Os tais dados fisiológicos do Froome

Tudo sobre como melhorar sua performance na bicicleta
Forum rules
Sem mimimi
Post Reply
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by tbortolotto »

Na íntegra (e é grande pra caralho!)
http://chrisfroome.esquire.co.uk/" target="_blank

Resumo:
- VO2Max de 84.6 mL/Kg/min no teste da GSK (69.9 Kg). Usando o peso no Tour (67 Kg) fica em 88.4 mL/Kg/min.
- 9.8% de gordura corporal (uaaaaaaaaat??).
- FTP de ~420 W
- W/Kg em 40 min = 6.25 W/Kg no Tour.

Espero que o artigo que foi submetido pela GSK tenha mais dados relevantes, pq esse report aí é bem zuadinho. Sim me decepcionei pra caraio haha
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Keeepz »

Gordura corporal é algo q vai variar conforme cada protocolo usado.
Alguns, me dão 3% (what)? Outros, 7% (mais plausível), mas acredito ter até 10%.
Sempre tem um exagero pra menos na % de gordura corporal.
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by tschroder »

Froome é gordão! Tem quase 10% de gordura corporal. É como disse Sir Wiggo: eeses dados não vão revelar p... nenhuma!!!
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Doido43 »

Mano, se esse cara tivesse uma bunda grande, até poderia falar q esses quase 10% sairam dali, mas sei lá... meio mandrake hein?
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Marcelo Marino »

Se ele tem 10% eu sou obeso.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Doido43 »

Marcelo Marino wrote:Se ele tem 10% eu sou obeso.
SHSUAAHSUASHASUASAHSAUHASUAHSAUSSHASUASHAUAHSAUSAH..... Verdade!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Keeepz »

% de gordura já diz, porcentagem.
Ele tem pouca massa magra, não acho nada anormal nessa medição de gordura dele.
Tenho o corpo levemente parecido com o dele, tenho até mais massa magra, em questão de definição, ficamos beeem parecidos...e, eu me considero 10%.

É igual com os fisiculturistas, todos abrem a boca pra falar em 2~3% de gordura, quando na verdade, os melhores, estão com 5 a 6%.

Image

Vcs acham isso menos de 9%? :nibal2
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Cebo »

Não acho os 10% errados não. Tem que lembrar que ele estava quase 3kg mais pesado que no Tour, o que faria sua taxa de gordura em competição cair para uns 8%. Menos do que isso é praticamente impossível, o corpo não aguenta.

Basta ver os atletas do fisiculturismo que fazem uma dieta absurda de restrição calórica. Na fase preparatória, os cara quase não comem, não tomam água, zeram o sódio e para bater 6% no dia da competição. E detalhe, eles mantém essa marca apenas por um dia.

A maioria dos protocolos de medição de gordura são extremamente "otimistas".
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Cebo »

Keeepz wrote:% de gordura já diz, porcentagem.
Ele tem pouca massa magra, não acho nada anormal nessa medição de gordura dele.
Tenho o corpo levemente parecido com o dele, tenho até mais massa magra, em questão de definição, ficamos beeem parecidos...e, eu me considero 10%.

É igual com os fisiculturistas, todos abrem a boca pra falar em 2~3% de gordura, quando na verdade, os melhores, estão com 5 a 6%.

[ Imagem ]

Vcs acham isso menos de 9%? :nibal2

Exato....2-3% de gordura não existe nem em culturista TOP no dia de competição. Isso é lenda urbana que surgiu com aquele aparelinho ridículo que mede gordura só segurando na mão.

Agora, o que eu achei estranho foi o V02Max dele ter subido mesmo com o peso caindo. Indica que ele perdeu peso sem perder capacidade de processar oxigênio (e viva o salbutamol).
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by tbortolotto »

Cebo wrote:Agora, o que eu achei estranho foi o V02Max dele ter subido mesmo com o peso caindo. Indica que ele perdeu peso sem perder capacidade de processar oxigênio (e viva o salbutamol).
Nem seria justamente mais difícil ser o contrário? É mto mais difícil aumentar VO2max, mas mantendo o mesmo peso :D
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Cebo »

tbortolotto wrote:
Cebo wrote:Agora, o que eu achei estranho foi o V02Max dele ter subido mesmo com o peso caindo. Indica que ele perdeu peso sem perder capacidade de processar oxigênio (e viva o salbutamol).
Nem seria justamente mais difícil ser o contrário? É mto mais difícil aumentar VO2max, mas mantendo o mesmo peso :D

Subir Vo2 é sempre foda. Diz que é 80% genético e 20% treinavel para os "responders", que são pessoas que conseguem subir o Vo2 treinando. Para os infelizes que caem no grupo dos "non responders", nem adianta treinar que o Vo2 não sobe. Vale mais a pena focar em aumentar o limiar de lactado, potência anaeróbia e eficiência da pedalada. Alias, eu caio no segundo grupo. :(

Há alguns anos, quando eu era bem mais lento do que hoje, fiz um teste de Vo2 e deu parcos 48ml/kg/min. Este ano, em uma das melhores formas que já tive na vida, bati 50ml/kg/min.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Papillon »

O mais incrível dos dados do Froome é o Vo2, super-humano.

Cada fungada dele carrega o dobro de oxigênio que eu.
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Keeepz »

Mas como o consumo é baseado no peso, ao perder peso, o VO2max sobe automaticamente.
Acho que subir VO2max mantendo ou subindo peso, ai sim, é hard hahahah.

Eu tinha 60ml/kg/min, sonhava com 70, mas, impossível natureba.
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Cebo »

Keeepz wrote:Mas como o consumo é baseado no peso, ao perder peso, o VO2max sobe automaticamente.
Acho que subir VO2max mantendo ou subindo peso, ai sim, é hard hahahah.

Eu tinha 60ml/kg/min, sonhava com 70, mas, impossível natureba.

Sim, é por peso. Mas assim, quando perde peso, também perde musculatura, não? Perdendo musculatura, a tendência é o Vo2 se manter parecido. Algum fisiologista aí? Na época do 48 eu tava um pouco mais pesado mesmo.....talvez seja isso.
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by tbortolotto »

Cebo wrote:
Keeepz wrote:Mas como o consumo é baseado no peso, ao perder peso, o VO2max sobe automaticamente.
Acho que subir VO2max mantendo ou subindo peso, ai sim, é hard hahahah.

Eu tinha 60ml/kg/min, sonhava com 70, mas, impossível natureba.

Sim, é por peso. Mas assim, quando perde peso, também perde musculatura, não? Perdendo musculatura, a tendência é o Vo2 se manter parecido. Algum fisiologista aí? Na época do 48 eu tava um pouco mais pesado mesmo.....talvez seja isso.
O volume de oxigênio que vc consegue consumir tem grandes relações com a anatomia ventilatório-pulmonar, capilarização de tecidos, hemodinâmica, conteúdo hematológico.... Se vc perder peso em gordura ou em musculatura desde que não afete essas propriedades é bem provável que o VO2Max só aumente por causa da relação que e VO2 tem com a massa total do indivíduo.

Oq a gente não pode deixar de esquecer é que por mais que um indivíduo não possa aumentar mto o seu VO2 a potência gerada em VO2Max pode. Além disso, um outro conceito importante é o percentual de FTP derivado de VO2Max. Qto maior o treino, mais vc empurra o FTP pra próximo da potência em VO2Max, ou seja, o teto da capacidade aeróbica. Um agradecimento ao Marco Leite por me fazer ver o qto essa parada é importante haha
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by tschroder »

Isso aí Xará: é o quanto de VO2 o cara usa para gerar sua potência. Não adianta nada ter o VO2 altão se você não consegue usar nada dele. Tem altos consumos de oxigênio e nada.
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by tbortolotto »

tschroder wrote:Isso aí Xará: é o quanto de VO2 o cara usa para gerar sua potência. Não adianta nada ter o VO2 altão se você não consegue usar nada dele. Tem altos consumos de oxigênio e nada.
Pensemos: se oq se mede é o VOLUME de O2, basta ter uma boa estrutura torácica e dificilmente se terá um baixo VO2Max (to falando do absoluto e não do relativo, onde se divide vO2 por massa!). Mas se esse O2 todo não for transferido ao sangue (hematose), não tiver saturação sanguínea (hematócrito) e não chegar aos tecidos (capilarização), não gera potência. Adianta doq né?
Cebo
Membro
Posts: 1541
Joined: Mon 06 May 2013 12:56

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Cebo »

http://www.cyclingnews.com/news/froomes ... ys-grappe/" target="_blank

Começou a palhaçada. Pelego da Ag2R falando que os números do Froome não são suficientes para definir doping. Ok, realmente não são e não provam muita coisa. Mas antes de falar isso, porque ele não solta as informações dos atletas da própria equipe? Fica fácil falar assim, né?
Na minha frente não vejo problemas, dúvidas ou contas atrasadas. Na minha frente só vejo uma roda.
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by ftmonjardim »

Cebo wrote:http://www.cyclingnews.com/news/froomes ... ys-grappe/

Começou a palhaçada. Pelego da Ag2R falando que os números do Froome não são suficientes para definir doping. Ok, realmente não são e não provam muita coisa. Mas antes de falar isso, porque ele não solta as informações dos atletas da própria equipe? Fica fácil falar assim, né?
http://velonews.competitor.com/2015/03/ ... epo_362729" target="_blank
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
Doido43
Site Admin
Posts: 3950
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:24
Location: Tabobão de las Trevas!

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Doido43 »

ftmonjardim wrote:
Cebo wrote:http://www.cyclingnews.com/news/froomes ... ys-grappe/

Começou a palhaçada. Pelego da Ag2R falando que os números do Froome não são suficientes para definir doping. Ok, realmente não são e não provam muita coisa. Mas antes de falar isso, porque ele não solta as informações dos atletas da própria equipe? Fica fácil falar assim, né?
http://velonews.competitor.com/2015/03/ ... epo_362729" target="_blank
O sujo falando do mal lavado?!?! Ah, vá!!
"Se você frear, você não ganha."...no wait!
Mario Cipollini
Iberê
Membro
Posts: 548
Joined: Sun 26 May 2013 12:23

Re: Os tais dados fisiológicos do Froome

Post by Iberê »

a respeito do %BF, depende dos métodos e protocolos que usaram para estimar.
Image
Post Reply