, um pouco de graxa não vai soltar o pedal) e monta de novo.
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Estalos na central

Post by Wanderson Mata »

Vlw Kinbold, o problema era falta de trava rosca no parafuso de fixação do pdv, depois de usar loctite parou o barulho.
romerson
Membro
Posts: 84
Joined: Fri 16 Aug 2013 14:21
Nome Verdadeiro:: Romerson
Location: Uberlândia/MG

Re: Estalos na central

Post by romerson »

tb estou com o mesmo problema, a central estala quando aplico força ou pedalo travado. a minha é uma six evo com central pf30, desmontei e lubrifiquei os pedais e não adiantou. agora vou partir pra desmontar a central. Parece ser problemático esse pf30 com relação a barulho, minha central tem uns 5 meses de uso e a bike nunca viu chuva...
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Estalos na central

Post by samuelgouvea »

romerson, a minha focus é pf30 tb.

abra, desmonte, limpe como vc nunca limpou nada antes... engraxe, remonte e aplique graxa em todas as partes.

no meu pedivela, um fsa gossamer, eu apliquei grxa também naquela junta estriada que liga o braço esquerdo ao eixo do pedivela, e apertei com forca... tá mais silenciosa que quando nova!
Image
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Estalos na central

Post by Wanderson Mata »

samuelgouvea wrote:romerson, a minha focus é pf30 tb.

abra, desmonte, limpe como vc nunca limpou nada antes... engraxe, remonte e aplique graxa em todas as partes.

no meu pedivela, um fsa gossamer, eu apliquei grxa também naquela junta estriada que liga o braço esquerdo ao eixo do pedivela, e apertei com forca... tá mais silenciosa que quando nova!
Acrescentando, eu aplico loctite na rosca do parafuso de fixação do braço esquerdo ao eixo, após isso, os estalos sumiram, e as folgas frequentes também.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Estalos na central

Post by Papillon »

Penso achei um possivel motivo pros meus estalos.

Ou o powerlink ou um elo antes dele está minimamente torto, mas o suficiente de fazer a corrente entrar dando um "tec" quando passa no dente da troca de marcha. Hoje quando voltar vou ver isso com calma.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Estalos na central

Post by brunocarlo »

Papillon wrote:Penso achei um possivel motivo pros meus estalos.

Ou o powerlink ou um elo antes dele está minimamente torto, mas o suficiente de fazer a corrente entrar dando um "tec" quando passa no dente da troca de marcha. Hoje quando voltar vou ver isso com calma.
Dá uma olhada Papito, meu missing link tava um tico torto, numa pedala mais forte o danado quebrou, sorte que tinha outro na mochila ;)
Bruno Carlo
Meu Strava
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Estalos na central

Post by tschroder »

Por incrivel que pareça tem um barulho desses "ritmado" na minha Evo que vem da gancheira do passador traseiro. Passou na água, misturou com areia, fudeu...
samuelgouvea
Membro
Posts: 933
Joined: Mon 28 Oct 2013 21:33
Location: Juiz de Fora - MG

Re: Estalos na central

Post by samuelgouvea »

Wanderson Mata wrote:
samuelgouvea wrote:romerson, a minha focus é pf30 tb.

abra, desmonte, limpe como vc nunca limpou nada antes... engraxe, remonte e aplique graxa em todas as partes.

no meu pedivela, um fsa gossamer, eu apliquei grxa também naquela junta estriada que liga o braço esquerdo ao eixo do pedivela, e apertei com forca... tá mais silenciosa que quando nova!
Acrescentando, eu aplico loctite na rosca do parafuso de fixação do braço esquerdo ao eixo, após isso, os estalos sumiram, e as folgas frequentes também.
e pra quem não confia ou não quer usar loctite, uma boa alternativa é usar fita veda-rosca, ela preenche os vazios do parafuso e age com bastante eficácia, perde claro pro loctite, mas é uma alternativa mais fácil de achar e que é isenta do risco de travar demais no caso de uma rosca de diametro grande.
Image
romerson
Membro
Posts: 84
Joined: Fri 16 Aug 2013 14:21
Nome Verdadeiro:: Romerson
Location: Uberlândia/MG

Re: Estalos na central

Post by romerson »

samuelgouvea wrote:
Wanderson Mata wrote:
samuelgouvea wrote:romerson, a minha focus é pf30 tb.

abra, desmonte, limpe como vc nunca limpou nada antes... engraxe, remonte e aplique graxa em todas as partes.

no meu pedivela, um fsa gossamer, eu apliquei grxa também naquela junta estriada que liga o braço esquerdo ao eixo do pedivela, e apertei com forca... tá mais silenciosa que quando nova!
Acrescentando, eu aplico loctite na rosca do parafuso de fixação do braço esquerdo ao eixo, após isso, os estalos sumiram, e as folgas frequentes também.
e pra quem não confia ou não quer usar loctite, uma boa alternativa é usar fita veda-rosca, ela preenche os vazios do parafuso e age com bastante eficácia, perde claro pro loctite, mas é uma alternativa mais fácil de achar e que é isenta do risco de travar demais no caso de uma rosca de diametro grande.
Samuel, desmontei tudo, deu o maior trabalho para tirar o eixo. Lubrifiquei tudo e o barulho ainda continua. Testando os rolamentos percebi que estão com uns "calos" ao girar, não estão rodando lisos. Acredito que trocando eles o problema resolva. O negocio é que já montei toda a central e não sei agora o tamanho deles, alguem saberia me dizer qual rolamento comprar??? é uma central pf30 fsa original da cannondale evo 2015
romerson
Membro
Posts: 84
Joined: Fri 16 Aug 2013 14:21
Nome Verdadeiro:: Romerson
Location: Uberlândia/MG

Re: Estalos na central

Post by romerson »

Se alguém mais precisar a medida do rolamento é 30-42-7.
Post Reply