Copa do Mundo de CX tem calendário 2025 revelado

Luiz Papillon

EUA fica de fora e Copa do Mundo de cyclo-cross terá 12 etapas, todas na Europa. Onze etapas estão confirmadas, enquanto uma aguarda garantias financeiras.

Mathieu van der Poel vence prova de Cyclo-cross | Foto Cor Vos

 

Organizada pela Flanders Classics (mesma organizadora da Ronde), o calendário da Copa do Mundo de Cyclo-Cross foi revelado com as disputas começando na última semana de novembro em Antuérpia na Bélgica.

A novidade fica por conta da prova de Oristano na Sardenha e que ainda depende de garantias financeiras para ser confirmada. Seis rodadas da copa do mundo de cx terão disputas das categorias de base, masculina sub-23, masculina júnior e feminina júnior, além claro das disputas da elite masculina e feminina.

Etapas protegidas: Obrigação de competir

A UCI que ano passado reagiu ferozmente a opção de Thibaut Nys em disputar uma prova local na Bélgica ao invés de viajar para uma prova em Dublin, criou as etapas protegidas. As regras tem por objetivo impedir que os principais ciclistas disputem provas como a Superprestige, X2O Trophy, Exact Cross ou Hexia Cross na Bélgica ou mesmo a USPCX nos EUA. Assim os ciclistas que estiverem entre os 20 primeiros do ranking mundial, não poderão participar de outras provas no mesmo dia em que acontecem as provas protegidas do calendário da Copa do Mundo.

Para as equipes, a nova regra determina que a equipes  ProTeams são obrigadas a enviar um número mínimo de atletas para cada etapa da copa do mundo, já as equipes menores terão que enviar ao menos um atleta para ao menos cinco etapas da Copa do Mundo de CX.

Para a temporada 2025 as etapas protegidas serão:

  • Dublin – Irlanda
  • Oristano – Itália
  • Hulst – Países Baixos
  • Besançon – França

O calendário completo da temporada 2025 ainda não foi publicado no site da UCI, sinal que a força da entidade que rege o ciclismo, busca convencer os organizadores das provas mais tradicionais a abrirem mão das datas e não realizarem seus eventos elite. Comparando com o calendário 2024, as provas alvejadas pela metralhadora regulatória da UCI:

  • Superprestige Boom (CDM Dublin)
  • Exact Cross Essen / Coupe de France – Flamenville (CDM Oristano)
  • Exact Cross Mol (CDM Hulst)
  • Superprestige Diegem / Exact Cross Loenhout (CDM Besançon)

Obviamente os eventos da Superprestige devem ser alinhados com a Copa do Mundo, pois ambos são organizados pela Flanders Classics. A X2O Trofee e a Exact Cross são organizada pela Golazo, concorrente da Flanders Classics.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Trek diminui investimento no cyclo-cross: Equipe perde patrocínio e Copa do Mundo não acontecerá nos EUA

A etapa da Copa do Mundo de Cyclo-cross em Waterloo, na sede da Trek não acontecerá na temporada 2025. Além disso a montadora estadunidense, uma das maiores do mundo também sinalizou a Sven Nys que não seguirá como patrocinadora master da equipe. Na última temporada, nenhuma equipe pontuou tanto quanto […]
Lucinda Brand vence Copa do Mundo de CX

leia também

Receba as novidades em seu e-mail