romanetto wrote:Tenho a impressão que uma garrafa cheia influencia muito menos que um par de rodas ruins ou um pneu kichute, por exemplo. É aquele lance que falávamos sobre peso morto na bike e inércia. Nas rodas e pneus, a diferença é bem melhor. Acho que sem o kichute eu diminuirei uns 30 segundos ou mais. E tem o agravante: eu fui no pedal desde casa, passei no meio da semana pela marginal Tietê no meio dos ônibus e cheguei lá com temperatura elevada. Acho que tudo isso influencia também. Creio que posso melhorar se as condições forem mais propícias.
Vamos marcar um treino lá pra ver. Quem sabe no próximo sábado (não este, de Hopi Hari, o outro)?
Roma, os pneus e rodas (peso rotacional) influencia bastante quando sua cadência abaixa também.
Regra geral 50g drag = 0.005 CdA = 0.0005 Crr = 5W
Vou explicar isso:
-grams of Drag (Arrasto aerodinâmico em gramas): Se você ver um gráfico ou planilha de testes de túnel de vento. 50g é aproximadamente 5W de economia. Muito utilizado para rodas
-CdA (Coefficient of Drag x Drag Area): É o arrasto aerodinâmico relativo à area frontal do ciclista. É uma medida muito utilizada para capacetes e posições em túnel de tempo. Veja a imagem abaixo. 0.005 CdA é aproximadamente 5W de economia também.
- Crr (Coefficient of rolling resistance): É o coeficiente de resistência a rolagem de pneus. Diversas coisas impactam Crr como calibragem (PSI), qualidade do asfalto, TPI da trama do pneu, largura do aro que o pneu está instalado, câmara de ar (destaque para as câmaras de látex) etc. 0.0005 são 5W de economia mais ou menos.