Criei esse tópico pra uso de todos (se quiserem). Vamos concentrar aqui todas as propostas para 2017 em termos de metas pessoais quando o assunto é bike. Pode ser uma meta de desempenho, de compra ou até de abandono do esporte (hahaha). Podemos ir "atualizando" a lista com o passar do ano de 2017 e, ao final, rever quais foram alcançadas e quais eram apenas umas boas mentiras/surtadas.
E se ngm embarcar na proposta, só eu uso mesmo sem problema

Minhas metas (sem ordem de prioridade):
Participar de um Audax 200
Sim, parece bobo, mas nunca fiz um em 4 anos de bike. Quero preferencialmente o de Urussanga (cidade próxima da minha) que utiliza grande parte das estradas nas quais pedalo constantemente, mas que tem uma boa peculiaridade: um dos PCs é na "metade" da Serra do Rio do Rastro (até um pouco antes de começar o concreto, q é a parte mais inclinada) e o penúltimo é numa praia! Por isso chama-se informalmente de Audax Serra-Mar. Link do Strava pra quem tiver curiosidade de como foi esse ano: https://www.strava.com/activities/781192064" target="_blank. Na impossibilidade, já que o Serra-Mar foi em nov/16, vou pro Audax Criciúma (maio/17) ou o de Floripa (fev/17).
Participar de alguma prova local
Sim é mais bobo ainda. Treinar usando até medidor de potência e nem de prova participar!! Essa vai ser complicada pq os calendários aqui da região são confusos e as provas mais organizadas exigem um deslocamento que não estou disposto a fazer. Quero correr no "quintal de casa". Corro o risco de fazer alguma coisa até no MTB, pq na estrada são poucas as possibilidades. Vamos aguardar o ano virar pra ver se dá de focar numa prova em específico. Havia uma na região que era crono num dia e circuito no outro. Era aqui na cidade onde trabalho (q não é a mesma q moro), mas depois de dois anos seguidos de evento, no ano passado não teve. Não sei se acabou infelizmente.
Atingir os 300w de FTP
Essa é uma meta complicada, mas depende só do meu esforço mesmo. Esse ano foram 30w de aumento (235 pra 285w), com mta oscilação de foco, dedicação e tempo disponível. Por isso estou colocando uma meta mais realista pro ano que vem considerando tbm que devo estar chegando próximo do meu platô fisiológico para a disponibilidade psicológica/financeira que estou tendo.
Descer pra 80 kg
Eu acho essa meta a mais complicada de todas, pra ser sincero. Eu to em mta dificuldade de emagrecer mesmo seguindo, mais ou menos, o mesmo estilo alimentar que fizeram perder quase 20 kg nos últimos anos. Certamente que eu estabilizei nos 85 ± 1 kg e agora preciso de uma intervenção mais forte pra voltar a emagrecer. Só que to criando um habito mto mto ruim de “me liberar da dieta” qdo estou mto tenso com o trabalho (coisa que vem acontecendo com frequência). De novo a cabeça precisa voltar pro lugar! Juntando essa meta com a anterior, temos a meta do w/kg que é de 3.75 que nesse ano era pra estar já nos 3.5 w/kg, mas nem fu q vou conseguir chegar (com mta sorte eu ficarei nos 3.3 w/kg).
Subir a Serra do Rio do Rastro em menos de 1h20
Esse é um desafio bom! No segmento de 15.4 km a 6.4% que leva símbolo HC no Strava, fiz o tempo de 1h25min20. Não vai ser fácil arrancar 5min20, mas como fui bem conservador na minha primeira subida, acho que nessa eu posso arriscar um pouco mais! Só como referência, neste mesmo segmento o Roma fez 58min31, o Ronaldo (Portoga) em 1h05min23 e o Gleidson em 1h08min16. Qualquer coisa abaixo de 1h20 pra mim vai ser uma vitória das grandes!
edit.:
350 h de treino (moving time)
Auto-explicativo. Minha melhor marca são 323 h em 2015. Em 2016, não passarei de 280h! Preciso voltar a pedalar mais!!!
Talvez eu crie uma ou outra nova meta, mas por enquanto é isso! Vamos ver se ano q vem isso vira o mural da vergonha ou o mural da vitória