Sensor Garmin GSC 10 Cadência/Velocidade sem 'velocidade'

Espaço para discussão de bicicletas, componentes e acessórios para ciclismo.
Post Reply
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Sensor Garmin GSC 10 Cadência/Velocidade sem 'velocidade'

Post by brunocarlo »

Prezados,

Bom dia,

A pouco tempo eu percebi que o meu garmin tava pegando a velocidade somente do gps, e que o sensor tinha parado de mandar esta informação.. até verifiquei pelo telefone, meu telefone tem ant+, e ele tb não marcava a velocidade pelo sensor, somente pelo gps, com isto, logo condenei a bateria e tal, troquei, mas o problema persiste, o sensor de velocidade não funciona, já dei uma mexida mas nada, alguém já teve este problema? É o suspiro de um moribundo sensor, que já tem uns 4 anos de uso....
Bruno Carlo
Meu Strava
fbergo
Membro
Posts: 608
Joined: Wed 08 May 2013 16:55
Location: Campinas, SP

Re: Sensor Garmin GSC 10 Cadência/Velocidade sem 'velocidade

Post by fbergo »

No teste das luzes o led verde acende nas passagens do imã ? (a parte do sensor que fica presa no quadro tem um botão branco; aperte o botão e gire a roda e o pedivela. Vai piscar vermelho quando passar o pedivela/cadência e verde quando passar o imã da roda/velocidade).

Se não estiver acusando, ou o imã não está alinhado ou o reed switch quebrou (é a peça que fica no braço do sensor e que capta a passagem do imã). O reed switch costuma quebrar/romper com pancadas fortes ou mesmo com a batida do imã se deixá-lo bater no sensor.

O reed switch é uma peça com um filamento/placa dentro de um tubo de vidro:

Image

É comum o filamento quebrar com impactos (similar ao rompimento de filamento em uma lâmpada incandescente).

Dá para trocar o reed switch e a peça em si é barata (menos de 5 reais). Mas desmontar e soldar o GSC10 sem quebrar mais nada é bem chato. Não sei se alguém aí na sua cidade faz esse serviço a preço que compense, e imagino que as autorizadas da Garmin cobrem algo exorbitante para consertar.
Se descanso é parte do treino, nunca treinei tanto na minha vida.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Sensor Garmin GSC 10 Cadência/Velocidade sem 'velocidade

Post by brunocarlo »

Bergo,

Eu já desmontei ele da bike, já fiz o procedimento de 'reset'.

Só não me toquei nesta de ficar verde, o vermelho eu vi que fica.

O reed switch, não lembro de pancada forte não, mas acho que pode ter afogado... talvez, eu tinha pego umas 'enchentes', e foi um pouco depois, apesar de eu ter visto que o interior dele estava seco.

Mas vou ver como desmontar ele e dar uma olhada,, vlw.
Bruno Carlo
Meu Strava
laertejr
Membro
Posts: 202
Joined: Fri 10 May 2013 00:45
Nome Verdadeiro:: Laerte
Location: Curitiba

Re: Sensor Garmin GSC 10 Cadência/Velocidade sem 'velocidade

Post by laertejr »

Oficialmente acredito que a garmin nao efetue reparo desse sensor, pois eu tive esse problema em menos de um ano e a garantia me deu um novo...

Agora se tem mais de um ano, é possivel reparar, efetuando a troca do reed switch, mas tome cuidado ao desmontar para nao danificar o circuito eletronico interno
Tentando pedalar :roll:
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Sensor Garmin GSC 10 Cadência/Velocidade sem 'velocidade

Post by brunocarlo »

Ola, só um feedback, acho que é isto mesmo, foi o sensor pro espaço mesmo, somente a luz vermelha acende.

Vou ver como troca este sensor e meter a mão.
Bruno Carlo
Meu Strava
Post Reply