bom, ningué usou o tópico aqui, e esses moderadores inuteis nem pra dar um merge nos posts
a quem interessar possa, venho testando o tal lubrificante home brew dos gringos, que consiste em uma parte de óleo sintético pra três partes de solvente. Fiz com o que tinha aqui, e tenho usado.
conclusão: APARENTEMENTE, funciona muito bem. Aplica-se a gororoba (fica bem líquida), e deixa até o dia seguinte. No dia seguinte, antes de pedalar, eu só passo um paninho véio na corrente pra tirar o excesso, e pau na gorda. Zero barulhos, aquele cheirinho de óleo de motor bruto pra animar os espíritos. Funcionamento normal. Depois do primeiro pedal passei um pano de novo, pra tirar o excesso de "pretura", e nunca mais mexi. Rodou uns 200km assim. Sem barulho, sem nada. A corrente ficou suja, mas não como com FL verde, aquela pasta grudenta. Ficava na mão, mas só de esfregar os dedos sumia tudo. Aí fui fazer o teste da reaplicação/limpeza. Apliquei uma gota por elo, girei um pouco o pedivela, e passei o pano (essa primeira era só pra limpar). A bichinha ficou estalando de limpa
![Shocked :shock:](./images/smilies/icon_eek.gif)
. Aí apliquei uma segunda vez, e voltei pro estágio 1, deixar secar e tal, e continuo usando. A corrente ficar limpa por fora não quer dizer nada, mas parece que está tudo bem lubrificado, e funcionando a contento.
Vou acabar com os meus lubrificantes aqui, mas pelo jeito depois é só comprar um litro de óleo automotivo sintético, solvente, e ter lubrificante pra uma vida.
![Cool 8-)](./images/smilies/icon_cool.gif)
Mesmo que a lubrificação aguente por mais tempo, se eu tiver que reaplicar uma vez por semana, contando pedal todo dia+pedal do sábado e domingo, tá bom demais
![Smile :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)