Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Novidades, fotos, vídeos sobre ciclismo
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Magnus »

Marcelo Marino wrote:
marcoaleite wrote:Merckx acha menos pior o doping por drogas do que o mecânico e pede ban eterno para quem for pego.

http://www.cyclingnews.com/news/merckx- ... -offences/" target="_blank
Do ponto de vista da disputa, é. O doping por drogas continua dependendo da qualidade/treinamento do ciclista.
Do ponto de vista da saúde o motorzinho não faz mal nenhum para quem usa...só para os outros. :D
Acho que o lance é meio por aí mesmo. O doping por drogas, tem um ônus pesado. Quem não leu sobre o desespero dos caras acordando de madrugada e subindo no rolo pra não morrer? Isso sem falar nos que morreram... o cara se dispõe a pagar um preço alto pra ter aquele benefício e mesmo com ajuda, continua sendo o corpo dele trabalhando e sofrendo.

Já o motorzinho, pqp, coisa de fanfarrão mesmo...

De forma alguma estou tentando justificar o doping, só acho que são trapaças bem diferentes e duvido que o pelotão ature esse tipo de coisa.
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Leo Miau
Membro
Posts: 1049
Joined: Fri 15 Aug 2014 12:45
Nome Verdadeiro:: Leonardo
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Leo Miau »

Magnus wrote:
Leo Miau wrote:A questão toda envolvendo o motor é se ele é o ou não eficiente, alguns dados são importantes:

Quanto pesa o motor + bateria?
Quantos Watts ele pode produzir?
Por quanto tempo pode produzir essa potência?

Tudo isso influência se ele é ou não viável, porque o ciclista vai ter que carrega-lo durante a prova toda,
Leo, hoje em dia é normal a bicicleta ser beeem mais leves que o limite da UCI. É fácil fazer uma 500 gramas mais leve pra suportar o peso do mecanismo e ainda assim ficar com o mesmo peso das outras. Os Watts a mais nem precisam ser tanto assim, qualquer coisa ajuda e a duração da bateria nem precisa ser tanta, se durar uns 30 minutos, dependendo da prova, dá pro cara usar em pontos críticos e conseguir uma bela vantagem.

Que o sistema existe e ajudaria, isso pra mim é fato, mas duvido muito que um cara de ponta como o Cancelara use. Mesmo pra fazer merda tem que ter uma certa "ética". Quando se está num grupo, algumas coisas são aceitas, mesmo que sejam contra a regra, mas tem limite.
Então vamos especular:

Se um motor de 1.8kg gera 200W por 60min. Um motor de 1kg pode gerar 100w por 30min? Se for isso, da pra usar e fazer muita diferença na prova...
100% de nada não é nada: É muito pouco.
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Papillon »

Apareceu o bode na sala, quer dizer o dono do motor:

http://pelote.com.br/apareceu-o-dono-do-motor/" target="_blank
ProfClayton
Membro
Posts: 946
Joined: Sun 28 Apr 2013 20:27

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by ProfClayton »

Papillon wrote:Apareceu o bode na sala, quer dizer o dono do motor:

http://pelote.com.br/apareceu-o-dono-do-motor/" target="_blank
Agora a pergunta que não quer calar!

Se ela não sabia do motor, como sabia onde era o botão pra ligar? Lkkkkk
Image
ftmonjardim
Membro
Posts: 5888
Joined: Wed 22 May 2013 23:42
Location: Interior - SP

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by ftmonjardim »

ProfClayton wrote:
Papillon wrote:Apareceu o bode na sala, quer dizer o dono do motor:

http://pelote.com.br/apareceu-o-dono-do-motor/" target="_blank
Agora a pergunta que não quer calar!

Se ela não sabia do motor, como sabia onde era o botão pra ligar? Lkkkkk
Da mesma série acompanhei a reforma do triplex que não era meu, sacou? :conta1
A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena (Seu Madruga)
russow
Membro
Posts: 556
Joined: Wed 01 Oct 2014 18:29
Nome Verdadeiro:: Thiago Classen
Location: Curitiba, PR

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by russow »

Papillon wrote:Apareceu o bode na sala, quer dizer o dono do motor:

http://pelote.com.br/apareceu-o-dono-do-motor/" target="_blank
esquece o motor...eu quero saber como funciona essa corrida de pombos!! :lemond1
Image
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Papillon »

russow wrote:
Papillon wrote:Apareceu o bode na sala, quer dizer o dono do motor:

http://pelote.com.br/apareceu-o-dono-do-motor/" target="_blank
esquece o motor...eu quero saber como funciona essa corrida de pombos!! :lemond1
Em acordo com belgas e chineses há várias modalidades de corrida de pombos desde curta distancias até verdadeiras maratonas para os pombos.
Em acordo com os italianos há só uma modalidade, você vê o pombo, mira bem e corre até onde ele caiu.

Image
newhouse
Membro
Posts: 48
Joined: Tue 15 Jul 2014 13:30
Nome Verdadeiro:: Anderson

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by newhouse »

Esse caso tá pior que novela mexicana, kkk.
jwalker
Membro
Posts: 217
Joined: Tue 06 Aug 2013 22:00

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by jwalker »

Quanto mimimi, vamos ao que interessa: olhei na CRC agora é ainda não tem para vender esse que foi descoberto. Como esse ano já tem subida de Campos e L'Etape, preciso começar a treinar com esse troço, para não dar fiasco como o Cancellara. Alguém indica um site onde já possa ter? Hahahaha!!!!
:lance5
Vou de bicicleta
Vida de atleta
Sempre pedalando eu tenho a vida mais completa

(Real Coletivo Dub)
Magnus
Membro
Posts: 4106
Joined: Sat 03 Aug 2013 13:48
Nome Verdadeiro:: Magnus
Location: Volta Redonda, RJ

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Magnus »

jwalker wrote:Quanto mimimi, vamos ao que interessa: olhei na CRC agora é ainda não tem para vender esse que foi descoberto. Como esse ano já tem subida de Campos e L'Etape, preciso começar a treinar com esse troço, para não dar fiasco como o Cancellara. Alguém indica um site onde já possa ter? Hahahaha!!!!
:lance5
Se até o Merckx admitiu ter uma com motor pra escaladas agora que tá "véio", por que não podemos? Só é sacanagem colocar o treino no Strava :lemond1
"Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso!"
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Marcelo Marino »

Beato esse Froome, hein.

http://www.gazzetta.it/Ciclismo/02-02-2 ... 2844.shtml" target="_blank
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Pepebike
Membro
Posts: 492
Joined: Fri 25 Sep 2015 22:10
Location: Goiânia/GO

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Pepebike »

Muito estranho todo esse alarde sobre essa roda "com fios escondidos". Todo motor elétrico precisa de um induzido (a parte que gira) e um indutor (a parte fixa, ou carcaça). Assim, onde está o indutor? Que tipo de energia o indutor usa para gerar o campo magnético necessário ao movimento? E o induzido, como ele é alimentado ?
Isso parece aqueles produtos ACME do Wile E. Coyote...
Image
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Adriano »

Pepebike wrote:Muito estranho todo esse alarde sobre essa roda "com fios escondidos". Todo motor elétrico precisa de um induzido (a parte que gira) e um indutor (a parte fixa, ou carcaça). Assim, onde está o indutor? Que tipo de energia o indutor usa para gerar o campo magnético necessário ao movimento? E o induzido, como ele é alimentado ?
Isso parece aqueles produtos ACME do Wile E. Coyote...
[ Imagem ]
Também achei estranho isso aí. Além da impossibilidade dessa coisa gerar watts grátis (a não ser que usem alguma tecnologia extraterrestre), o preço é algo surreal. 200 mil euros? Compro uma Ferrari com essa grana.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Marcelo Marino »

O que eu sei é que quando surgiram rumores do motor na pedivela, diziam não ser possível, pelo barulho, pela bateria, pelo diâmetro, hoje é realidade.

Então não duvido dessa roda. Tecnologia surreal = preço surreal.

O problema é se fura o pneu e tem que trocar a roda. :D

http://www.tuttobiciweb.it/?page=news&cod=86834&tp=n" target="_blank
Engrenagem de plástico, sem barulho nenhum.

Per quello che ho visto, qualcuno l'ha usata, poi forse si sono impauriti perchè sono iniziati i controlli...
De quem será que está falando? :D
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Adriano »

Marcelo Marino wrote:O que eu sei é que quando surgiram rumores do motor na pedivela, diziam não ser possível, pelo barulho, pela bateria, pelo diâmetro, hoje é realidade.

Então não duvido dessa roda. Tecnologia surreal = preço surreal.

O problema é se fura o pneu e tem que trocar a roda. :D

http://www.tuttobiciweb.it/?page=news&cod=86834&tp=n" target="_blank
Engrenagem de plástico, sem barulho nenhum.

Per quello che ho visto, qualcuno l'ha usata, poi forse si sono impauriti perchè sono iniziati i controlli...
De quem será que está falando? :D
Mas peraí, um motor embutido no seat tube é algo perfeitamente viável. Se será leve ou pesado, se a bateria vai durar uma hora ou um minuto, se a energia produzida vale a pena o peso extra, é outra discussão, mas tecnicamente é viável sim.
Já essa roda aí contraria a lógica, se alguém puder explicar como ela vai gerar watts reais mudo de opinião, mas acho isso aí puro bullshit.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Marcelo Marino »

Na época se dizia que não tinha como esconder a bateria. Isso era antes das baterias de câmbios eletrônicos. Dizia que o motor não teria torque suficiente com diâmetro tão pequeno.
Tecnicamente parecia ser inviável também.

Se a roda existir, pode não ser feita com tecnologia que já é bem disseminada, por isso digo que eu não duvido logo de cara.

Mas ainda assim, pensando nos motores elétricos que conhecemos, eu imagino algo como vários pequenos motores ao redor do aro, interno logicamente. Se conseguir segurar esses motores em uma posição fixa, parece possível.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Adriano »

Colocar motores dentro do aro é possível e fácil. Mas como eles farão a roda girar?

O cara fala que já foram feitas 1200 rodas dessas. Alguém acha crível que 1200 pessoas desembolsaram 200.000 € por uma roda, que vai gerar no máximo 60 watts extra?

Esse jornalista se confundiu, essa matéria deveria ter saído na revista UFO ou na Folha Universal. Nesses meios, quanto mais absurda a história, mais verídica ela é para os leitores.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Marcelo Marino »

Imaginei algo parecido com isso:
Image


O único problema é manter o(s) motor(es) sem girar com a roda junto, mas com alguma engenhosidade deve ser possível.
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
Adriano
Membro
Posts: 400
Joined: Wed 07 May 2014 15:16
Nome Verdadeiro:: Adriano
Location: Nova Lima - MG

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Adriano »

Mas isso aí é bem diferente da tal roda eletromagnética. A suposta roda dopada é uma roda normal, com a unidade motriz embutida dentro do aro. Essa bike aí é conceitualmente viável (se vai prestar ou não é outra coisa - eu duvido que preste), mas um motor embutido dentro de um aro que está em movimento, sei não, tá meio Arquivo X essa história.
"Treinamento é como lutar com um gorila. Você não pára quando você está cansado. Você pára quando o gorila está cansado." (Greg Henderson)
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by tbortolotto »

Ihhh.... dá uma olhada nesse vídeo!

Aos 0:09 aparece um atleta de branco e bike preta. Depois de tangenciar a curva sem pedalar, a roda traseira arranca sozinha o.O

phpBB [media]
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by marcoaleite »

Verdade, nos -0:09 segundos dá para notar a roda girar antes de pedalar. E curiosamente os caras assistindo na curva apontam para ela, óbvio que não tem nada a ver, mas é um meio de notar ela no vídeo.

O lance da roda eletromagnética funciona igual as primeiras bikes elétricas que surgiram. Vocês nunca viram aquele cubo que se auto carrega com o giro da roda? Não tem bateria e nem motor, tem no cubo uma bobina onde com o girar da roda converte a energia mecânica (rotação) em energia elétrica e armazena em uma pequena bateria no cubo. Ao apertar um botão, esta energia armazenada é transferida em forma de torque para o cubo e assim auxilia o pedalar. Nestes cubos você tinha que pedalar também em algum momento para recarregá-lo, aí com surgimento das bikes elétricas com baterias e você não precisava pedalar em momento algum eles não se tornaram populares. Este cubo eu conheço desde 2011.
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Papillon
Membro
Posts: 6600
Joined: Sat 20 Apr 2013 00:46
Nome Verdadeiro:: Luiz

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Papillon »

pelo que entendi da roda, após o ciclista iniciar o movimento (você é o motor de partida) ela embala e pelo eletromagnetismo fornece 60w.

Para funcionar precisaria armazenar essa energia... pela quantidade de elementos presentes na descrição ela seria MUITO pesada.

no vídeo do Tiago se não fosse uma descida seria muito estranho...rs
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by tbortolotto »

marcoaleite wrote:E curiosamente os caras assistindo na curva apontam para ela, óbvio que não tem nada a ver, mas é um meio de notar ela no vídeo.
Isso! Não tinha reparado nesse detalhe. Caras... o barro chegou a respingar com a "patinada" da roda. Isso tem cara de uma treta imensa!!!
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by rad »

Não sei fazer transplante de coração, criar buracos negros através de acerador de partículas ou como os egípcios construíram as piramides com a tecnologia da época, mas não digo que essas coisas são impossíveis só porque não sei.
Uma roda que custa o preço de um Porsche ou uma Ferrari Califórnia, não duvido que seja produzida em "sala limpa".
O que me faz duvidar da noticia são as 1200 rodas vendidas. Teria que ter muita gente que compita, seja trapaceira, com muito dinheiro e disposição para pagar isso em uma roda. Sendo que EPO+Motor no quadro são muito mais baratos. Pra quem não compete não se justificaria tal subterfúgio.

No meu limitado conhecimento só consigo visualizar o motor se o indutor ou o induzido ficar interno ao cubo (disfarçado de powertap :mrgreen: ), fixado ao eixo, de modo que o mecanismo interno não gire, a alimentação seja com bateria interna ao cubo ou ao aro, sem a necessidade de fios ou acionamento remoto ela funcionaria somente com a roda em movimento, ou seja, a força centrípeta acionaria o sistema (como aqueles io-io ching ling com luz interna). Mas o problema seria o raio da roda, na distancia entre o cubo e o aro, a indutância seria baixa. Em uma roda fechada seria mais fácil. Pra cobrar 2k euros eles devem ter encontrado a solução.

Image
Last edited by rad on Wed 03 Feb 2016 10:02, edited 1 time in total.
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by rad »

marcoaleite wrote:Verdade, nos -0:09 segundos dá para notar a roda girar antes de pedalar. E curiosamente os caras assistindo na curva apontam para ela, óbvio que não tem nada a ver, mas é um meio de notar ela no vídeo.

O lance da roda eletromagnética funciona igual as primeiras bikes elétricas que surgiram. Vocês nunca viram aquele cubo que se auto carrega com o giro da roda? Não tem bateria e nem motor, tem no cubo uma bobina onde com o girar da roda converte a energia mecânica (rotação) em energia elétrica e armazena em uma pequena bateria no cubo. Ao apertar um botão, esta energia armazenada é transferida em forma de torque para o cubo e assim auxilia o pedalar. Nestes cubos você tinha que pedalar também em algum momento para recarregá-lo, aí com surgimento das bikes elétricas com baterias e você não precisava pedalar em momento algum eles não se tornaram populares. Este cubo eu conheço desde 2011.
Essa é mais baratinha
http://inhabitat.com/mit-designed-copen ... c-vehicle/" target="_blank
https://shop.superpedestrian.com/" target="_blank
marcoaleite
Membro
Posts: 3361
Joined: Wed 08 May 2013 16:16
Location: São Paulo - SP

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by marcoaleite »

rad wrote:
Essa é mais baratinha
http://inhabitat.com/mit-designed-copen ... c-vehicle/" target="_blank
https://shop.superpedestrian.com/" target="_blank
Essa é muito modernete! hahaha
"But you can’t fake it on a hill. Either you can climb or you’re dropped. That’s it. Bottom line."
Keeepz
Membro
Posts: 486
Joined: Mon 19 Jan 2015 23:05
Nome Verdadeiro:: Matheus Oliveira
Location: Fortaleza

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Keeepz »

Não sei qual a matéria vocês leram, mas na "oliginau", não foi citado que foram vendidas milhares de rodas, e sim, daquele motor no seat tube.
rad
Membro
Posts: 745
Joined: Fri 14 Jun 2013 10:53
Location: Belo Horizonte

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by rad »

Essa roda não foi utilizada nesse caso de doping mecânico.


Gazzetta dello Sport diz que o doping mecânico “moderno” acontece com rodas eletromagnéticas e que motor no quadro é coisa de ciclista pobre. :lance5

http://www.cyclingnews.com/news/electro ... llo-sport/" target="_blank

http://www.praquempedala.com.br/blog/ga ... agneticas/" target="_blank
Marcelo Marino
Membro
Posts: 5261
Joined: Mon 22 Apr 2013 11:44
Location: São Paulo - SP

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by Marcelo Marino »

Esse aqui eu não tinha visto ainda:

phpBB [media]

:wigo2
Nunca medir a altura da montanha até chegar ao topo. Em seguida verá o quão baixa ela era.
Dag Hammarskjöld
tbortolotto
Membro
Posts: 2503
Joined: Sat 12 Oct 2013 18:16

Re: Confirmado primeiro caso de doping mecânico no ciclismo

Post by tbortolotto »

Marcelo Marino wrote:Esse aqui eu não tinha visto ainda
:wigo2
E q q nesse vídeo tem demais? Só pq o Cancellara deu um coro no Wiggo? Tá cheio de "ultrapassagem" dessas por aí. A última vez que vi alguma coisa parecida foi o Dumoulin em cima do Nieve no ITT da Vuelta 2015. Parecia uma moto passando pelo cara haha

edit:
Lembrei de um fato interessante. Lembra doq aconteceu em Mendrisio 2009 com o Wiggo?

phpBB [media]


Ficou passeando depois de perder a cabeça. Tomou 4:50 do Cancellara. Ficou até atrás do FROOME :voec2
Post Reply