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				Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Fri 03 Nov 2017 13:11
				by Wanderson Mata
				Boa tarde
Abrindo este tópico para discutirmos algo que está vendo para o ciclismo de estrada, o uso de relação de coroa única na road.
Eu mesmo cogitei usar por que eu sou mestre em cruzar relação, e, se não fosse o barulho, usava a coroa 50 até o k 28 (uso no máximo no 23 por causa do barulho).
Infelizmente a coroa específica ainda é caro, se comparado com a coroa normal.
Mais alguém vê possibilidade de uso?
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Fri 03 Nov 2017 14:36
				by ftmonjardim
				o problema não é a coroa e sim o k7, vai ter que popularizar de 12 pelo menos, senão fica inviável, não dá pra girar a 90 rpm e ter um buraco que te force a girar com 70 descendo uma ou 110 subindo outra.
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Fri 03 Nov 2017 14:43
				by Wanderson Mata
				ftmonjardim wrote:o problema não é a coroa e sim o k7, vai ter que popularizar de 12 pelo menos, senão fica inviável, não dá pra girar a 90 rpm e ter um buraco que te force a girar com 70 descendo uma ou 110 subindo outra.
Ai vem aquela trabbalho de desmontar k7 e monta-los no freehub de acordo com o pedal, acho.
 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Fri 03 Nov 2017 14:51
				by Wanderson Mata
				fiz uma planilha rapida
COROA 10V	K710V	GEAR RATIO
50	11	4,55
50	12	4,17
50	13	3,85
50	14	3,57
50	16	3,13
50	17	2,94
50	19	2,63
50	23	2,17
50	25	2,00
50	28	1,79
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Fri 03 Nov 2017 14:54
				by Wanderson Mata
				Velocidade x cadência
relação  vel a 95 vel a 100
50x11	54.43	57.29	
50x12	49.88	52.51	
50x13	46.05	48.48	
50x14	42.70	44.95	
50x16	37.44	39.41	
50x17	35.17	37.02	
50x19	31.46	33.12	
50x23	25.96	27.32	
50x25	23.92	25.18	
50x28	21.41	22.54
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Fri 03 Nov 2017 14:55
				by ftmonjardim
				eu uso uma coroa na MTB, é muito prático, mas mesmo com 11 velocidades, fica buraco, não acho viável na ROAD, só se tiver 12 velocidades e ainda teria que ter 2 cassetes, um para plano e pouco morro e outro para serras.
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Fri 03 Nov 2017 14:56
				by ftmonjardim
				como voce sobe algo bruto com 50x28 sem ser com uma cadência muito baixa, difícil.
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Sat 04 Nov 2017 17:16
				by ProfClayton
				1 coroa só em corrida... para treinos é complicado
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Sat 04 Nov 2017 20:40
				by Flavio Tuix
				acho bem complicado uma coroa só para speed.
exatamente o q o monja falou, como vc vai manter uma cadencia alta (pros froome lovers) com coroa grande na frente?
Vai usar um coroa 46 na frente (de bike fixa) e k7 28 atras?
sei la, nao to por dentro do assunto, mas acho mto impossivel isso.
abrax
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Sun 05 Nov 2017 22:28
				by flpin
				Achei bem razoável. 
E o GCN video é bem informativo nesse sentido: 
https://www.youtube.com/watch?v=utw9NzIwhzw 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 11:50
				by rad
				Até mesmo com 12v o escalonamento ficará cheio de buracos. Talvez consigam eliminar o cambio dianteiro no futuro, mas a solução não será o aumento do numero de cassetes.
Talvez essa seja uma solução: 
http://revistabikeup.com.br/sram-e-shim ... iro-duplo/ 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 12:53
				by MHF
				dia 1 de abril próximo teremos a resposta .... hehehehe
O que sempre comento sobre 1x nas mtb é q estão inovando tanto, aumentando k7, movendo pedivela pra acertar chainline e etc que já já "inventam" um inovador câmbio dianteiro para usar 2 coroas ...
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 13:46
				by rad
				MHF wrote:dia 1 de abril próximo teremos a resposta .... hehehehe
heheheheheheheh
 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 13:52
				by Wanderson Mata
				Quanto aos GAPs, de fato haverá, mas, nas relações de 8v e 9v já haviam.
Quanto ao k7, a Shimano tem uma patente de 14v lá da década de 90 (soube por um vídeo do Pra Quem Pedala)
Relação X1 já é quase unanimidade no ciclocross, e, vale lembra que antigamente era mais que normal usar coroa única com 6v/7v atrás.
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 15:56
				by ftmonjardim
				esquece Wanderson, imagina um k7 de 14v, quanta mudança de marcha para manter um cadencia coerente?
imagino que seria algo tipo um cardan,
imagina a variação do tamanho da corrente, na mtb tem que ter trava no cambio traseiro.
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 16:47
				by ftmonjardim
				
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 16:50
				by Wanderson Mata
				Já tinham anunciado antes da Vuelta, e a UCI aprovado o uso nas grandes voltas
http://road.cc/content/tech-news/224946 ... front-mech 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 17:12
				by ftmonjardim
				Agora me explica como vão andar no pelote com 44x11,
250 rpm?
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 17:18
				by Wanderson Mata
				ftmonjardim wrote:Agora me explica como vão andar no pelote com 44x11,
250 rpm?

 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 17:22
				by MHF
				44 x 9   = 11,17
53 x 11 = 11,01
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Mon 06 Nov 2017 17:24
				by Wanderson Mata
				MHF wrote:44 x 9   = 11,17
53 x 11 = 11,01
Verdade, a sram tem cog 9t
 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Tue 07 Nov 2017 11:18
				by Papillon
				Eu sei que sou meio burro mas nào consigo ver vantagem em economizar as 29g da coroa menor e 70g do cambio dianteiro pra ter uma corrente batendo no chainstay.
E tem aquela, vc vai e coloca 50x11 mas vai ter quem use 52x11 e vc se esguelando pra acompanhar.
52x36 e 12-28 11V me parece um padrão de consumo, quando popularizar 12V ai deixa 12-32.
E lembre que tem a outra parte, subir a 44x36 não é muito leve, equivale a subir de compacto 34x21, tudo isso fora os buracos.
Agora se popularizarem k7 menores começando com 10 dentes ai...poderia diminuir o coroão, digamos usar 44/28 e 10/23 ou mesmo no caso do citado k7 de 9 dentes, 40/28 e 9/23
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Wed 27 Mar 2019 02:01
				by ReinaldoBrisolla
				
Novo groupset da rotor c 13 velocidades e mudanca hidraulica
 
			 
			
					
				Re: Relação 1x nas Road - futuro ou desnecessário?
				Posted: Thu 26 Mar 2020 10:28
				by soundworks
				Belo tema, mas tenho algumas consideraçoes, muito se fala e até se usa no pro tour, cages da Ceramic speed com roldanas maiores para se diminuir arrasto, tbm em provas de TT costuma se usar coroas gigantes 56 - 58, para pode usar bastante o meio do k7 e economizar energia em não ficar usando cogs pequenos, então se usar uma coroa na frente e usar cog de 9, de 10, estamos indo na contramão com relação a todo esse desenvolvimento.....