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O tópico dos tubulares

Posted: Wed 16 Oct 2013 18:34
by Enkidu
O assunto aqui é pneus tubulares. Sobretudo pra que as informações não fiquem espalhadas por aí.

Você já teve a sua primeira vez? Tem dúvidas? Fica tenso só de pensar no assunto? Dicas - tá precisando ou descobriu alguma boa?

Pra começar a desmistificar o assunto, um filminho bacana:
phpBB [media]


Eu não sou nenhum doutor no assunto, mas já tenho alguma quilometragem. Dou o chute inicial me colocando à disposição pra perguntas as quais possa responder, compartilhando o que já tive de experiência.

Shoot!

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Wed 16 Oct 2013 18:59
by Magnus
Qual a durabilidade de um Vittoria desses que você usa? Valem a pena financeiramente ou só pela performance superior? Falando nisso, quais os pontos fortes do tubular em relação a performance?

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Wed 16 Oct 2013 19:30
by Enkidu
O Vittoria Corsa Evo é o mesmo pneu que a versão clincher, que tem o "Open" a mais no nome. Estou com quase 1000Km rodados neles e fiz o primeiro rodízio agora. Imagino que devam rodar mais uns 1500Km.

O preço médio deles é na faixa de 95usd/cada, mas agora (final de temporada) tenho visto promos a 59usd. Este é o pneu com a menor resistência a rolagem que existe, muito usado no Tour, junto com os Veloflex Carbon (2o. lugar em resistencia a rolagem, pouco mais resistente a furos) e Continental Competition (3o. lugar em resistencia a rolagem, e o mais resistente a furos).

Se vale a pena financeiramente? Eu penso assim: Imagine se vc pudesse usar o mesmo pneu do Vettel no seu carro, o quanto isso te daria de prazer?

As principais vantagens de performance do tubular:
- Peso bem menor no conjunto roda/pneu (momento de inércia)
- Conforto
- Segurança

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Wed 16 Oct 2013 20:22
by marcoaleite
Uma coisa que me desanimou um pouco na escolha dos tubulares foi a dificuldade de encontrar para comprar. Acha que dá para ir montando um post com lojas que vendam com variedade boa né?

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Wed 16 Oct 2013 20:40
by Magnus
E adaptações como conversão de roda clincher para usar pneu tubular, pneu tubular Tufo para roda clincher etc... Alguma dessas gambiarras vale a pena?

edit: já pensei em usar uma gambiarra dessas, tipo um Tufo para sentir como é girar com pneu tubular antes de investir pesado e aderir de vez...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Wed 16 Oct 2013 20:57
by Enkidu
Encontrar boas ofertas de tubular não é difícil na web. Aqui, no varejo, non ecsiste. E se achar, vão querer te vender gato por lebre (o vendedor pode achar que vc é tripateta). Mas afinal, voce compraria um tubular em uma loja aqui???

Pra usar tubulares, planejamento é fundamental. Nem tanto os pneus, mas os acessórios - cola e solvente. Para aros de carbono, a cola é específica. E tbm chega uma hora que você vai querer limpar a cola velha dos aros, e a única coisa que o carbono permite é acetona, que é proibida por aqui. Vc só acha uma tal de "solução de acetona" chutadaça. Portanto, já compre uma lata de meio quilo de cola (vai durar a vida inteira, sem miguelação) e um solvente da 3M próprio pra cola de contato.

Uma vez fui colar um par e estava sem cola. Só fui achar lá no seu Eduardo Puertollano. Mandei um boy buscar, R$ 15 um tubo de cola e fdp do boy queria me cobrar R$ 70 pra ir lá buscar pra mim...

É bom também ter uns aros tubulares usados pra guardar seus pneus inflados. Eles curam como queijo e ficam mais resistentes.

A maioria das compras que fiz foi nessas duas lojas, tem tudo:

http://www.biketiresdirect.com
http://www.worldclasscycles.com/

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Wed 16 Oct 2013 21:04
by Enkidu
Magnus wrote:E adaptações como conversão de roda clincher para usar pneu tubular, pneu tubular Tufo para roda clincher etc... Alguma dessas gambiarras vale a pena?
- Eu não arriscaria...
Magnus wrote:edit: já pensei em usar uma gambiarra dessas, tipo um Tufo para sentir como é girar com pneu tubular antes de investir pesado e aderir de vez...
- Não rola. O tufo é bom pq é à prova de bomba, mas tem uma puta resistencia à rolagem. Use um Vittoria OPEN Corsa Evo e vc vai ter o gostinho. Só que vai faltar aquele chiado oco quando passa dos 30...e a sensação de estar andando em cima de uma bexiga (isso é parte do fetiche...).

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Wed 16 Oct 2013 22:37
by PAF
Eu uso Open Corsa nas minhas rodas e não existe pneu clincher melhor que esses.

Quanto aos tubulares, acho sim que, existe uma mistificação sobre eles. O problema que eu vejo aqui é no caso de um furo, eu ter que depender de outra pessoa para consertar (meu tempo é restrito demais).

Se assim não fosse, só rodaria de tubulares por aí. Esse fds, eu posto aqui algumas impressões sobre os tubulares que já usei e as coisas que passei para colar um tubular.

Abs.

P.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 17 Oct 2013 00:09
by Magnus
Se eu partir para essa vou ter que aprender tudo, desde colar até consertar. Duvido muito que aqui na região tenha alguém bom nisso...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 17 Oct 2013 12:01
by Enkidu
Magnus wrote:Se eu partir para essa vou ter que aprender tudo, desde colar até consertar. Duvido muito que aqui na região tenha alguém bom nisso...
Não só na sua região...Eu aqui em SP tive que aprender tudo e mais um pouco. Eu mandei uma vez só fazer um serviço fora. O dono da loja é um ícone do ciclismo sulamericano, uma pessoa que dá vontade de ficar conversando horas...só que quem fez o serviço foi um funcionário dele. Nem preciso dizer no que deu...quase me estragou o pneu e acabei eu de ter que refazer toda a parada.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 17 Oct 2013 21:30
by Carvalho_BR
Enkidu, duas consideracoes:
1) a cola "especifica" pra carbono é balela.
alem de nao colar bem como a cola de sapateiro comum, é mais cara e nao rende nada.
se alguem quiser, tenho ainda uns 4 ou 6 tubos dela, nao vou usar mais. me contatem por email.

2) a fama de má rolagem dos tufo é pelo seguinte: a borracha externa deles é muito rigida/dura. se for pra ter boa aderencia, tem q calibrar eles com menos de 100 lbs - e aí ele "embarriga" demais e aumenta a resistencia à rolagem. se calibrar eles com mais de 120 lbs (pra melhorar a rolagem), acaba com a aderencia, pois ele fica duro igual pedra. Eu uso assim mesmo, meu par ta montado nas Zipp q eu uso nas corridas. Prefiro correr com pneu duro e sem furos, do q com pneu confortavel e q vai me deixar na mao no meio da corrida.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 11:17
by Enkidu
Pois bem, de uma forma ou de outra eu desencanei dessa de cola específica pra carbono. Ontem à noite usei cola de sapateiro mesmo. Tava fazendo o rodizio dos vittoria corsa e a porra da cola específica acabou. Tinha um tubo de brascola em casa e foi ela mesma. Ainda não rodei, mas já deu pra perceber que foi bem eficiente.

Com tufo eu já rodei até com 180 libras, em piso bom (S3 lite). Rodei uns 3000Km com eles, ainda rodam mais um pouco. Já com os hi composite carbon, uns 2500. Já peguei até estrada de terra com eles, nunca furaram. A questão da "alta resistencia à rolagem" eu nunca consegui quantificar (não tenho instrumentos e nem o costume de registrar), apesar de também usar vittoria corsa. Já viu essa lista que junta clincher e tubular?
  • Tire Crr
    Deda Tre Giro d’Italia 0.0038
    Vittoria Open Corsa Evo CX 0.0039
    Michelin Pro 2 Race 0.0042
    Vittoria Diamante Pro Rain 0.0044
    Michelin Megamium 2 0.0047
    Pariba Revolution 0.0048
    *Veloflex Carbon (Tubular) 0.0049
    Michelin Carbon 0.0050
    *Gommitalia Route du Nord (Tubular) 0.0050
    Panaracer Stradius Pro 0.0051
    Schwalbe Stelvio Plus 0.0052
    *Gommitalia Platinum (Tubular) 0.0053
    *Vittoria Corsa Evo CX (Tubular) 0.0054
    Schwalbe Stelvio Evolution Front 0.0056
    Continental GP Force (rear specific) 0.0057
    Hutchinson Fusion 0.0057
    Schwalbe Stelvio Evolution Rear 0.0057
    *Vittoria Corsa Evo KS (Tubular) 0.0057
    Continental Ultra GatorSkin 0.0058
    Ritchey Pro Race Slick WCS 0.0058
    Schwalbe Stelvio 0.0059
    *Continental Competition (Tubular) 0.0059
    *Veloflex Roubaix (Tubular) 0.0059
    *Continental Podium (Tubular) 0.0060
    Specialized S-Works Mondo 0.0061
    Continental GP 3000 0.0067
    Hutchinson Top Speed 0.0069
    *Schwalbe Stelvio (Tubular) 0.0069
    Continental GP Attack (front specific) 0.0073
    *Tufo Elite Jet (Tubular) 0.0073
    *Schwalbe Montello 300 (Tubular) 0.0075
    *Tufo Hi-Composite Carbon (Tubular) 0.0077
*denotes tubular tire test
(http://velonews.competitor.com/2007/06/ ... ance_12493)

Eu gostaria de usar o Continental Competition. Vc já usou?

Uma vez comprei um par de Veloflex Carbon, mas a loja cancelou por erro no estoque...Mas fetiche mesmo são os André Dugast de seda - estão na minha mira.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 11:27
by Carvalho_BR
o problema desse teste comparativo é q todos os pneus estavam com a mesma pressao.
e se levar em conta q o tufo pede mais pressao do q os outros (assim como outros giram melhor com calibragens diferentes), se o teste tivesse sido feito com eles a 130/140 lbs talvez o resultado tivesse sido outro (menor resistencia à rolagem).

ja rodei de GP4000, mas ainda nao experimentei os Competition - qdo os tufo acabarem eu experimento.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 11:30
by Magnus
Carvalho, esse "se calibrar eles com mais de 120 lbs (pra melhorar a rolagem), acaba com a aderência" é em relação apenas a resistência a rolagem ou ele fica instável, sem "grip"?

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 11:31
by Enkidu
A lista é de 2006...não encontrei nenhuma atualização dela.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 11:41
by Enkidu
Magnus wrote:Carvalho, esse "se calibrar eles com mais de 120 lbs (pra melhorar a rolagem), acaba com a aderência" é em relação apenas a resistência a rolagem ou ele fica instável, sem "grip"?
Nem tanto com a aderência, é mais com relação à tração. O pneu "pula" em piso irregular.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 12:17
by bruno_h2
Além dos dugast existem os fmb também...

http://www.fmbtires.com/

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 12:31
by marcoaleite
O lance da pressão é complicado, pois varia de cada um. Por exemplo, eu uso 110 PSI no máximo, mais que isso a bike quica demais. Com 110 PSI dependendo do lugar já quica bastante.
Um relatinho sobre pneus: domingo nós passamos 12x por um trecho de blocos de cimento com areia, além que depois a subida toda era em cobblestones. Ali deu para ver a vantagem de um pneu melhor, da primeira vez que andei neste trecho estava com roda de treino e pneu porquera (60 tpi), era uma bateção danada, tanto que quebrei o selim. Domingo agora com as full carbon e os Vittoria Rubino (150 tpi) eu passava sentado a quase 40 km/h e o controle da bike era muito superior. A subida parecia em asfalto de tão macio que foi. Nas duas ocasiões estava com 110 PSI.
De tubular naquele trecho deveria ser uma maravilha, dá para passar alisando tudo! rsrsrs

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 12:41
by binho
Marco, em rodas de alumínio, quanto vc usa nos Vittoria Rubino?

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 14:32
by marcoaleite
binho wrote:Marco, em rodas de alumínio, quanto vc usa nos Vittoria Rubino?
Eu uso em torno de 110 psi. Com essa pressão ficou bacana a rolagem e o conforto. Com mais que isso não gostei, eu sou leve (64 kg) e aí pula muito.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 14:37
by ProfClayton
Carvalho você não consegue um valor bão em um par de Tufo S3 lite? e por acaso você tem selante Tufo Extreme para vender?? estou precisando de 2 tubos...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 16:23
by Enkidu
ProfClayton wrote:Carvalho você não consegue um valor bão em um par de Tufo S3 lite? e por acaso você tem selante Tufo Extreme para vender?? estou precisando de 2 tubos...
http://www.biketiresdirect.com/product/ ... bular-tire
http://www.biketiresdirect.com/product/ ... t?ss=10618

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 19:07
by Enkidu
bruno_h2 wrote:Além dos dugast existem os fmb também...

http://www.fmbtires.com/
...costurados à mão pela senhora Abigail Merckx com esmero...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 19:30
by ProfClayton
Enkidu wrote:
ProfClayton wrote:Carvalho você não consegue um valor bão em um par de Tufo S3 lite? e por acaso você tem selante Tufo Extreme para vender?? estou precisando de 2 tubos...
http://www.biketiresdirect.com/product/ ... bular-tire
http://www.biketiresdirect.com/product/ ... t?ss=10618
Até copraria fora mas acho que não chega a tempo do Granfondo... Então preciso de um par que já esteja no Brasil...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 23:16
by Carvalho_BR
Enkidu wrote:
Magnus wrote:Carvalho, esse "se calibrar eles com mais de 120 lbs (pra melhorar a rolagem), acaba com a aderência" é em relação apenas a resistência a rolagem ou ele fica instável, sem "grip"?
Nem tanto com a aderência, é mais com relação à tração. O pneu "pula" em piso irregular.

exatamente - aderencia em relação à capacidade de tração.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 23:20
by Carvalho_BR
ProfClayton wrote:
Enkidu wrote:
ProfClayton wrote:Carvalho você não consegue um valor bão em um par de Tufo S3 lite? e por acaso você tem selante Tufo Extreme para vender?? estou precisando de 2 tubos...
http://www.biketiresdirect.com/product/ ... bular-tire
http://www.biketiresdirect.com/product/ ... t?ss=10618
Até copraria fora mas acho que não chega a tempo do Granfondo... Então preciso de um par que já esteja no Brasil...
no brasil nao tenho nenhum, mas vou cotar o preco trazendo de fora, chega pra mim em menos de um mês.
tenho sobrando aki é um tubo de tufo extreme e um tubo de vittoria pitstop.

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 18 Oct 2013 23:27
by FIDA
ProfClayton wrote:
Enkidu wrote:
ProfClayton wrote:Carvalho você não consegue um valor bão em um par de Tufo S3 lite? e por acaso você tem selante Tufo Extreme para vender?? estou precisando de 2 tubos...
http://www.biketiresdirect.com/product/ ... bular-tire
http://www.biketiresdirect.com/product/ ... t?ss=10618
Até copraria fora mas acho que não chega a tempo do Granfondo... Então preciso de um par que já esteja no Brasil...
Tenho um par de Tufo S3 Lite novos na caixa aqui em casa, vendo por R$ 220,00 cada, interessa?

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Thu 07 Nov 2013 22:35
by Enkidu
Vittoria Corsa CX 2013 por 54.99 na probikekit. Me dei um parzinho de presente.

http://www.probikekit.co.uk/bicycle-tyr ... 76989.html

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 08 Nov 2013 00:06
by samuelgouvea
enkidu, hoje passei numa loja e o cara tinha 2 aros tubulares lá parados, vou ver quanto o dono quer por eles pra vc...

mas deixa eu te perguntar: já usei os open corsa, fantásticos - pra dizer o mínimo... vc acha que eu teria ganhos perceptíveis de desempenho ou os ganhos são mais pro lado do conforto? é que eu jamais usei tubulares, nem em bike emprestada...

Re: O tópico dos tubulares

Posted: Fri 08 Nov 2013 09:12
by Magnus
Aquela adaptação em roda clincher para receber pneu tubular pode ser feita em rodas de carbono também? Digo isso porque o pneu vai levar uma pressão maior, qualquer roda de carbono aguenta essa pressão maior?


Edit: Corrigindo, tubeless e não tubular, digitei errado