Limpando a cassette

Regule e ajuste sua bicicleta
Post Reply
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Limpando a cassette

Post by portoga »

Pessoal, chegou a temida hora de limpar a cassette da minha bike.

Estava usando o lubrificante Squirt, mas aí quebrei a corrente (na verdade, torci ela) e voltei a utilizar óleo "normal" na corrente nova, pois achei um pecado ter que retirar todo o óleo que vem na corrente de fábrica (para quem não sabe, deve-se retirar todo o óleo "normal" da corrente antes de começar a utilizar o Squirt).

Conclusão, minha cassette está bem suja (preta e cheia de craca!) e realmente odeio a tarefa de limpá-la, pois para ficar bom isso toma bastante tempo e faz uma sujeirada danada.

Alguém tem algum método "limpo" para fazer esse trabalho sujo? Se não fosse pelo valor, compraria um cuba ultrassônica!

Abraço!
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Limpando a cassette

Post by Marcelo Marino »

Tenho o mesmo problema que você. :D

Gosto de do cassete limpinho, mas o trabalho de desmontar tudo e limpar pinhão por pinhão é grande mesmo.
A cuba ultrassônica seria a realização de um sonho, hehehe.

Para ter menos trabalho eu uso a borda de um pano e vou passando entre os pinhões ou usando uma escova (pode ser a própria para bicicleta ou uma de limpeza de casa com cabo), aí faço movimentos de cima para baixo, de baixo para cima com um jornal embaixo.
Sempre com o produto de limpar corrente.

As equipes profissionais durante as corridas usam escova também, mas com água e sabão (ou algum produto do tipo) e depois jogam água.
Funciona muito bem, mas eu não gosto porque pode entrar água no cubo.

Não fica 100% limpo, o que da raiva também, porque você tem trabalho e não fica bom.

Uma outra opção seria usar óleo a base de cera, que é bem mais limpo.
Provavelmente quando acabar o meu Squirt eu volto para o Finish Line Cera.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
portoga
Membro
Posts: 627
Joined: Tue 03 Dec 2013 15:57
Nome Verdadeiro:: Ronaldo Spinola

Re: Limpando a cassette

Post by portoga »

Marino, olha o custo do sonho:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... source=gps" target="_blank
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Limpando a cassette

Post by brunocarlo »

Eu aprimorei um pouco meu metodo de limpar k7 e corrente, 10. foi -> usar missinglink/powerlink, assim se tira a corrente da bike e a coloque dentro de uma garrafa plastica, um pet 2l é o ideal.

A mistura que ando fazendo é detergente/suco de limão/mr. musculo, proporção 1/1, jogo tudo dentro da garrafa, fecho e dou uma bela sacudida. Depois pego um pouco do liquido magico e dou uma esfregada no k7, usando uma escova de dentes. Depois de escovar k7, eu o seco com um pano, entre os cogs e tal, fazer isto demora uns.... 15 minutos ;) . Há, tire a corrente da garrafa e a deixe enbrulhada num pano, desdes de microfibra que se compra num mercado... depois de bem seco, remonte na bike.

Pra ficar 100%, use o mesmo método de limpar o k7, escova de dentes+liquido mágico, para limpar as coroas... e pronto.
Bruno Carlo
Meu Strava
tschroder
Membro
Posts: 436
Joined: Mon 22 Sep 2014 16:27
Nome Verdadeiro:: Tiago

Re: Limpando a cassette

Post by tschroder »

Enrola um paninho numa faca e roda pra trás.... Coloca no pano o veneno que você quiser.... BCAA, óleo, detergente, limao, EPO, risos....
Gili
Membro
Posts: 2818
Joined: Tue 14 May 2013 21:53
Location: Nova Iguaçu / Iguaba Grande - RJ

Re: Limpando a cassette

Post by Gili »

Algoo e pincel
"Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho ninguém pode julgar, porque é entre você e você"
kinbold
Membro
Posts: 2119
Joined: Sat 20 Apr 2013 17:30

Re: Limpando a cassette

Post by kinbold »

Outra coisa que ajuda é spray de limpeza de corrente de moto:

http://www.marquinhomotos.com.br/spray- ... -o-motul/p

Mas se tiver muito "cracado" não tem jeito, tem que tirar e escovar.
Image
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Limpando a cassette

Post by Leo Miau »

"Método limpo" deve ser o que não usa nenhum liquido que vai cair no chão... bom eu não limpo assim, rs...

Eu limpo com solução de algoo e água 50%/50%. molho o pincel na solução e limpo o k7 montado na roda mesmo, depois jogo água pra tirar tudo, deixo a roda bem na horizontal pra cair o menos possível de água no cubo e hub, dai deixo no sol pra secar e pronto, fica muito limpo.
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Limpando a cassette

Post by Adriano »

Pra limpar o cassete, eu retiro da roda, coloco em uma bacia com desengraxante e esfrego com uma escova limpa limo Scotch-Brite. Fica relativamente limpo sem grande esforço.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Post Reply