Freios a disco
Freios a disco
Olá galera, vamos falar de freios a disco?
Quem tem?
Qual a impressão?
E mesmo quem não tem, qual a imaginação? (risos)
Vou adiantando que procurei o tópico e não encontrei, e penso ser importante raciocinarmos sobre a inovação, que cedo ou tarde vai chegar.
Estou andando numa bike com freios a disco Shimano, não vi problemas de travagem, mesmo na primeira volta no quarteirão.
É como ter um carro potente para andar nessas estradas brasileiras. Você geralmente não precisa (e nem pode) usar toda a potência dele, mas ela está lá, para quando você precisar.
É interessante notar a segurança que deram-me os freios já no segundo treino quando estava a deslocar pela cidade. Inconscientemente notei que estava mais seguro entre os carros e isso se devia a estar com os "freios em dia".
Quem tem?
Qual a impressão?
E mesmo quem não tem, qual a imaginação? (risos)
Vou adiantando que procurei o tópico e não encontrei, e penso ser importante raciocinarmos sobre a inovação, que cedo ou tarde vai chegar.
Estou andando numa bike com freios a disco Shimano, não vi problemas de travagem, mesmo na primeira volta no quarteirão.
É como ter um carro potente para andar nessas estradas brasileiras. Você geralmente não precisa (e nem pode) usar toda a potência dele, mas ela está lá, para quando você precisar.
É interessante notar a segurança que deram-me os freios já no segundo treino quando estava a deslocar pela cidade. Inconscientemente notei que estava mais seguro entre os carros e isso se devia a estar com os "freios em dia".
Re: Freios a disco
Obviamente falando de freios para bikes de estrada o pessoal esta testando agora no pelotão. A GCN fez um vídeo comparativo:
O que ouvi de quem testou foi que são precisos e excelentes, o que ainda não vi é uma comparação entre freio em aro de alumínio x disco, afinal usualmente o freio no carbono é menos eficiente que no alumínio.
Uma grande desvantagem é a dificuldade de alinhamento a cada remoção de roda, e isso numa prova é complicado e também num treino o que dificulta adoção ou joga mais necessidade de tecnologia ao necessitar de aros tubeless, pneus tubeless com selante para prevenir furos.
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O que ouvi de quem testou foi que são precisos e excelentes, o que ainda não vi é uma comparação entre freio em aro de alumínio x disco, afinal usualmente o freio no carbono é menos eficiente que no alumínio.
Uma grande desvantagem é a dificuldade de alinhamento a cada remoção de roda, e isso numa prova é complicado e também num treino o que dificulta adoção ou joga mais necessidade de tecnologia ao necessitar de aros tubeless, pneus tubeless com selante para prevenir furos.
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Re: Freios a disco
Eu vi e gostei, penso que no meu caso, que uso a bike para fazer o commuter com a road é uma boa, hoje por exemplo, sei que vou pegar chuva a tarde, os freios normais perdem muito no molhado, e o freio a disco resolve isto.
Por outro lado, vejo esta dificuldade que o Papillon elencou, e tb vejo o colega aqui que tem o dele a disco, no caso dele é MTB, é hidraulico, e é o +/- Top, um Sram X9, ele tem boa frenagem e tal, mas vejo que ele enfrenta muito problema de freio agarrando, pois as pastilhas, quando desgastadas tendem a não voltar, dai fica agarando. Ok, não desgasta muito rapido,as deles estão durando +/- 4 meses... mas é chato, não é igual a ferradura, que se desregular, eu, num apertar de botão no ergopower abro a ferradura e sigo o caminho, tem que ter ferramentas.
Por outro lado, vejo esta dificuldade que o Papillon elencou, e tb vejo o colega aqui que tem o dele a disco, no caso dele é MTB, é hidraulico, e é o +/- Top, um Sram X9, ele tem boa frenagem e tal, mas vejo que ele enfrenta muito problema de freio agarrando, pois as pastilhas, quando desgastadas tendem a não voltar, dai fica agarando. Ok, não desgasta muito rapido,as deles estão durando +/- 4 meses... mas é chato, não é igual a ferradura, que se desregular, eu, num apertar de botão no ergopower abro a ferradura e sigo o caminho, tem que ter ferramentas.
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Re: Freios a disco
Pra mim, o melhor seriam as ferraduras hidráulicas em aro de alumínio, mas acho que o disco vai ganhar bastante espaço, principalmente para o pessoal amante das rodas Full Carbon.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
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Re: Freios a disco
Mas mesmo sendo hidraulico, as ferraduras perdem em condições 'adiversas', tipo o molhado, dai não tem ferraduras com cabos, hidraulico.. wify?! a Questão é que no disco, as pastilhas tem o esquema de melhor atrito com o disco, por ser feito pressão dos dois lados, e o desenho do disco proporciona a limpesa da 'pista de frenagem, assim como a ventilação, evitando o aquecimento.Magnus wrote:Pra mim, o melhor seriam as ferraduras hidráulicas em aro de alumínio, mas acho que o disco vai ganhar bastante espaço, principalmente para o pessoal amante das rodas Full Carbon.
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Re: Freios a disco
sobre o assunto... http://www.bikeradar.com/road/news/arti ... ure-45088/" target="_blank
Re: Freios a disco
Tá, mas esse lance de alinhar, nos treinos, não tem grilo. Pois, se você precisar alinhar um disco ou uma roda a ponto de agarrar o freio, provavelmente sua roda foi pro beleléu
Re: Freios a disco
Na minha MTB com freios Shimano SLX nunca tive a preocupação em relação ao alinhamento do rotor, tampouco quanto à pastilha de freio ficar pegando no disco. Ou seja, basta colocar a roda em seu devido lugar, fechar a blocagem e sair pedalando.
Re: Freios a disco
http://www.bikeradar.com/road/news/arti ... ure-45088/" target="_blank
“The mind that opens to a new idea never returns to its original size.”
Re: Freios a disco
Pedalo com o Shimano 685 e as pinças R785, por enquanto não tive problema algum com frenagem ou com vazamento/pistão (peso 70kg).
A modulação é ótima e o barulho é quase zero: a pastilha orgânica com o disco ice tech são ótimos.
Ainda não tive nenhum pneu furado para comparar a troca.
Contudo ao transporta-la dentro do carro, como é hidráulico, a regulagem foi desnecessária mesmo ao tirar e recolocar as rodas.
A modulação é ótima e o barulho é quase zero: a pastilha orgânica com o disco ice tech são ótimos.
Ainda não tive nenhum pneu furado para comparar a troca.
Contudo ao transporta-la dentro do carro, como é hidráulico, a regulagem foi desnecessária mesmo ao tirar e recolocar as rodas.
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Re: Freios a disco
Tenho o modelo Deore na minha mtb há quase um ano e até agora nunca tive problema.
Tiro as rodas para fazer uma limpeza mais detalhada e coloco de volta sem ter que regular nada. A única coisa que não pode se descuidar é apertar os freio quando não está com as rodas no lugar.
Abs!
Tiro as rodas para fazer uma limpeza mais detalhada e coloco de volta sem ter que regular nada. A única coisa que não pode se descuidar é apertar os freio quando não está com as rodas no lugar.
Abs!
Re: Freios a disco
Rappel se tirar a roda é só não freiar sem elas, se acontecer basta afastar as pastilhas com uma tyre lever, colocar a roda e freiar, só isso já vai alinhar a pinça com o disco. Sua roda da frente é eixo inteiro / thru-axle?rappel wrote:Pedalo com o Shimano 685 e as pinças R785, por enquanto não tive problema algum com frenagem ou com vazamento/pistão (peso 70kg).
A modulação é ótima e o barulho é quase zero: a pastilha orgânica com o disco ice tech são ótimos.
Ainda não tive nenhum pneu furado para comparar a troca.
Contudo ao transporta-la dentro do carro, como é hidráulico, a regulagem foi desnecessária mesmo ao tirar e recolocar as rodas.
Pastilha metálica não faz tanto barulho assim ainda mais seco e dura muito mais.
Re: Freios a disco
Verdade Liter, e é thru-axle em ambas.
Uso da orgânica por vir no kit mas ao desgastar deverei trocar por metálica para comparar a frenagem e o barulho.
Uso da orgânica por vir no kit mas ao desgastar deverei trocar por metálica para comparar a frenagem e o barulho.
Re: Freios a disco
Rappel, pus pastilhas metálicas no meu freio da MtB, relincha de dar raiva e ficar surdo. Não faça isso a menos que não ligue pra barulho.
Já ouviu nas transmissões de provas de ciclismo os freios relinchando dos caras descendo serras? Imagina aquele barulho ao quadrado saindo diretamente dos seus freios? É esse o barulho. E a merda não acaba, dura pra caralho.
Já ouviu nas transmissões de provas de ciclismo os freios relinchando dos caras descendo serras? Imagina aquele barulho ao quadrado saindo diretamente dos seus freios? É esse o barulho. E a merda não acaba, dura pra caralho.
Re: Freios a disco
Nem irei mexer então...valeu tschroder pelo toque...
Re: Freios a disco
Não seria recomendável dar um passe na retífica?tschroder wrote:Rappel, pus pastilhas metálicas no meu freio da MtB, relincha de dar raiva e ficar surdo. Não faça isso a menos que não ligue pra barulho.
Já ouviu nas transmissões de provas de ciclismo os freios relinchando dos caras descendo serras? Imagina aquele barulho ao quadrado saindo diretamente dos seus freios? É esse o barulho. E a merda não acaba, dura pra caralho.
Lá em casa tem um campeão - meu chuveiro lorenzetti manda 7200 watts!!!
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Re: Freios a disco
Vai toma no meio do MEU CU!!!
Sempre fui meio contra o emprego de freios a disco nas bikes de estrada, mas admito que a sensação das manetes com sistema hidráulico é foda. É ridiculamente foda haha! Nunca tinha pegado (uuuui!!) numa manete assim. Imagino como deve ser a modulação de um sistema destes. To curioso!
Sempre fui meio contra o emprego de freios a disco nas bikes de estrada, mas admito que a sensação das manetes com sistema hidráulico é foda. É ridiculamente foda haha! Nunca tinha pegado (uuuui!!) numa manete assim. Imagino como deve ser a modulação de um sistema destes. To curioso!
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Re: Freios a disco
Deixando de lado suas preferências no uso do seu esfíncter , a diferença entre freios a cabo e os hidráulicos é como a água e o vinho.tbortolotto wrote:Vai toma no meio do MEU CU!!!
Sempre fui meio contra o emprego de freios a disco nas bikes de estrada, mas admito que a sensação das manetes com sistema hidráulico é foda. É ridiculamente foda haha! Nunca tinha pegado (uuuui!!) numa manete assim. Imagino como deve ser a modulação de um sistema destes. To curioso!
A partir do momento em que a UCI liberar o uso nas provas (e isso não deve demorar a acontecer), veremos uma migração em massa para os discos nas bikes de estrada. Será igual às rodas 29" nos tratores, no começo todo mundo torcia o nariz, mas num espaço de menos de três anos houve uma completa inversão de papéis, as 29" passaram a ser o santo graal dos implementos agrícolas e tratores 26" top viraram pechincha.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
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Re: Freios a disco
Venho sentindo bastante falta de freios... acho que o disco iria vir bem a calhar... aqui no Rio tem chuvido bastante, e aro molhado e freio não andam na mesma bike... ontem passei um sufoco danado, tive que abortar a subida do Sumare quando caiu uma chuva.. desce travado e a bike não freava, pq a pista era um rio só, ai o aro não secava. Só pensando... daqui a um tempo começarei a ver melhor uma road com freios a disco.
Ps.: ok, muita imprudencia minha tentar subir morro com a previsão, mas seria o dia menos pior pra tentar
Ps.: ok, muita imprudencia minha tentar subir morro com a previsão, mas seria o dia menos pior pra tentar
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Re: Freios a disco
No meu último pedal com chuva também passei sufoco. Chega a ser perigoso, porque nas descidas eu freava e a bike quase não reduzia a velocidade, aquilo me dava agonia. Não sei como tem gente que ainda defende os freios atuais.
E antes que me falem da qualidade do meu freio, é um 105 com sapatas Kool Stop salmão, e os aros tinham sido limpos recentemente. Não dá pra dizer que é um conjunto ruim. O sistema em si é que é limitado mesmo.
Aguardando ansiosamente a popularização dos freios a disco nas road bikes.
E antes que me falem da qualidade do meu freio, é um 105 com sapatas Kool Stop salmão, e os aros tinham sido limpos recentemente. Não dá pra dizer que é um conjunto ruim. O sistema em si é que é limitado mesmo.
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Re: Freios a disco
sábado passado fiz um pedal de 3h, onde 2h30 foram debaixo de chuva...cheguei em casa pensando nos malditos freios a disco hahaha
Re: Freios a disco
Galera, estou a uns meses com o freio a disco na speed, e tô achando foda. Teve um momento que deu um desregulada no caliper e o disco raspava nele quando eu pedavala em pé, contador style, dançando sobre a bike (sem potência, só o style mesmo - risos...). Depois de ouvir como se regula e ver sendo feito na oficina fui pra casa. No outro dia o barulho estava lá. Eu mesmo setei na beira da estrada e, até hoje está GG.
Então, nada a reclamar (as ferraduras também desalinham às vezes né?).
A bike foi pra geral, voltou, e nada de problemas. É só calibrar, trocar a corrente e torcer o crankset, mas uma coisa que tenho a reclamar do grupo shimano em comparação com os sram é: coroão é primeiro faz um barulho do caralho, quando não cai a corrente. Eita porra sô. marcha errada, entorta a corrente, mas eu gosto pra caralho de subir no giro com ela um morrinhos aqui.
Então, nada a reclamar (as ferraduras também desalinham às vezes né?).
A bike foi pra geral, voltou, e nada de problemas. É só calibrar, trocar a corrente e torcer o crankset, mas uma coisa que tenho a reclamar do grupo shimano em comparação com os sram é: coroão é primeiro faz um barulho do caralho, quando não cai a corrente. Eita porra sô. marcha errada, entorta a corrente, mas eu gosto pra caralho de subir no giro com ela um morrinhos aqui.
Re: Freios a disco
Tschoder, quais são os diâmetros dos discos?
Re: Freios a disco
Vixi rappel, tenho que olhar, mas assim, de pronto, 140mm
Re: Freios a disco
Uma questão que surgiu agora pouco: como vai ficar o esquema de padronização dos eixos com a liberação da UCI? Aquela Trek Domane que usaram é eixo passante, já as Pina e as Tarmac usam blocagem. Já pensou a zona que vai ser pro suporte neutro? Roda de caliper, roda de disco com blocagem e roda de disco com eixo passante. Meio confuso, não?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
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Re: Freios a disco
Bem vindo ao lado marrom da força! Agora vai ser igual às corridas de MTB, furou o pneu? Nada de trocar de roda, troca só a câmara de ar.Cebo wrote:Uma questão que surgiu agora pouco: como vai ficar o esquema de padronização dos eixos com a liberação da UCI? Aquela Trek Domane que usaram é eixo passante, já as Pina e as Tarmac usam blocagem. Já pensou a zona que vai ser pro suporte neutro? Roda de caliper, roda de disco com blocagem e roda de disco com eixo passante. Meio confuso, não?
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Re: Freios a disco
Sei lá, ta estranho esse assunto. Vasculhei o manual da UCI e não achei nada sobre isso. A verdade é que eixo passante é melhor que blocagem em quase todos os sentidos. Mais rígido, melhor alinhamento para o disco. Só perde no quesito velocidade de troca, mas isso é o de menos.
A Focus, por exemplo, tem um sistema de eixo passante com engate rápido que é do caralho. Você abre a blocagem, gira o eixo meia volta e ele sai. Depois é só colcoar a roda de volta, passar o eixo, girar meia volta e fechar a alavanca.
A Focus, por exemplo, tem um sistema de eixo passante com engate rápido que é do caralho. Você abre a blocagem, gira o eixo meia volta e ele sai. Depois é só colcoar a roda de volta, passar o eixo, girar meia volta e fechar a alavanca.
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Re: Freios a disco
Eixo passante é a evolução natural das blocagens, a tendência é que as blocagens desapareçam nas bikes intermediárias pra cima.
Mas acho que a UCI não vai estipular um sistema obrigatório pra todo mundo, isso já seria uma intromissão tremenda da parte dela.
Mas acho que a UCI não vai estipular um sistema obrigatório pra todo mundo, isso já seria uma intromissão tremenda da parte dela.
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Re: Freios a disco
Nem sei se ela teria essa "competência". Concordo contigo.Adriano wrote:Eixo passante é a evolução natural das blocagens, a tendência é que as blocagens desapareçam nas bikes intermediárias pra cima.
Mas acho que a UCI não vai estipular um sistema obrigatório pra todo mundo, isso já seria uma intromissão tremenda da parte dela.
Mas agora liberou geral. Quero ver numa clássica chuvosa, se a geral não vai de disco, nem que seja pra dar suporte/feedback aos chefes e líderes.
Mas, uns com e outros sem pode dar zica, dizem eles mesmos...
Re: Freios a disco
Li uma parada que não havia pensando ainda. Discos permitem o uso de pneus enormes, o que seria uma vantagem e tanto numa clássica de paralelos na chuva, por exemplo.
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