Limpeza da relação e limpeza geral

Regule e ajuste sua bicicleta
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by brunocarlo »

As suas pistas são de carbono?
Na minha lá, que é alminio, vai a mesma bucha/pano com água + detergente e limpa.. apesar que estou usando sapatas KoolStop, e elas não são de deixar muito residuo não, só quando pego chuva.
Bruno Carlo
Meu Strava
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

Provavelmente não vai encontrar essa lixa da Mavic aqui. Se quiser tentar, a Pedal Power acho que seria a com maior possibilidade, já que a Pro Parts é a representante da Mavic.

Eu limpo com bucha (lado grosso) e sabão em pedra, depois passo um pano com álcool. As sapatas limpo da mesma forma.
Não tira as marcas pretas, mas fica limpo e freia muito melhor.

Nunca usei essa lixa, mas imagino que deve ter muito cuidado para não lixar demais uma parte do aro e acabar deixando todo ondulado. Teria que lixar de maneira bem uniforme.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Pepebike »

brunocarlo wrote: (...) Na minha lá, que é alminio, vai a mesma bucha/pano com água + detergente e limpa..
Marcelo Marino wrote: Eu limpo com bucha (lado grosso) e sabão em pedra, depois passo um pano com álcool. As sapatas limpo da mesma forma.
Não tira as marcas pretas, mas fica limpo e freia muito melhor.
Grato. Então vou continuar no "água, sabão e bucha" .... ;) Para mim esse sistema é "um pouco complicado" pois moro em condomínio e os outros moradores não gostam de me ver com balde de água e sabão na garagem do edifício. Mas sempre há a rua !! :conta1
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
elsribeiro
Posts: 4
Joined: Sun 13 Apr 2014 11:25
Nome Verdadeiro:: Emerson
Location: Timóteo - MG

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by elsribeiro »

Algum dos experts em mecânica - e os gambiarreiros também - do fórum sabe como é o nome da peça / roldana / catraca que o cara usa pra "firmar" a corrente da bike neste vídeo - Aprox. aos 00:27?

Acha pra comprar ou é gambiarra dele?

https://www.youtube.com/watch?v=Sf80DnCgHRQ" target="_blank

Queria uma dessa pra "diminuir" o tamanho da bike e guardar no apartamento, além de ajudar na limpeza, é claro.
elsribeiro
Posts: 4
Joined: Sun 13 Apr 2014 11:25
Nome Verdadeiro:: Emerson
Location: Timóteo - MG

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by elsribeiro »

O burro aqui conseguiu descobrir sozinho, apanhei do inglês mas deu certo. O nome da bagaça no vídeo é Chain keeper. Pois bem, vamos à caça.
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by brunocarlo »

elsribeiro wrote:O burro aqui conseguiu descobrir sozinho, apanhei do inglês mas deu certo. O nome da bagaça no vídeo é Chain keeper. Pois bem, vamos à caça.

Cara, tem como fazer isto ai, procura que eh tranquilo de fazer.
Bruno Carlo
Meu Strava
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by raulfragoso »

elsribeiro wrote:O burro aqui conseguiu descobrir sozinho, apanhei do inglês mas deu certo. O nome da bagaça no vídeo é Chain keeper. Pois bem, vamos à caça.
Já fizeram aqui mesmo no Pelote: http://pelote.com.br/forum/viewtopic.ph ... =30#p65813" target="_blank

:voec1
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Adriano »

Galera, qual desengraxante vocês acham melhor, um que limpe de verdade e que tenha um bom custo-benefício? Eu usava querosene ou óleo diesel, mas há muito tempo parei de usar porque quero que meus netos também tenham um planeta para morar. Experimentei o Algoo, que achei ótimo, limpa muito bem, não tem cheiro, é biodegradável, não corrosivo, etc e tal, mas acabou rápido e não é tão barato. Limão com detergente não limpa tão bem a relação quando ela tá bem suja, tenho que repetir o processo muitas vezes, sem contar que se tiver qualquer machucado na mão o limão vai se encarregar de fazê-lo arder. Estou procurando um desengraxante que tenha a mesma eficiência do Algoo, mas que custe menos. O que vocês indicam? Achei um tal de OFF-CLAY no mercado livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... cletas-_JM" target="_blank), alguém aqui já usou esse?
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by raulfragoso »

Poxa, um frasco de Algoo de 1 litro concentrado custa 25 reais, e eu diluo com mais 3 litros de água, totalizando 4 litros de solução (dá para fazer até 6 litros, mas eu prefiro um pouco mais concentrado). Essa solução eu uso para limpar a relação e também para limpeza geral na bike. Dura muitos meses. Será que você não está exagerando no uso na hora de limpar ? Eu costumo usar um desses limpadores de corrente com um pouco da solução para limpar a corrente, e também um borrifador com uma escova de dentes velha para lavar o resto da relação (costumo borrifar por toda a relação e deixar agindo uns 3 minutos, depois esfrego com a escova).

O Algoo a que me refiro é esse aqui:

Image

E o limpador de corrente é esse aqui:

Image
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by PAF »

Para a corrente, cassette e corroas: água, detergente e um limão.
Para o quadro: FL rosa.
--
Image
brunocarlo
Membro
Posts: 860
Joined: Mon 16 Jun 2014 19:48
Nome Verdadeiro:: Bruno Carlo
Location: Rio de Janeiro

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by brunocarlo »

Adriano wrote:Galera, qual desengraxante vocês acham melhor, um que limpe de verdade e que tenha um bom custo-benefício? Eu usava querosene ou óleo diesel, mas há muito tempo parei de usar porque quero que meus netos também tenham um planeta para morar. Experimentei o Algoo, que achei ótimo, limpa muito bem, não tem cheiro, é biodegradáveis, não corrosivo, etc e tal, mas acabou rápido e não é tão barato. Limão com detergente não limpa tão bem a relação quando ela tá bem suja, tenho que repetir o processo muitas vezes, sem contar que se tiver qualquer machucado na mão o limão vai se encarregar de fazê-lo arder. Estou procurando um desengraxante que tenha a mesma eficiência do Algoo, mas que custe menos. O que vocês indicam? Achei um tal de OFF-CLAY no mercado livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... cletas-_JM" target="_blank), alguém aqui já usou esse?
Adriano, pra corrente, eu tiro ela e a coloco numa garafa oet, com limão e detergente e dou pra minha filha sacudir, o cassete e coroa, estou limpando com veja limpesa pesada, e uma escova de dentes velha, até ficando uma maravilha.
Bruno Carlo
Meu Strava
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Adriano »

Raul, se eu diluir o Algoo ele perde eficiência pra limpar a relação. Tenho que usar puro mesmo. Corrente é um troço chato de se limpar, só fica bem limpa depois de umas três ou quatro lavagens. Já tive uma maquininha dessa, mas acho que não compensa pela sujeira que faz e também não deixa a corrente 100% limpa. O que eu faço é desmontar a corrente, coloco numa garrafa com desengraxante e dou umas sacudidas, isso é pra tirar a sujeira grossa. Depois eu coloco a corrente numa bacia com desengraxante e escovo bem, assim ela fica limpa. O cassete e as coroas eu desmonto completamente, também lavo na bacia com desengraxante e escova.

Uma particularidade da região aqui é que tem muito minério de ferro, tanto nas trilhas quanto nas estradas. Isso encrusta na relação que é uma beleza, pra tirar dá um trabalho do cão. Produtos como veja ou limão com detergente não dão conta de fazer uma limpeza decente, a não ser que eu gaste muito tempo escovando a relação (e acabando com minhas mãos também). Preciso de desengraxante mesmo.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
raulfragoso
Membro
Posts: 1066
Joined: Tue 20 May 2014 14:53
Nome Verdadeiro:: Raul Fragoso
Location: Palmital - SP
Contact:

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by raulfragoso »

Entendi, Adriano. Tente achar então um desengraxante chamado HL-80. É o que meu mecânico compra para usar para limpeza na bike shop dele. Segundo ele, só vendem em galão de 5 ou 10 litros, mas é bem mais em conta que o Algoo e tem eficiência e rendimento parecidos, além de também ser biodegradável. Caso não encontre por aí, posso pedir o contato do revendedor com o meu mecânico e te passo depois.
"Eu prefiro morrer do que perder a vida." - Chaves do 8

Image
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Adriano »

Valeu Raul. Vou procurar esse HL80.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
PAF
Membro
Posts: 1435
Joined: Sat 03 Aug 2013 00:27
Nome Verdadeiro:: Pedro
Location: Recife/Olinda - PE

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by PAF »

O GCN, que eu considero um dos melhores sites de ciclismo, postou um vídeo sobre lavar as bicicletas com o lava-jato.

O vídeo segue abaixo:

phpBB [media]


Eu nem conhecia esse site, mas já dá para ver que o conhecimento técnico por alí, passou longe. Não vele a pena nem discutir por lá, que seria a escolha óbvia, até porque o perfil do "dono" já diz que ele é muito chato.

Apenas um pequeno esclarecimento. Rolamentos tem uma carga normal de graxa que podem receber. Lubrificar em excesso causa superaquecimento. Não é o caso para rolamentos de esferas, radiais e de baixa rotação, como os de um movimento central. Um preenchimento de 90% (o que pode ser constatado no vídeo) é o recomendado.

P.
--
Image
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

A questão é que nem toda vez que você lava a bicicleta você precisalimpar e engraxar todos rolamentos.

Agora, de um jeito ou de outro, eu não jogaria um jato com tanta pressão direto assim nas peças. Será que isso não pode danificar uma rosca, alguma parte de precisão (esferas, bacias dos rolamentos)?

Eu ainda prefiro a limpeza "a seco". No caso de equipes durante as voltas ou da bicicleta estar toda suja de barro, é outra história.

Graxa em excesso deixa o rolamento girar menos, mas dura mais tempo e protege mais da água de chuva. Antigamente o pessoal de pista colocava só óleo nos rolamentos, para girar mais.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Papillon »

exato!

as próprias bike shops oferecem 3 tipos de serviço:

A - Lavagem simples, onde a bike é limpa "meio a seco" só com água/detergente, a corrente é lavada no local, os cambios são pincelados com desengraxante e lubrificados.

B - Revisão simples, tudo do ítem A mais a regulagem dos cambios.

C - Revisão completa, itens A+B+ desmontagem total da bike e lubrificação dos rolamentos do movimento central e caixa de direção (normalmente não inclui rodas).
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by marcoaleite »

Tudo depende do componente. Este movimento de rosca é excelente, seja no funcionamento ou seja na vedação. Agora será que um BB30 ou BB90 suportam grandes quantidades de água desferidas diretamente como no teste? Eu acho que não, domingo que peguei chuva e fui verificar o centro e havia entrado um pouco de água pela vedação. De praxe prefiro desmontar, secar a região e reaplicar graxa para evitar surpresas. Agora sobre rodas, os cubos DT Swiss tem anéis de vedação e até hoje sempre estão secos os rolamentos. As Zipps idem.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Magnus »

Relação tudo bem lavar, mas o resto eu passo um lenço umedecido quando volto do pedal. É rápido e não acumula nada de sujeira, rapidinho tira tudo. O detergente que vem nesses lenços me impressionou tanto que parei de usar na minha filha, é muito forte... :lance7
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Wanderson Mata »

Eu dou uma mangueirada, quando chego em casa, uso cif na corrente e k7, passo uma escova de roupa, enxáguo e fica ó :conta1
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Marcelo Marino »

Cuidado com o Cif e outros produtos do tipo se espirrar na pintura. Algumas até aguentam, mas outras podem descascar a pintura do quadro ao longo do tempo.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Wanderson Mata
Membro
Posts: 1591
Joined: Mon 06 Jul 2020 02:27

Re: Limpeza da relação e limpeza geral

Post by Wanderson Mata »

Marcelo Marino wrote:Cuidado com o Cif e outros produtos do tipo se espirrar na pintura. Algumas até aguentam, mas outras podem descascar a pintura do quadro ao longo do tempo.
borrifo, esfrego a relação e enxáguo, na SPZ fiz assim por mais de um ano sem problemas.
Post Reply