Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Guinness
Membro
Posts: 56
Joined: Wed 29 Jul 2015 13:43
Nome Verdadeiro:: Roberto Smera
Location: Santos, SP.
Contact:

Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Guinness »

Hoje apresento uma tradução livre que fiz em 2013 de um artigo do ex-ciclista Joe Papp, avaliando as carreiras de LeMond, Ullrich, Armstrong. O texto é longo mas merece a leitura, a análise e o confronto com a realidade vista no último Tour de France.

"LeMond foi um ciclista limpo; Ullrich talvez poderia ter sido."

“Escrevendo com a intenção de compartilhar a minha compreensão do que aconteceu em torno de LeMond, com base em citações atribuídas à ele na imprensa e de nossas próprias discussões. Estas são opiniões pessoais e crenças - não se trata de uma verdade absoluta.

Dito isso, acredito que a consciência de LeMond sobre o assunto doping é muito mais sutil do que a de um "simples garoto de Nevada”. Talvez no início de sua carreira, ele apenas tinha um idéia vaga do “cardápio completo” de substâncias para aumento de desempenho existente, embora nos últimos anos em que competiu certamente já estava ciente do que se passava (ndt - a teoria dos 2 pelotões começa aqui ).

Essa compreensão formou a base para a sua decisão de se aposentar. Ele havia percebido que, independente do grau de degradação de sua própria condição física, prejudicada pelos efeitos do acidente de caça que quase o vitimou (algo que ele daria menos ênfase uma década após deixar o esporte), o doping sofisticado e perigoso permitiu que ciclistas previamente anônimos como Chiapucci se transformassem em pseudo puros-sangues.

Hoje em dia, em diversas palestras que ministra pelos EUA, LeMond exibe uma clara compreensão retrospectiva do que estava acontecendo ao seu redor durante os anos de 91 à 94 ( ndt.: Indurain entre tantos outros ).

Para registro, acho que Armstrong era um ciclista talentoso e igualmente dotado, embora com qualidades diferentes. Assim como em sua adolescência foi um triatleta fenomenal, batendo os melhores profissionais da época, LeMond foi um milagre da natureza criado por uma força maior para ser o melhor ciclista de Grand-Tours de sua época, dotado de habilidades naturais genuínas.

De acordo com o esta publicação da revista eletrônica Men’s Journal http://www.mensjournal.com/magazine/gre ... d-20130318" target="_blank), "Durante a dúrissima etapa de Monte Tamalpais nos arredores de São Francisco LeMond, então com 15 anos de idade, ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o grande George Monte, que havia terminado em sexto lugar alguns meses antes nas Olimpíadas de 1976." Pura Classe.

O ciclista que você é quando tem 19 ou 20 anos, é o ciclista que você vai ser quando tiver alcançado seus 28, 29, 30 anos. Assim, alguém destinado a vencer o Tour, no auge de sua carreira será competitivo em - ou pelo menos mostrará sua aptidão para - esse tipo de prova logo nos primeiros dias.

Aplicando esse raciocínio à carreira de LeMond, o vimos vencer o Dauphine em 83, conquistar o terceiro lugar no Tour em 84, o segundo em 85, e, finalmente, pela primeira vez em 86 sagrou-se campeão com a idade de 25 anos. Da mesma forma, Fignon, nascido em 1960, vence o Tour em 1983 e 84, terminando em 7° em 87. No ano seguinte apenas terminou a prova.

Compare esses resultados com os de Armstrong que, embora tenha sido capaz de vencer uma etapa em 1993 durante sua primeira participação no Tour, era considerado um anônimo como futura esperança de lutar pela classificação Geral (ndt.: prova disso são as primeiras participações do Armstrong no Tour - 1993 – abandono na 12ª etapa ocupando a 97 posição na classificação geral; 1995 – 36º a 1h28m; 1996- correu apenas 5 etapas). O Próprio companheiro de equipe de Armstrong, Phil Anderson (profissional credenciado, que aos 24 anos conquistou o 5° lugar no Tour e novamente 5° em 1985), afirmou o seguinte numa entrevista: "Ele era um ciclista destinado a provas clássicas de um dia. Jamais pensei que ele pudesse vencer o Tour de France. Ele mesmo cogitou que nunca poderia vencer o Tour. Não podia escalar e não era forte em contra-relógio, duas coisas que você tem que fazer para ganhar o Tour".

Não é necessário resolver um teorema de Leibniz para perceber quem apresenta ou não talento prematuro para a prova de múltiplos dias mais difícil do mundo. Os próprios aspirantes à Classificação Geral têm capacidade de observar e detectar futuros adversários e ameaças com base em suas próprias experiências e observações.
Por que vocês acham que houve tanta incredulidade por parte do público ao constatar o domínio de Bjarne Riis no Tour de 96, após ter apresentado um desempenho completamente ordinário nos anos de 89 e 91, completando a prova em 95° e 107° respectivamente? Em 25 de maio de 2007, Riis emitiu um comunicado afirmando que cometera "erros" no passado, confessando, em entrevista coletiva para a imprensa, ter tomado EPO, hormônio de crescimento e cortisona entre os anos de 1993 a 1998, inclusive durante sua vitória no Tour de France 1996.

Sem EPO, Bjarne Riis = bom ciclista, mas um anônimo em provas de GT, mal atingindo o top-100 no Tour em 89, enquanto LeMond já mostrara seu talento como o melhor ciclista de Grand Tours da era moderna. Com EPO, o grande dinamarquês terminou em 5º lugar em 1993, 14º em 1994 e 3 em 1995, antes de sagrar-se “campeão” em 1996.
Em um mundo hipotético livre de EPO, transfusões sanguíneas e outros potentes vetores de oxigênio, ou você nasce capaz de vencer o Tour, ou não. Lance Armstrong não seria capaz, embora tenha nascido para ser um bom profissional. Nunca teria sido um candidato para conquista de um Grand Tour (ndt - Isso ele mesmo confessou para a Oprah na entrevista-confissão).

Talvez seu ego não tenha sido capaz de suportar o fato de que jamais seria como LeMond no "mais importante evento ciclístico do mundo". Mas quem quer saber? Quem se importa com isso? Sabemos que Roche e Delgado se dopavam, mas nenhum deles jamais precisou do tipo de programa de doping adotado por Riis, Armstrong e mesmo Indurain – ciclistas que não tinham talento natural para vencer Grand Tours, mas que com um regime cuidadoso de doping, conseguiam sustentar adicionais 5 a 10% de potência, suficientes para ter vantagem durante uma prova de três semanas (essa margem pode ser supostamente aumentada, em razão do período menor de recuperação necessário em atletas que fazem uso de EPO).

Acredito ser altamente provável que Indurain tenha se dopado. No entanto, deixo claro tratar-se apenas de minha opinião e não tenho conhecimento direto de quaisquer atividades ilícitas por parte do ciclista de Pamplona. Contudo, seu “pedigree” para Grand-Tours é tão suspeito como o de Riis, e o “timing” de sua evolução se encaixa perfeitamente com a introdução de EPO no pelotão europeu:

1985: abandona a competição na 4ª etapa;
1986: abandona a competição na 8ª etapa;
1987: 97ª colocação na classificação geral;
1988: 47ª colocação na classificação geral;
1989: 17ª colocação na classificação geral;
1990: 10ª colocação na classificação geral;
1991: 1ª colocação na classificação geral.

O próprio Thomas Davy, ex-diretor esportivo da equipe Banesto, testemunhou em juramento que durante o seu mandato (1995-96), houve um programa de doping organizado, cujo incluia EPO. "Na Banesto", disse ele, "havia um sistema de dopagem com supervisão médica." Claro que isso não é uma acusação ou denúncia contra Indurain, mas é difícil de ignorar provas circunstanciais como essa.

Paradoxalmente, Jan Ullrich, confirmado como ex-cliente do Dr. Fuentes (Operação Puerto) através de exame de DNA, encontrado em amostras de sangue em nove bolsas de transfusão diferentes, poderia ter sido um talento natural como Lemond, mas que teve a infelicidade (partindo da perspectiva de alguém que pudesse dar valor a oportunidade de competir e vencer no ciclismo profissional sem ter que manipular o próprio sangue) de ingressar no ciclismo profissional no auge da “epidemia” de EPO e estrear no Tour de 1996, ao lado de um dopado incrivelmente bem-sucedido. Pouco tempo depois teve que competir contra o dopado de maior sucesso de todos os tempos do Tour: Lance Armstrong. (nda – Pantani também se encaixa nesse perfil).

Em 1993, aos 19 anos, Ullrich venceu o Campeonato Mundial de Estrada ainda como amador. Em 1994, foi terceiro no mundial de contra-relógio, terminando atrás de Chris Boardman e de um completamente anônimo Andrea Chiurato da Itália. Em 1995, com apenas de 21 anos de idade, Ullrich se tornou o campeão alemão de contra-relógio na categoria Elite. Isso mesmo, Elite e não Sub-23!. De 1996 em diante, temos toda a história de insinuações, acusação, reclamação, pedido revisional, negação, blá, blá, blá, até o dia de sua formal confissão.

Resumindo: Greg Lemond = limpo, livre de drogas, talento natural e pura classe.

Lance Armstrong = naturalmente talentoso para provas clássicas de um dia e psicopata aparente, tão motivado para vencer o Tour de France e consagrar-se no panteão dos grandes nomes do ciclismo em detrimento de seus concorrentes - e compatriotas - que supostamente ameaçou gerar falsas acusações de uso de EPO contra Greg LeMond, a fim de tentar estancar as críticas da associação de sua imagem com Dr. Michele Ferrari - acusado por Filippo Simeoni de gerir seu programa de doping”.

Por tudo o quanto exposto, onde entra Chris Froome nessa análise?

Roberto Smera.

Image
A mentira é a desculpa dos derrotados.
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Landim »

"Resumindo: Greg Lemond = limpo, livre de drogas, talento natural e pura classe."

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sério mah, é muita palhaçada acreditar nisso, e no Papai Noel? Coelhinho da Pascoa? Unicórnios? Será que esse Roberto Smera acredita mesmo ou será que ele ta transando com o Lemond?

Lemond era limpo pq não quis entrar no mundo do EPO? Só isso? E os corticoides? E as testosteronas e seus derivados? Nunca usou nada? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Papillon »

Olha, eu duvido muito de campeões "limpos" em qualquer esporte, apenas acredito que fizeram algo inovador no desenvolvimento esportivo.

No Artigo abaixo Savalesco expõe razões para o doping ser legalizado e controlado:
http://www.theage.com.au/it-pro/sports- ... 2cyrs.html" target="_blank

Aqui há outra versão aparentemente revisada do mesmo artigo:
http://aeon.co/magazine/health/why-most ... legalised/" target="_blank


Faço citações que todos aqui estão carecas de saber:
The investigation into Armstrong's cheating revealed the practice was widespread. Of 21 podium finishers in the Tour between 1995 to 2005, 20 have been directly linked to doping.

O autor tece uma linha que seria um princípio de ética de dopagem na qual drogas que melhorem a performance e/ou recuperação seriam liberadas, assim como elevar os hematócritos a 50%.

Segundo ele, basicamente a WADA proíbe uma substância por:
a. Ser danosa a saúde (o que não há controvérsia).
b. Melhorar a performance esportiva (pera isso nào é o objetivo do esporte?)
c. O uso ser contrário ao princípio esportivo.

As duas ultimas são realmente bizarras, afinal se o sujeito usar drogas para melhorar sua própria capacidade humana e drogas para melhor recuperação ele vai melhorar sua condição humana, vai sofrer menos os efeitos de 20 dias de competições extenuantes.

Acha desonesto? Tentem ver quais controles de dopagem afetam o esporte amador ou de base, é zero ou perto disso o que permite aos atletas se desenvolverem melhor e rapidamente, se prepararem e ai já entrar no profissional num patamar muito acima.

Olhem os jogadores do Sub20 do Palmeiras, do Corinthians... tudo moleque de 18 anos e tem mais barba que muito homem feito, aos 30 estào todos com cabelos brancos e carecas...rs
Guinness
Membro
Posts: 56
Joined: Wed 29 Jul 2015 13:43
Nome Verdadeiro:: Roberto Smera
Location: Santos, SP.
Contact:

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Guinness »

Landim wrote:sério mah, é muita palhaçada acreditar nisso, e no Papai Noel? Coelhinho da Pascoa? Unicórnios? Será que esse Roberto Smera acredita mesmo ou será que ele ta transando com o Lemond? Lemond era limpo pq não quis entrar no mundo do EPO? Só isso? E os corticoides? E as testosteronas e seus derivados? Nunca usou nada?
Landim, não o conheço e não quero entrar em embates desnecessários como era praxe no PedalBr com usuários mal educados. Não dou a liberdade para ninguém usar esse tipo de expediente tosco comigo e rogo para que não aconteça novamente. Fui convidado pelo Marino a contribuir com o fórum e somar conhecimento aos demais. Se estiver de acordo, continuamos numa boa. Se ainda assim ainda desejar usar linguajar de borracharia ao se referir à minha pessoa, peço encarecidamente que me ignore ou me bloqueie.

Não sei se percebeu, mas as opiniões expressas no texto são do ciclista Joe Papp e não minhas, embora concorde com grande parte do que ele disse, principalmente quando aponta as evidências a respeito do talento nato inquestionável de LeMond, cujo competiu numa era onde era perfeitamente possível vencer adversários usando as drogas que você mencionou. Para mim, LeMond foi o último grande campeão genuíno do Tour.

Quando Armstrong estava prestes a vencer o Tour pela quarta vez consecutiva, LeMond disse em cadeia nacional de televisão as fatídicas palavras que para sempre o colocariam em rota de colisão com o texano: “If Armstrong's clean, it's the greatest comeback. And if he's not, then it's the greatest fraud (sic)." A campanha de difamação que seguiu desde então, culminou no ato mais abjeto que se tem notícia na história do ciclismo, quando Armstrong disse: "I can find 10 people who say you took EPO (sic)". Frustrado por não ter conseguido o intento, Armstrong foi além e alegadamente ofereceu USD 300.000,00 a quem se dispusesse a trazer alguma evidência que ligasse o ex-campeão à trapaça por uso de EPO ou qualquer outra substância proibida. Mesmo após 10 anos de buscas, incluindo a tentativa de compra dos ex-companheiros de equipe de LeMond para que viessem à frente difamá-lo, Armstrong e sua trupe de criminosos nada encontraram. http://www.nydailynews.com/sports/more- ... e-1.468881.

Este evento serve para ilustrar até a que ponto chegam as inúmeras tentativas de colocar os grandes campeões do passado na vala comum dos trapaceiros do presente, sem que sejam apresentados argumentos lógicos e/ou apontadas evidências razoáveis que sirvam para corroborar que o ciclismo daquela época era tão sujo e desigual quanto o praticado a partir da era Indurain.

Completamente destituídos de qualquer senso moral ou ético, os trapaceiros modernos são incapazes de aceitar que não teriam a menor chance se pudessem voltar no tempo e competir com atletas genuinamente dotados de habilidades naturais como Merckx, Hinault, Hampsten, LeMond e outros tantos.
A mentira é a desculpa dos derrotados.
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Landim »

Guinness wrote:
Landim, não o conheço e não quero entrar em embates desnecessários como era praxe no PedalBr com usuários mal educados. Não dou a liberdade para ninguém usar esse tipo de expediente tosco comigo e rogo para que não aconteça novamente. Fui convidado pelo Marino a contribuir com o fórum e somar conhecimento aos demais. Se estiver de acordo, continuamos numa boa. Se ainda assim ainda desejar usar linguajar de borracharia ao se referir à minha pessoa, peço encarecidamente que me ignore ou me bloqueie.
Colega foi falha minha se referir a vc Roberto Smera, pq estava assinado no final do texto e me confundi, DESCULPE, não foi proposital, pode substituir o Roberto Smera por Joe Papp, sem mimimi. Se quiser até edito lá mas ai fica fora de contexto a sua resposta.

Concordo com você no ponto que o LA é infinitamente pior que o Lemond e ta pagando por isso. Mas nem por isso faz do Lemond o santo que vcs estão pregando.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Marcelo Marino »

E teria algum motivo para desconfiar do Lemond? Pergunto porque conheço bem pouco a carreira dele?

Seria só pelo fato de que é bem complicado vencer uma grande volta sem doping?
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by tbortolotto »

Marcelo Marino wrote:E teria algum motivo para desconfiar do Lemond? Pergunto porque conheço bem pouco a carreira dele?

Seria só pelo fato de que é bem complicado vencer uma grande volta sem doping?
Uma não... três. E ser campeão mundial. E ser ciclismo. E ciclismo é doping desde o início. Pelo menos é isso q eu to vendo disseminado nesse fórum nas últimas duas semanas.

Aparentemente, no ciclismo, todo mundo é dopado até q se prove o contrário.

¬¬
Guinness
Membro
Posts: 56
Joined: Wed 29 Jul 2015 13:43
Nome Verdadeiro:: Roberto Smera
Location: Santos, SP.
Contact:

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Guinness »

Marcelo Marino wrote:E teria algum motivo para desconfiar do Lemond? Pergunto porque conheço bem pouco a carreira dele? Seria só pelo fato de que é bem complicado vencer uma grande volta sem doping?
Não apenas é complicado como também impossível um ciclista limpo vencer um trapaceiro turbinado com vetores de oxigênio, mesmo que possua todo o talento natural
do mundo. A despeito da recuperação do acidente com arma de fogo que quase o vitimou, LeMond foi trucidado pelo pelotão quando retornou ao Tour, pois o meio já havia sido corrompido por EPO. Esta interessante entrevista com o Eric Boyer, principal gregário de LeMond, elucida muito bem essa questão.

https://greglemondfans.wordpress.com/20 ... ew-part-3/
A mentira é a desculpa dos derrotados.
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Landim »

Sim, na minha opinião não existe ninguém limpo no esporte profissional. E nem estou colocando ninguém em vala comum, a não ser que a vala comum seja doping ou limpo, ai sim, todos doping(vala comum), mas não tenho essa visão binária. Podemos muito bem escalonar os piores e mais danosos dos melhores.

Minha crítica foi só ao texto mesmo e essa dissociação seletiva do autor Joe papp em defender o Lemond como o arauto da honestidade.
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Marcelo Marino »

tbortolotto wrote:
Marcelo Marino wrote:E teria algum motivo para desconfiar do Lemond? Pergunto porque conheço bem pouco a carreira dele?

Seria só pelo fato de que é bem complicado vencer uma grande volta sem doping?
Uma não... três. E ser campeão mundial. E ser ciclismo. E ciclismo é doping desde o início. Pelo menos é isso q eu to vendo disseminado nesse fórum nas últimas duas semanas.

Aparentemente, no ciclismo, todo mundo é dopado até q se prove o contrário.

¬¬
Eu postei no tópico Doping e vou colocar aqui de novo.
http://www.tuttobiciweb.it/index.php?pa ... 81643&tp=n" target="_blank
http://www.cykelsiderne.net/coureurfich ... eurid=9150" target="_blank

Veja os resultados depois que ele parou com doping, conseguiu alguma coisa relevante.
Então o Mundial acho bem viável para um ciclista de ponta.

Tem outros relatos de ex ciclistas que se doparam e pararam durante a carreia dizendo que vencer provas de 1 dia é totalmente possível sem doping.
Eu acredito ser viável ficar entre os 10 primeiros em uma volta sem doping, então não vejo assim doping=ciclismo. Para a a maioria no pelotão pode ser, mas tem quem corre limpo também.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
edduds
Membro
Posts: 475
Joined: Wed 24 Apr 2013 17:56
Nome Verdadeiro:: Eduardo
Location: São Paulo

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by edduds »

Aff. Lá vêm as grandes discussões, as retóricas, pedidos de respeito e as devidas vênias. E eu, incurável, ainda fico lendo tudo isso e me aborrecendo com algumas pequenas arrogâncias.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by tbortolotto »

Marcelo Marino wrote:Eu acredito ser viável ficar entre os 10 primeiros em uma volta sem doping, então não vejo assim doping=ciclismo. Para a a maioria no pelotão pode ser, mas tem quem corre limpo também.
[Mimimi-mode ligado]
Sei que as discussões aqui tinham como objetivo suscitar o conhecimento, mas a mim só trouxe descrença e desânimo. Até duas semanas atrás eu achava que doping era coisa do passado e que tecnologia/ciência do treinamento podiam sim fazer com que um atleta pudesse vencer limpo um GT. Mas depois de tantos dados, reflexões e um background tenebroso, pra mim, esse esporte perdeu toda a credibilidade (talvez todo esporte, na realidade). Então no meu filtro, acho q terminar um GT sem doping pode ser possível. Top10 agora tornou-se inaceitável. Vencer eu nem vou comentar. Uma vez o Hamilton (se não me falha a memória) disse que vencer uma prova de um dia sem doping até seria possível. Nem mais isso eu vejo como possível.
[Mimimi-mode desligado]
:lance3
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Marcelo Marino »

Vejo bons amadores que são a favor de um ciclismo limpo fazendo 5W/kg em uma subida, então porque um profissional que está no topo do esporte não conseguiria fazer um pouco mais que isso?

Entre os top 10 veja quantos sobem abaixo de 6 W/kg.

É esse tipo de coisa que ferra. Ah, é tudo dopado, para andar assim só se dopando.
Uma vez eu disse que tinha a impressão que vocês achavam que os caras andavam desse jeito só por causa do doping. Aí falaram que não, mas eu duvido que não pensem assim.

Aí o manezinho da esquina le a informação desse jeito e começa a se encher de merda também ao invés de dar atenção a outras coisas mais importantes para o seu desenvolvimento.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Landim
Membro
Posts: 221
Joined: Sat 09 Nov 2013 23:40
Nome Verdadeiro:: Leandro Landim

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Landim »

Pra deixar claro minha posição, não acho que é qualquer um que basta se dopar que "chega lá", nem que andam desse jeito só por causa do doping.

E quanto ao manezim da esquina, ele tem que se informar direito, e se ele se encher de merda, vai aprender rapindinho que não basta se encher de merda.
Image
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by tbortolotto »

Landim wrote:Pra deixar claro minha posição, não acho que é qualquer um que basta se dopar que "chega lá", nem que andam desse jeito só por causa do doping.

E quanto ao manezim da esquina, ele tem que se informar direito, e se ele se encher de merda, vai aprender rapindinho que não basta se encher de merda.
Eu ia responder ao Marino sobre oq penso, mas vc foi tão mais conciso que vou usar sua reposta como a minha hahha. Onde eu assino?
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Marcelo Marino »

Sim, sim, não estava me referindo a seus comentários Landim.

Concordo que o manezinho descobre rápido que não é assim que funciona. :lol:
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Guinness
Membro
Posts: 56
Joined: Wed 29 Jul 2015 13:43
Nome Verdadeiro:: Roberto Smera
Location: Santos, SP.
Contact:

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Guinness »

Marcelo Marino wrote:Vejo bons amadores que são a favor de um ciclismo limpo fazendo 5W/kg em uma subida, então porque um profissional que está no topo do esporte não conseguiria fazer um pouco mais que isso?
Precisamente. Nesse sentido, por que não se pode assumir que LeMond podia estar limpo quando venceu seus 3 Tours, já que seus números de potência são mais do que conhecidos e encontram-se dentro dos parâmetros de desempenho aceitáveis e possíveis por um ciclista com seus dotes naturais? LeMond venceu um Fignon dopado, mas isso não significa que também estivesse. Ademais, o próprio Fignon confessou que as substâncias que usou nem de perto surtiram o efeito que ele imaginou. LeMond nunca foi um hipócrita e seu comportamento quando é chamado para participar de entrevistas e de debates sobre doping e "fair play" nas universidades americanas e ao redor do mundo sempre foi claro e transparente. Essas evidências e o fato de que ninguém nunca veio a frente e trouxe provas circunstâncias de que ele tivesse usado drogas de aumento de performance durante a carreira ou se envolvido com médicos/fisiologistas clandestinos por trás dos bastidores como foi o caso de Indurain e muitos outros, talvez sirvam para consubstanciar minhas opiniões.
A mentira é a desculpa dos derrotados.
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by ReinaldoBrisolla »

phpBB [media]


phpBB [media]


phpBB [media]
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by marcoaleite »

Não vou ficar me estendendo muito porque não estou com aquele tempo de ficar pesquisando e entrando em detalhes, mas concordo em partes com o texto que o Guiness postou. Eu acho possível conseguir de forma limpa performance na casa dos 6 W/kg como vimos e vemos no Pro Tour, eu como amador acho que é possível, se eu estou conseguindo tirar 13 anos de atraso ciclístico em relação a maioria da minha categoria, acredito que alguém possa vencer no Pro Tour limpo sim se este é realmente o número mágico da vitória.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ReinaldoBrisolla
Membro
Posts: 2396
Joined: Wed 08 May 2013 03:01

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by ReinaldoBrisolla »

phpBB [media]
Guinness
Membro
Posts: 56
Joined: Wed 29 Jul 2015 13:43
Nome Verdadeiro:: Roberto Smera
Location: Santos, SP.
Contact:

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Guinness »

marcoaleite wrote:Não vou ficar me estendendo muito porque não estou com aquele tempo de ficar pesquisando e entrando em detalhes, mas concordo em partes com o texto que o Guiness postou. Eu acho possível conseguir de forma limpa performance na casa dos 6 W/kg como vimos e vemos no Pro Tour, eu como amador acho que é possível, se eu estou conseguindo tirar 13 anos de atraso ciclístico em relação a maioria da minha categoria, acredito que alguém possa vencer no Pro Tour limpo sim se este é realmente o número mágico da vitória.
Estes infográficos servem para ilustrar o que você escreveu:

Image

Image
A mentira é a desculpa dos derrotados.
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Leo Miau »

marcoaleite wrote:Não vou ficar me estendendo muito porque não estou com aquele tempo de ficar pesquisando e entrando em detalhes, mas concordo em partes com o texto que o Guiness postou. Eu acho possível conseguir de forma limpa performance na casa dos 6 W/kg como vimos e vemos no Pro Tour, eu como amador acho que é possível, se eu estou conseguindo tirar 13 anos de atraso ciclístico em relação a maioria da minha categoria, acredito que alguém possa vencer no Pro Tour limpo sim se este é realmente o número mágico da vitória.
Segundo o Tyler Hamilton é possível conseguir bons resultados em provas de um dia correndo limpo.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by ftmonjardim »

Amador conseguir 5 w/kg tudo bem, amador conseguir 5w/kg na segunda semana de Tour de France DUVIDO.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Marcelo Marino »

Aí se chamariam profissionais.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by ftmonjardim »

Marcelo Marino wrote:Aí se chamariam profissionais.
Bom, você entendeu, eu acho que se dopam mais para recuperação do que aumento de performance.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by tbortolotto »

Guinness wrote:Estes infográficos servem para ilustrar o que você escreveu:

[ Imagem ]

[ Imagem ]
Esses gráficos e índices vira e mexe aparecem por aqui, mas tens alguma literatura que explica essas classificações (as cores)? No sentido de: pq fisiologicamente X potência é considerável aceitável enquanto a Y é "suspeita"? Bateu uma curiosidade.
Guinness
Membro
Posts: 56
Joined: Wed 29 Jul 2015 13:43
Nome Verdadeiro:: Roberto Smera
Location: Santos, SP.
Contact:

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by Guinness »

tbortolotto wrote:Esses gráficos e índices vira e mexe aparecem por aqui, mas tens alguma literatura que explica essas classificações (as cores)? No sentido de: pq fisiologicamente X potência é considerável aceitável enquanto a Y é "suspeita"? Bateu uma curiosidade.
Farei um texto detalhado sobre o assunto e espero elucidar sua dúvida.
A mentira é a desculpa dos derrotados.
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by marcoaleite »

ftmonjardim wrote:Amador conseguir 5 w/kg tudo bem, amador conseguir 5w/kg na segunda semana de Tour de France DUVIDO.
Eu não sei Monja... Eu ainda penso em como a adaptação fisiológica do exercício possa trazer certos resultados se o cara somente faz isso na vida. Mas não sei em temos de grandeza de potência como que seria.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by ftmonjardim »

O desgaste é muito grande Marcao, é brutal, o Tyler mesmo dizia que as transfusões eram feitas no decorrer do Tour porque eles chegavam podres.
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Passado, presente e futuro do ciclismo (doping)

Post by marcoaleite »

ftmonjardim wrote:O desgaste é muito grande Marcao, é brutal, o Tyler mesmo dizia que as transfusões eram feitas no decorrer do Tour porque eles chegavam podres.
Imagino, ainda mais os caras andando com PODIUM no tanque, o desgaste deveria ser dobrado!
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Post Reply