PAF wrote:schmidt wrote:Desculpe PAF,
Mas 2 pontos não tem representatividade estatística, além disso os testes estão separados por 2 meses, se você estava destreinado é natural ganhar condicionamento em 2 meses, isso não quer dizer que a sua escolha de cadência no segundo teste é que fez sua FC ser menor.
É não bicho.
Coloquei ali apenas dois treinos idênticos separados por 2 meses, mas houve muito mais sessões para se chegar nessa conclusão. Foram 3 métricas comparadas. Treino no rolo, condições controladas. Potência média ficou dentro da propagação de erros (5%), cadência subiu e fc baixou.
P.
Continuo achando que apenas 2 medidas são pouco confiáveis, a quantidade de variáveis que podem influenciar em dias diferentes e não podem ser controladas são muitas, ex: Temperatura, umidade, grau de hidratação, etc... Por isso acho que médias e linhas de tendência tem melhor resultado.
Pra medir minha evolução faço uma relação do ritmo cardíaco com a potência.
Nos treinos intervalados pego os 5 minutos finais de cada intervalo e faço uma média dos valores de bpm e Watts o que me dá um ponto no gráfico de "bpm x W", pego também os 5 minutos finais dos intervalos de descanso e faço a mesma coisa, encontrando um ponto P2.
Com estes dois pontos traço uma reta "y = ax + b" e encontro os parâmetros "a" e "b".
Ex: Em um treino 3x12min os pontos encontrados foram os seguintes:

-> P2: (126 bpm, 179 W)
-> P1: (160 bpm, 283 W)
O que levou aos seguintes parâmetros da equação da reta:
-> a = 0.33 bpm/W
-> b = 66.6 bpm
Coloquei aqui o período de mais ou menos 1 ano, dá pra notar que o parâmetro "b" permanece praticamente o mesmo, mas o parâmetro "a" cai de maneira consistente.
Parâmetro a:
Parâmetro b:
Minha interpretação é que fiquei mais eficiente, ou seja, quando o parâmetro "a" cai gero os mesmos Watts com o menos batimento (ou mais Watts com o mesmo batimento). Enquanto que o parâmetro "b" que ficou estagnado me indica que fiquei com a mesma frequência de repouso (0W) durante o período analisado.
P.S.
- Nos treinos 3x12 uso os 3 minutos finais de cada bloco ao invés de 5 minutos como falei acima.
- Não tenho Power Meter, minha informação de Watts é dada pela equação do rolo Kurt Kinetic Road Machine:
https://kurtkinetic.com/technical-infor ... ower-tech/" target="_blank